Certidão de Nascimento Avô Paterno

Estou a procura da certidão de nascimento do meu avô paterno Manoel Antonio, filho de Florencio Antonio e Maria Josefa de Jesus, sabemos que é entre os anos de 1902 a 1907, em pesquisas achei o passaporte do meu bisavô(Florencio) em Coimbra e acredito que a certidão do meu avô(Manoel Antonio) conste lá, pois como teoricamente era preciso o documento de todos os filhos para fazer o passaporte. Achei o registro de batismo de um dos irmãos (José Antonio) do meu avô (MAnoel) , em Rabaçal Conselho de Penela, porém não achamos o registro de batismo do meu avô. Estou em busca desses documentos pois é o que falta para retirar a dupla cidadania.

Comentários

  • @NathaliaDamasAntonio

    Você já viu essa árvore no Family Search? É da família certa ou são homônimos?

    https://www.familysearch.org/tree/person/sources/LY6F-SSL

    Nas fontes ali para o Manoel Antonio constam algumas certidões de nascimento de filhos dele; nessas certidões ele declara ser natural de Sales Oliveira no estado de Sao Paulo e casado civilmente em Morro Agudo.

    O irmão Altino, ao registrar os filhos, também declara ser do estado de São Paulo (Nuporanga, vizinha de Sales).

    Nesse passaporte que você achou, Florencio veio sozinho ou está acompanhado por alguém (esposa, filhos etc)? Pode postar o link para esse passaporte? Ajuda as pessoas a te ajudarem; alguém pode notar ali algum detalhe que lhe passou desapercebido.

    Sendo o Manoel dessa árvore a pessoa certa, já contatou os cartórios de Sales Oliveira e Nuporanga para ver se os registros deles estão lá?

    Também pode contatar o cartório de Morro Agudo e ver se tem a habilitação do casamento dele - ali deve ter algo sobre onde e quando nasceu, pois se precisava disso para casar (mas pode ter sido feito só através de declaração na frente de duas testemunhas - mas isso tem que constar na habilitação de qualquer jeito)

  • No passaporte Florencio veio acompanhado da esposa Maria Josefa de Jesus, e os 3 filhos José, Altino e Manuel Antonio, e na certgidão de registro Manuel Antonio aparece como emigrante vindo pela mala real inglesa, acredito que tenha algum registro pois teoricamente para se emitir o passaporte de Florencio era necessario o documento de todos.

  • @NathaliaDamasAntonio

    Infelizmente o distrito de Coimbra não disponibilizou online informações sobre os passaportes emitidos lá, ao que eu saiba. Concordo que Florencio deve ter apresentado batismo dos filhos para serem incluídos no seu passaporte.

    Tem o casamento de Florencio e Maria em Rabaçal em 1895; ali se vê que os dois eram da mesma freguesia, assim como 3 dos pais. Somente a mãe de Florencio era da freguesia de Pombalinho, no vizinho concelho de Soure, mas grudada em Rabaçal:

    https://pesquisa.auc.uc.pt/viewer?id=50333&FileID=931011

    Possivelmente Florencia e Maria viveram algum tempo em outra freguesia e esses filhos talvez tenham sido batizados nela. Em geral não era muito longe, ou onde tinha algum familiar. Esse mapa tem os concelhos, clicando em cada um abrem as freguesias.

    https://geneall.net/pt/mapa/6/coimbra/

    Outra coisa, para se estabelecer a linha do tempo da família, seria olhar todos os batismos em Rabaçal desde o casamento, para ver até quando batizaram filhos por lá.

  • @CarlosASP Obrigada pela informação, se eu achar a certidão de nascimento do meu Bisavó Florencio Antonio também ja é muito util

  • @CarlosASP Obrigada pela informação, achei a de meu bisavô Florêncio Antônio, agora falta mesmo a de meu avô Manuel Antonio que não consigo localizar

  • @NathaliaDamasAntonio

    Vc tem que folhear as freguesias mencionadas pelo CarlosAsp.

    Lembre-se que erros eram comuns, então coloque uma margem de erro.

    Eu buscaria a partir da data do casamento dos bisavós.

    Abraços e boa sorte!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.