Ajuda para conseguir documentos de meu bisavô português
Boa noite, meu nome é Cristiane Fontinha Miranda, sou bisneta de JOAQUIM ALVES BATISTA FONTINHA. Meu bisavô era português mas não tenho nenhuma informação complementar sobre a origem dele. Ele veio jovem para o Brasil e se casou com minha bisavó brasileira, provavelmente entre 1921 a 1923, no Rio de Janeiro. O nome da minha bisavó brasileira era NADIR PEREIRA DE ANDRADE, de Niterói, Rio de Janeiro.
No Brasil, meu bisavô teve quatro filhos, o mais velho JORGE AMDRADE FONTINHA, meu avô, que nasceu em 1924. Os outros filhos eram EMÍLIO, IRANI E CILÉSIO.
No Brasil, meu bisavô morava em PONTA DA AREIA, NITERÓI, Rio de Janeiro.
Precisaria encontrar a certidão de nascimento de meu bisavô português, JOAQUIM ALVES BATISTA FONTINHA, mas como não sei onde ele nasceu, a tarefa se torna muito difícil. Gostaria muito de pedir ajuda de meus conterrâneos, que me orientem por onde começar. Desde já agradeço,
Cristiane Fontinha Miranda
Comentários
@Cristiane_Fontinha
registro nº16 https://digitarq.advrl.arquivos.pt/viewer?id=1095587 ...m0164.tif
freguesia de Lamares / Vila Real / Vila Real
casamento https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:QGJY-K2N1
emigração https://digitarq.advrl.arquivos.pt/details?id=1052837
@Cristiane_Fontinha o kleber encontrou tudo por si, estive a completar a arvore da sua família. Já tem o assento de nascimento do seu avô Jorge Andrade Fontinha? Quem foi o declarante? Foi o seu bisavô? Se sim, e se foi no primeiro ano de vida, não tem necessidade de transcrever o casamento do joaquim e da nadir. Se foi um terceiro ou foi apos o primeiro ano de vida, tera qe transcrever o casamento deles na conservatória de Angra do Heroismo, porque os pais da Nadir nunca registaram nenhum filho, somente batizavam, mas como ela nasceu em 1903 e foi batizada, a conservatoria de Angra do Heroismo aceita transcrever (pois a lei brasileira da eficácia aos batismos feitos ate 1916)
@Cristiane_Fontinha
Será que a forista @isabelfontinha é sua parente?
Abraços
Kleber, agradeço demais a ajuda. Vou analisar os documentos com muito atenção. Muito feliz em resgatar minha identidade portuguesa.
@guimoss obrigada pelo contato. Vou escrever para a @isabelfontinha
Um grande abraço. Muito obrigada pela ajuda.
Estou muito emocionada com esta comunidade. Obrigada a todos que estão me ajudando nesta pesquisa.
Cristiane Fontinha Miranda
Obrigada pelas orientações @nunogomes.
Vou ler seu comentário com bastante atenção. Obrigada.