Ajuda para encontrar certidão de nascimento/batismo.

Estou procurando documentos da minha bisavó Portuguesa, para iniciar o processo de atribuição da nacionalidade, se alguém puder ajudar de alguma forma irei ficar imensamente agradecido, eu já procurei de várias formas, encontrei algumas coisas, mas nada que me forneceu datas exatas ou local de nascimento para que eu pudesse solicitar diretamento no local, vou deixar aqui as informações que tenho até o momento caso alguém possa me ajudar:

Bisavó - Maria da Encarnação, passou a utilizar o nome de Maria da Conceição no Brasil, ano de nascimento aproximado de 1897 a 1904, local de nascimento possível na antiga região de Beira Alta, hoje distrito de Guarda, sabemos que mencionava um lugar com nome de Mêda também. Seus Pais são Jeronymo Luiz e Candida Purificação, possíveis anos de nascimento em 1870 e 1879 respectivamente. Eles imigraram para o Brasil entre 1915 e 1916, minha bisavó se casou com João Jorge Siqueira e tiveram alguns filhos, dentre eles minha Avó, a Angelica Apparecida Siqueira, residindo maior parte da vida em Piracaia - SP. Tenho também a estimativa de que ela faleceu no ano de 1976 em Piracaia. Também tentei entrar em contato com o cartório de Piracaia mas não tive sucesso. Ainda estou pesquisando, então se eu descobrir mais informações atualizo aqui, agradeço desde já a todos!!

Comentários

• editado November 2022

@DenysonH

Nesses batismos fala que Maria da Encarnação casou na igreja de Piracaia. Conseguiu achar esse casamento religioso? Pode constar algo de onde ela veio.

E o casamento civil, já achou? Se sim, peça ao cartório a habilitação do casamento para ver que documento Maria da Encarnação usou para casar; pode constar algo sobre de onde ela veio, além de sua idade na época.

Existe o concelho de Mêda, no distrito da Guarda. Todo concelho é divido em várias freguesias (no caso, tem uma chamada Mêda também). Se não conseguir nada por outros caminhos, pode entrar nos livros de batismo de cada uma delas para tentar achar o nascimento do irmão Alipio, pois na ficha de imigração tem uma data de nascimento. Se achar, já tem ideia de onde procurar a irmã; e o batismo também vai dizer de onde os pais são e provavelmente onde casaram ("recebidos em"). Isso vai te dando uma linha de tempo e locais da família, fechando o cerco de onde Maria pode ter sido batizada.

https://tombo.pt/m/mda

https://geneall.net/pt/mapa/145/meda/

Sugiro também ir organizando tudo isso no Family Search (é grátis). Ao fazer isso, pode ser que apareça algo mais. É importante "rechear" a árvore com o maior número possível de dados. Nomes e todas datas de nascimento (ano já ajuda), casamento e óbito que souber do bisavô, avô, seus tios, cônjuges, irmãos dessas pessoas etc. Quanto mais, melhor. O sistema do FS usa esses dados para tentar achar documentos de algum deles já indexados e também outras árvores que algum parente distante já possa ter feito (tem gente que acaba achando dados do português através de um tio-avô, um primo distante etc). O sistema vai aprendendo a tentar achar essas conexões conforme mais dados são inseridos.

Depois, se quiser, deixe o link para a árvore "recheada" aqui que ajuda o pessoal a procurar algo. Pode haver detalhes nos documentos lá que você não percebeu e alguém note e isso leva a pistas para aprofundar a pesquisa.

• @CarlosASP Ainda não encontrei registro do casamento civil, mas continuo procurando, vou fazer isso que vc sugeriu de criar a árvore genealógica no Family Search, até já tenho cadastro lá, quando tiver organizado compartilho aqui sim, agradeço demais pela ajuda, muito obrigado!!

• @guimoss Muito obrigado pela ajuda, vou fazer uma busca nesses registros que me enviou.

• @DenysonH

Olhe o guia da marcação acima da janela de msgs.

A sua resposta não apareceu para mim e n deve ter aparecido para o @CarlosASP .

Abraços

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.