ETIAS - Para nacionais portugueses apenas com registro (certidão de nascimento)

alioshaliosh Member
editado November 2022 em Mudanças na Lei

Olá, fantástica comunidade!

Se acaso eu tiver abrindo uma duplicata, já peço desculpas em antecipação, pois não achei o tema por aqui.

Ano que vem, em Novembro, espera-se que o ETIAS entre em vigor. Eu já deveria ter ido embora faz tempo, pois já tirei a minha nacionalidade, a do meu filho, transcrevi o meu casamento e meu emprego, desde janeiro, remoto, é de uma empresa em Coimbra.

Mas devido a muitos fatores ainda não consegui me mudar. Pretendo comprar as passagens em Janeiro e fiquei em dúvida se esse troço entrar em vigor muito antes do esperado, por mais que eu tenha os registros de nascimento, não tirei nenhum outro documento português ainda, pois é bem mais fácil tirar lá (fica pronto em 24hrs) e é mais barato.

Saberiam especular como seria para alguém que é nacional português, sem documentos portugueses, ir com passagem apenas de ida, q será o meu caso no ano que vem (por volta de maio), levando os registros de nascimento / casamento e, se for necessário, algum documento da empresa?

Obrigado em antecipação!

Comentários

  • @aliosh sim pode entrar como português exibindo passaporte estrangeiro + certidão de nascimento portuguesa e depois fazer o cartão de cidadão já em Portugal

  • Obrigado pela resposta, @nunogomes .

    Então essa coisa de ETIAS, para quem já tem registo de português, não é necessário mesmo, certo?

  • @aliosh entre em vigor antes ou depois, eles arranjarão solução para os nacionais. Não se estresse com isso. Vc com a certidão de nascimento e o passaporte brasileiro consegue provar que é português.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.