Bolinha 7 laranja - processo filho ag registro

Ola, alguem poderia me dar uma luz. Meu processo entrou na bolinha 7 laranja dia 06 de setembro e aínda continua laranja. Meu processo é de filho de português. Recebi a senha em 18!de março de 2022. Está no arquivo central do porto. Como consigo consultar pra ter uma previsão de quando ficará verde a bolinha 7 e eu receber meu assento?

Comentários

• Alguém sabe dizer se é normal demorar mais de 2 meses pra gerar o assento?

• editado November 2022

Acho que poucos demoram tanto no ACP para 1C para sair o assento mas acho que não tem muito o que fazer. Vc pode tentar mandar um e-mail tanto pro crc central quanto pro acp só questionando se essa demora é normal pra ver se eles agilizam algo, eu mandaria.

• Valeu @Yuri_

Eu mandei email ao ACP e me responderam ontem mesmo apenas informando que o assento sairá seguindo a ordem da data do despacho. Mas é justamente isso que acho estranho, pois meu processo ficou com a bolinha 6 verde e a 7 laranja no dia 06 de setembro.

• editado November 2022

Não é tão anormal isso não, uma ou outra pessoa passa dos 2 meses. Meu palpite é que é quem dá azar de cair com um conservador mais lento ou que tenha tirado férias ou licença. E aí passam pra outro ou o mesmo conclui mas só depois de um atraso razoável. Vc mandou e-mail só pro Porto certo? Manda um pro CRC Central também copiando e colando mesmo, porque eles encaminham pro Porto e acho que eles dão um pouquinho mais de importância quando vem a partir de outro local. Acho que quase todo e-mail vale a pena enviar cópia igual direto pro Porto e outra pro CRC, aumenta a chance de respostas/solução.

• @Aleograndi responda algo como isto Exmo. Sr. Oficial, Tenho conhecimento de múltiplos processos cujo despacho foi dado após dia 6/9/2022 e cujo registo já se encontra feito. Mais se dirá que todos os processos de nacionalidade fundados no artigo 1ºC, salvos os que não estavam completos, já estão concluídos, pelo que agradecia uma real resposta ao atraso na feitura do meu registro.

• Legal @nunogomes e @Yuri_ vc saberia dizer qual o email do CRC?

• @Aleograndi vc tem que enviar para o ACP e não para a CRC.

• registos.centrais@irn.mj.pt

• Entendi, pro ACP eu já enviei email ontem e recebi um retorno não muito conclusivo. Vou enviar novamente agora pra ambos

• Tem como meu processo cair em esquecimento depois do despacho e ficar meses ou até ano sem que eles criem o registo e o assento?

• @Aleograndi

Como o processo é de filho, não deve demorar esse tempo td.

Vc mencionou boka laranja.

Tem ctz que não é vermelha?

Eu sugiro vc postar as bokas do seu processo para conferência.

Tampe os dados privados.

Abraços

• @guimoss pior que nao. esta bolinha laranja, olha ai no print. Ja mandei email cobrando e nada de retorno conclusivo. O despacho aconteceu no dia 06/09/2022. Hoje ta fazendo 65 dias ja. Sera que estao muito atolados com os processos la no ACP? Pior que olhei na planilha de acompanhamento aqui no grupo pra filhos e geralmente leva menos de 1 mes pra gerar o assento (registo). Devo esperar, ou sera que meu processo entrou em esquecimento ou sumiu lá na ACP?

• Vc tá dependendo disso pra mudança ou algo do tipo? Se não for algo assim, nem se preocupe, é questão de pouco tempo pra resolverem o seu.

Se vc tiver um pouco de urgência o que eu faria é ficar 1x por semana mandando algum e-mail, só seja cordial e não tente inferir que eles tem alguma obrigação de fazer em X tempo, porque não tem, mas pode sim mencionar que vc acompanha processos de outras pessoas que já emitiram o assento. Uma hora eles ficam de saco cheio e pedem pra fazerem logo teu registro kkkkkk.

Boa sorte

• Oi @Yuri_ sim, mês que vem mudamos pra Portugal e parece lei de murph. Vejo vários processos na planilha lá no ACP que levam no máximo 30 dias e o meu já se passou 65 dias. Acho bem estranho demorar tanto. Além disso preciso do assento pra dar entrada na transcrição de casamento. Enfim, pelo que tô vendo nas msg o jeito é esperar né. Já mandei dois email essa semana pro ACP um mais cordial e o outro pedindo uma resposta pela demora. Será que vale a pena ligar lá? Alguém tem o telefone de lá?

• @Aleograndi o ACP não tem telefone para o público, só tem um telefone centralizado e acho que nesse caso nem adianta ligar

• guimossguimoss Beta
    editado November 2022

@Aleograndi

@Yuri_ , Vc viu o número abaixo?

Esses são os dados do ACP:

https://irn.justica.gov.pt/Contactos-do-Registo/Arquivo-Central-do-Porto

Eu tentaria ligar.

===

Sobre a viagem:

Se vc vai para PT no mês que vêm, vc pode levar os documentos prontos e tentar fazer o reconhecimento de firma em Portugal, em uma Conservatória ou em um Consulado lá.

Vc tb poderia deixar com um parente brasileiro com poderes (através de uma procuração) e eke assinaria para vc.

Acho que são alternativas.

Abraços

• @guimoss vale a tentativa mas já vi relatos que nunca atendem. Li até uma pessoa que ligou dezenas e dezenas de vezes. Atenderam e mandaram ligar para o telefone central porque aquele número era de uso interno.

• @Yuri_

Obrigado peka informação.

Abraços

• Pessoal, acho que as preces foram ouvidas. Bolinha 7 ficou verde ontem e recebi o assento. Valeu pelas dicas

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.