Como estão os cumprimentos dos prazos previstos?

Olá, como estão?

Dei entrada no meu processo no ano passado, e recebi a minha chave para acompanhamento do processo no dia 07 de julho de 2023. Já estamos em praticamente dezembro de 2022 e até o momento encontra-se ainda na primeira etapa (bolinha) "Foi recebido".

No mesmo site onde se faz a consulta, se lê "Cerca de 9 a 11 meses de preparação decorrem entre a entrega do pedido e o início da análise".

Meus documentos estão na Conservatória dos Registos Centrais em Lisboa.

Já era pra ter pelo menos passado para a próxima etapa ou este tempo ainda é considerado normal? Aos colegas que estão com o processo em andamento, como está o cumprimento dos prazos previstos por esta conservatória?

Obrigado!

Comentários

  • @agfilho

    os prazos estão maiores, sim. Vale lembrar que a mensagem trazida pelo site é uma estimativa e que a Conservatória de Registros Gerais de Lisboa recebe com exclusividade processos de netos de portugueses nascidos no estrangeiro além de cuidar de outras atribuições.

    Você só experimentará alguma mobilidade daqui um tempo. Tenha paciência.

  • editado November 2022

    @agfilho

    Processo de neto? Chegou lá em julho de 2021? (vc colocou 2023 rs).

    Se for, não esquente antes de meados de 2023 com alguma movimentação.

    Os processos que chegaram em dezembro de 2020 estão começando a sair da bolinha 1 agora, quase 2 anos depois.

    E, no total, entre a chegada e a emissão de assento de nascimento português. está levando quase 3 anos.

    Não há previsão de melhora, pelo contrário, cada vez tem mais processo de nacionalidade entrando. Esse ano mais de 200 mil processos já foram numerados (a numeração zera no começo de cada ano). Em 2021 foram uns 140 mil.

  • @CarlosASP

    Sim, de neto, e sim, chegou lá em Julho de 2021, hehe, eu escrevi errado.

    Se os processos que chegaram no final de 2020 estão saindo da primeira etapa agora, então é como você disse, pela lógica deve haver alguma movimentação na metade do próximo ano ou algo assim. Obrigado pelos esclarecimentos. Agora fuçando melhor neste fórum é que vi que o pessoal costuma registrar as movimentações.

    Obrigado!!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.