Dúvida sobre certidão adquirida através do Civil Online
Olá, estou com uma dúvida em relação a certidão de nascimento do meu avô que pretendo adquirir através do Civil Online. Vi que que, de acordo, com a lista básica da documentação para a atribuição de filho maior de idade, consta que a cópia simples da certidão emitida pelo Civil Online é suficiente e dispensa certificação. Minha dúvida está no fato de que no Civil Online diz que as certidões são válidas apenas por 6 meses. No caso, a cópia que vou ter ainda servirá após esse prazo?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@Mika
Na verdade, não é nem a cópia da certidao emitida pelo civilonline que eles vão examinar. Ela serve para ver o número do assento de nascimento - e depois eles vão olhar isso direto no sistema informatizado.
O que o civilonline está te dizendo é que a chave de acesso que te deram para acessar a certidão expira em 6 meses. Antes disso, imprima quantas cópias quiser.
O que eu fiz para as da minha família foi salvar o arquivo word dos assentos. Assim, posso imprimir cópias quantas vezes quiser, antes ou depois destes 6 meses.
Não sei se já viu como é um assento informatizado. É apenas uma folha de papel comum com as informações impressas - justamente por eles poderem verificar tudo através do número do assento.
Aqui um exemplo que puxei da internet:
https://www.melhoresdestinos.com.br/wp-content/uploads/2021/04/certidao-nascimento-portuguesa-820x707.jpg
No caso dessa imagem, a pessoa tem nacionalidade portuguesa, mas nasceu no Brasil, A sua será assim. A do seu avô é igual, só vai constar Portugal como local de nascimento, com freguesia, concelho etc.
@CarlosAS
Muito obrigado pelo esclarecimento !