Atualizações sobre processo

A poucos minutos atrás liguei para conservatória de registros centrais de Lisboa para obter informações a cerca de meu processo de nacionalidade, o atendente me informou que o processo encontra-se na fase de digitalização dos documentos, o processo fará o aniversario de um ano na conservatória no dia 25/11/2022, lamentável a situação.

Comentários

  • editado November 2022

    É 1C? No CRC Lisboa parece que leva de 18 a 20 meses...

  • @Yuri_ processo de neto

  • Neto parece que está levando de 30 a 36 meses... A partir da senha.

  • editado November 2022

    @VitorAlmeida

    Processo de neto é assim mesmo. Se olhar nas planilhas do fórum, os processos do final de 2020 que estão começando a andar agora. Se o seu é de novembro de 2021, não adianta esquentar antes do final de 2023. A não ser que seja de uma pessoa bem idosa (com uns 70 e tantos anos ou mais).

    Sobre ser lamentável, entendo a frustração. Mas olhe o outro lado da moeda. Já viu o número de processos entrando?

    Esse ano a numeração de processos de nacionalidade (que zera no começo de cada ano) já chegou em 200 mil (em 2021 acho que foi uns 140 mil). Portugal tem apenas 10 milhões de habitantes - e a infraestrutura para tudo é compatível com esse tamanho da população. Seria o equivalente ao Brasil receber mais de quatro MILHÕES de pedidos de nacionalidade por ano (e não recebemos nem uma fração desse número).

    https://planilha.cidadaniaportuguesa.com/filhos

    Cada processo de neto aprovado gera uma série de processos de filhos, de filhos e cônjuges desses filhos etc. Uma progressão quase exponencial no número. Sinceramente, não sei se Portugal vai manter indefinidamente essa regra que, no limite, vai acabar permitindo alguém 10 ou mais gerações depois continuar a ter nacionalidade portuguesa por ter tido um único antepassado português num passado muito longínquo. Na minha família já tem bebês que estão a 6 gerações de distância do português engatilhados para conseguirem a nacionalidade, nessa cascata de passar para neto, depois para filho e assim por diante.

    Portugal é extremamente generoso na concessão de nacionalidade; acho importante que reconheçamos esse privilégio. Melhor levar 3 anos que nunca ter o direito.

    Aqui no Brasil, um estrangeiro neto de brasileiro não tem direito nenhum. E, para um cônjuge estrangeiro conseguir se naturalizar brasileiro tem que viver legalmente um período de um ano no Brasil - não tem essa facilidade como em Portugal onde se consegue a cidadania sem nunca ter pisado lá, só por ser casado com um cidadão.

    Toda essa generosidade resulta nessa fila que não para de crescer. A única coisa segurando uma explosão total do número de processos é justamente essa fila e demora para conclusão.

  • @CarlosASP eu entendo o lado dos funcionários da conservatória, o " lamentável " foi ao poder judiciário Português que não investe em novos funcionários para CRC de Lisboa.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.