Atribuição processo - primeiro pai (através do avô) - depois filho

Olá pessoal,

Tenho acompanhado as conversas há muito tempo e estou muito feliz por ter encontrado este forum. No entanto, é a primeira vez que escrevo aqui. Peço desculpa antecipadamente caso esteja no sítio errado.

O meu pai é moçambicano (com avô português). Agora ele está a tentar obter a cidadania portuguesa. Entregámos todos os documentos necessários há uns meses (ainda não recebemos a senha e número do processo). Já sei que vai ser um processo longuíssimo e que é preciso termos paciência.

Depois de ele ter conseguido a cidadania vai ser a minha vez e é mesmo aqui que tenho dúvidas. Espero que me possam ajudar. No website https://justica.gov.pt/Como-obter-nacionalidade-portuguesa/Nasceu-no-estrangeiro-e-e-filho-de-um-portugues diz que para filhos de portugueses é preciso entregar a certidão de nascimento do pai/mãe portuguesa. Mas, como o meu pai é moçambicano ele não tem uma certidão de nascimento de Portugal. Como funcionará este processo? Vou ter de entregar a certidão de nascimento dele junto com o seu novo passaporte de Portugal? Ou será que vão emitir uma nova certidão de nascimento já que o consideram português desde nasceu?

Já percebi que existem duas opções para obter a cidadania portuguesa - atribuição e aquisição. Pelo que percebi tanto no caso do meu pai como no meu próprio caso vai ser "Atribuição", certo?

Muito obrigado, Diogo

Comentários

  • @diogoDE com relação a certidão de nascimento do português, que será exigido no seu processo, será a do seu pai quando ele conseguir a nacionalidade portuguesa, e essa certidão não precisará fazer nada de autenticação nem apostilamento de Haya. Assim que o processo dele terminar, você poderá entrar no site "civil.online.mj.pt", preencher os dados, pagar 10 euros e você vai receber por e-mail a certidão de nascimento dele.

  • @diogoDE e para fazer a sua solicitação de nacionalidade (depois que sair a do seu pai), o seu pai não precisa tirar o cartão cidadão nem o passaporte.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.