Atribuição só com a registro de casamento religioso

Boa tarde

Me desculpem se já tem alguma informação sobre as minhas duvidas, mas não achei nada sobre. Gostaria das informações:

1 – Tenho o batismo do meu avô português, pai da minha mãe. Mas só tenho o registro do casamento religioso dele com minha avó brasileira. Meu avô não foi o declarante na certidão de nascimento de nenhum filho, incluindo minha mãe, já falecida. Posso solicitar atribuição com esse documento?

2 – Se entendi bem nos tópicos, primeiro tenho que solicitar a transcrição do casamento do meu avô e só depois solicitar atribuição da minha mãe. É isso, né? Não posso enviar tudo junto.

3 - Mesmo minha mãe sendo já falecida tenho que solicitar só dela primeiro e depois a minha?

4 – Tenho uma prima, com o mesmo avô português, mas nossos pais são irmãos. Podemos solicitar no mesmo processo/pedido? 

Obrigada!!!!

Comentários

• @Yolanda pode transcrever o casamento religioso sim. Tem a certidão de nascimento da sua avó? Sim ao abrigo do novo artigo 40A, a sua prima pode entrar consigo, pagam dois formularios 1D e assim só apresentam uma certidao de batismo do avô. Agora o primeiro passo é transcrever o casamento. Veja se os dados do casamento religioso batem certo com o batismo do portugues e com o nascimento da mulher brasileira. Depois veja se o assento de nascimento da sua mãe e o nascimento do seu tio estão conformes o casamento do portugues

• @nunogomes, muito obrigada!!

• @Yolanda

1) Vc pode fazer a transcrição do casamento religioso do seu avô* em um Consulado ou em PT e como o português não foi o declarante, vc terá que fazer a transcrição do casamento religioso ou civil.

* Deixe os dados dos seus avós, com filiação que o fórum tenta achar o casamento civil.

2) Em tese tem que fazer a transcrição do casamento primeiro.

Mas, como vc pode enviar esse assento informatizado por email (busque o caso do PLSABINO e olhe uma exigência recente no tópico de netos), vc pode enviar o processo e fazer a transcrição depois ou vice-versa.

Junto, me parece inadequado, pois não sei se a CRCENTRAIS faz transcrição de casamento.

3) Se a mãe é falecida, vc tem que pedir diretamente por vc, como neta. O processo levará de 2,5 anos a 3,5 anos para terminar, exceto se houver prioridade.

Neste caso, da última vez que eu vi levava uns 15 meses.

4) Pode sim, como o nunogomes disse acima.

O pai do seu primo está vivo?

Se estiver, é melhor que o seu tio faça como filho no ACP e quando este conseguir, o seu primo faz como filho de um português.

Essea dois processos devem levar, no máximo 18 meses, se não houver problemas.

Se não estiver, faça o que o nunogomes disse acima.

Se puder, nos deixe informados.

Boa sorte!

• Yolanda Yolanda Member
    editado November 2022

@guimoss

Bom dia! Desculpe não responder antes.

O meu tio também é falecido.

Minha filha conseguiu só a o registro do casamento religioso, eles se casaram só para poder batizar minha mãe, q é a primeira filha.

Avô - Antonio de Almeida

Avó - Martha Verinaud

“Antonio de Almeida e Martha Verinaut(Verinaud)- Aos treze de Junho de mil novecentos e vinte na Capella de S.José 'Villa Industrial' perante o Revmo. Pe. Adriano Van Terser e das testemunhas: Belmiro Dias e Alfredo Cespri, achando-se dispensados das proclamações canonicas, e não, constando os impedimento algum, receberam se em matrimonio Antonio de Almeida e Martha Verinaut(Verinaud). Elle, de trinta annos de edade, portugues, natural de Hagueda(Águeda), viuvo dela fallecimento de Maria das Nunes, sepultada em Raurú, filho legitimo de Luiz de Almeida e Joanna Ferreira de Albrantes. Ella, de vinte annos de edade, solteira, brasileira, natural de Campinas, filha legitima de João Verinaut(Rene Verinaud) e Margarida Salles(Soares). P. Arthur Faria.”

Mais uma pergunta: a Curia vai me fornecer a certidão digitalizada, não é reprografica. Tem problema??

Muito Obrigada!!

• @Yolanda

Minha filha conseguiu só a o registro do casamento religioso, eles se casaram só para poder batizar minha mãe, q é a primeira filha.

O casamento religioso serve.

Fique atenta pata marcar essa opção no formulário do Consulado de Santos.

Verifique divergências entre a certidão de casamento e o nascimento/batismo dos cônjuges.

O Consulado em Santos é bastante exigente com elas.

A questao do DxT em Verinaud eu acho que passa por tem sons parecidos.

Mas, é bom verificar.

Se quiser,poste aqui o none dos nubentes + pais nas certidões que o fórum examina para vc.

===

Mais uma pergunta: a Curia vai me fornecer a certidão digitalizada, não é reprografica. Tem problema??

Em transcrição de casamento é melhor a narrativa/em inteiro teor digitada.

Reconheça a firma do pároco e apostile a certidão, ambos em cartório.

Olhe bem os requisitos do Consulado.

Se tiver mais dúvidas sobre a transcrição, eu sugiro o tópico do Consulado de Santos.

Abraços

• @guimoss

Muito obrigada!!!

🙏🙏

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.