ETIAS - Para nacionais portugueses apenas com registro (certidão de nascimento)
Olá, fantástica comunidade!
Se acaso eu tiver abrindo uma duplicata, já peço desculpas em antecipação, pois não achei o tema por aqui.
Ano que vem, em Novembro, espera-se que o ETIAS entre em vigor. Eu já deveria ter ido embora faz tempo, pois já tirei a minha nacionalidade, a do meu filho, transcrevi o meu casamento e meu emprego, desde janeiro, remoto, é de uma empresa em Coimbra.
Mas devido a muitos fatores ainda não consegui me mudar. Pretendo comprar as passagens em Janeiro e fiquei em dúvida se esse troço entrar em vigor muito antes do esperado, por mais que eu tenha os registros de nascimento, não tirei nenhum outro documento português ainda, pois é bem mais fácil tirar lá (fica pronto em 24hrs) e é mais barato.
Saberiam especular como seria para alguém que é nacional português, sem documentos portugueses, ir com passagem apenas de ida, q será o meu caso no ano que vem (por volta de maio), levando os registros de nascimento / casamento e, se for necessário, algum documento da empresa?
Obrigado em antecipação!
Comentários
@aliosh sim pode entrar como português exibindo passaporte estrangeiro + certidão de nascimento portuguesa e depois fazer o cartão de cidadão já em Portugal
Obrigado pela resposta, @nunogomes .
Então essa coisa de ETIAS, para quem já tem registo de português, não é necessário mesmo, certo?
@aliosh entre em vigor antes ou depois, eles arranjarão solução para os nacionais. Não se estresse com isso. Vc com a certidão de nascimento e o passaporte brasileiro consegue provar que é português.