Busca certidão casamento avós

Boa tarde, não estou conseguindo localizar o registro de casamento dos meus avós, já fiz busca no 3o e 4o distribuidores no Rj e não localizaram. Sei que se casaram 1931 no Rj, na pretoria que existia na rua Dom Manoel no rj. Alguém teria uma dica para me dar.

Jose Ribeiro de Souza e Hercilia Teixeira Cerqueira

Comentários

  • @andreamartinez

    Eu não sei qual ficava na Rua Dom Manoel, mas em 1931 existiam 3 pretorias no centro da cidade (primeira, segunda e terceira). Cada uma delas era dividida em primeiro e segundo ofício. Ou seja, há 6 livros diferentes de registros de casamentos para uma mesma data.

    Mas tudo se simplificou com a unificação delas; hoje em dia todas essas estão ou no 1 RCPN ou no 3 RCPN. Pode ver no quadro a correspondência entre 1931 e depois de 2012:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/uploads/219/PGYJZ93J7ZW1.jpg

    O "probleminha" é que alguns RCPNs fazem as buscas muito nas coxas. Mas começaria assim, de qualquer modo.

    Para nascimentos há uma base de dados no SIAN que ajuda muito a localizar, mas não existe o mesmo para casamentos.

    As cópias de quase todos esses casamentos estão no Arquivo Nacional, mas alguém precisaria dizer qual desses 6 lugares é o certo. Com isso, você poderia olhar imagem por imagem de 1931 e chegar na do casamento que busca.

    Notei que no nascimento ela está apenas como Hercilia Cerqueira, filha de Antonio Cerqueira e Albertina Teixeira Cerqueira. Seria interessante também fornecer essa possibilidade nas buscas pelo casamento:

    https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-DZTS-1KM?cc=1582573&wc=9G5N-HZ3%3A113334201%2C163536902%2C157879801

  • @CarlosASP obrigada pela dica, estou vasculhando todos os arquivos digitais do arquivo naconal com sua dica, ainda não obtive sucesso

    Os dados que tenho são os seguintes, se tiver , alguma outra dica, ppr favor me fala

    Casamento:

    JOSÉ RIBEIRO DE SOUZA , nascimento em 10/04/1908 , casou com HERCILIA TEIXEIRA DE SOUA nome de casada, o nome de aolteira seria Hercilia Cerqueira ou Teixeira Cerqueira nascimento em 28/02/1913 . Casaram em 1930 ou 1931 . 


    Pais do JOSÉ RIBEIRO DE SOUZA : 

    JOSÉ RIBEIRO DE SOUZA BASTOS NETTO e AVELINA RIBEIRO BASTOS . 


    Pais de HERCILIA TEIXEIRA DE SOUZA : 

    ANTÔNIO CERQUEIRA e ALBERTINA TEIXEIRA CERQUEIRA


    Obrigada pela atenção mais uma vez

  • @andreamartinez

    Na certidão de nascimento de José, a filiação consta como JOSÉ RIBEIRO DE SOUZA BASTOS NETTO e AVELINA de Medeiros Marinho BASTOS:

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-DY4S-6Y2?i=105&cc=1582573

    Só para saber que há essas variações nos nomes.

    Sobre o casamento, se alguém conseguisse dizer que pretoria ficava na Rua Dom Manoel, ia ajudar muito pois os livros no SIAN estão separados dessa forma, Ou até que "freguesia" (Candelária, Santa Rita, Sacramento, São José, Santo Antonio etc) já que as pretorias correspondiam inicialmente a essas freguesias.

  • @CarlosASP obrigada pela dica, estou vasculhando todos os arquivos digitais do arquivo naconal com sua dica, ainda não obtive sucesso

    Os dados que tenho são os seguintes, se tiver , alguma outra dica, ppr favor me fala

    Casamento:

    JOSÉ RIBEIRO DE SOUZA , nascimento em 10/04/1908 , casou com HERCILIA TEIXEIRA DE SOUA nome de casada, o nome de aolteira seria Hercilia Cerqueira ou Teixeira Cerqueira nascimento em 28/02/1913 . Casaram em 1930 ou 1931 . 


    Pais do JOSÉ RIBEIRO DE SOUZA : 

    JOSÉ RIBEIRO DE SOUZA BASTOS NETTO e AVELINA RIBEIRO BASTOS . 


    Pais de HERCILIA TEIXEIRA DE SOUZA : 

    ANTÔNIO CERQUEIRA e ALBERTINA TEIXEIRA CERQUEIRA


    Obigada pela atenção mais uma vez

  • @andreamartinez Olá, você conseguiu achar a certidão de casamento dos seus avós? Eu estou com o mesmo problema. Meus bisavós se casaram no cartório da Rua Dom Manuel, porém nenhum dos ofícios de distribuição encontrou a certidao deles.

  • @rebeccadias a forista que voce marcou entrou no forum pela ultima vez em dezembro/22, provavelmente nao verá sua mensagem. Coloque a certidão aqui no forum talvez alguem consiga ajudar a localizar.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.