Pai brasileiro declarante, mãe portuguesa, nunca foram casados e requerente maior de idade

editado November 2022 em Outros assuntos

Olá pessoal,

Alguém tem histórias reais dessa situação no ACP? Já li recomendações dadas pelos membros que eram conhecidos daqui, a leticialele e o gandalf, que se foi após 1979 e se a certidão foi efetuada antes de 1 ano, seria suficiente uma declaração de maternidade, mesmo na maioridade, feita pela mãe declarando que nunca foi casada com o pai. Com firma reconhecida por autenticidade e apostilada.

Porém já li opiniões conflitantes a respeito disso em outro lugar, que seria necessário envio de doc assinado pela mãe durante a menoridade junto do processo.

Então queria saber se existem relatos práticos dessa situação, de gente que já tenha enviado para o ACP somente com a declaração, pois só acho opiniões a respeito e sem relatos reais, alguém sabe de situações assim? Eu enviei meu processo somente com a declaração e está se aproximando da minha análise, porém estou precisando da nacionalidade com urgência e se for o caso penso em já enviar o documento assinado durante a menoridade antes mesmo de uma possível exigência, para não atrasar meu processo.

Comentários

• Boa tarde @Yuri_

No meu entender, uma declaração da mãe portuguesa de que era solteira e não se casou com o pai é suficiente (com firma reconhecida e apostilada).

Não é um caso exato, eu mandaria desse jeito e aguardaria eventual exigência da conservatória (que provavelmente nem vai existir), porém em último caso, já vá providenciando provas da participação da mãe na vida da criança, assim caso eles peçam você já estará pronto para cumprir esta exigência.

• editado November 2022

@LeoSantos eu tenho acesso fácil a esse tipo de doc na menoridade, pois teve decisão de guarda, pensão, autorização judicial pra viagem, etc, e minha mãe trabalha na area. Então seria bem fácil eu conseguir. Tive uns relatos especificos em tópico que fiz em outro local que a declaração foi usada e aprovada sem problemas. Eu já mandei com ela, firma por autenticidade e apostilada. Vou ficar de olho, qualquer coisa remeto algum desses docs judiciais que seja de fácil acesso.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.