Quantas vias da certidão nascimento da filha do português utilizo para duas atribuições FILHA e NETO

Meu marido é NETO de português e sua mãe, FILHA de português é viva. Pretendo fazer as duas atribuições juntas. Levantei a documentação exigida e notei que certidão de nascimento IT repográfica e apostilada da FILHA do português é necessário nos dois processos. Devo solicitar 2 vias dessa certidão apostiladas ou posso utilizar a mesma via nos dois processos?

Posso incluir os dois formulários (1C e 1D) juntamente com as documentações em um mesmo envelope?

Para onde devo enviar? Para a conservatória de Registros Gerais em Lisboa ou o Consulado português em São Paulo onde resido? Se tanto faz qual vcs recomendam por ser mais rápido?

Comentários

  • @RaissaCervone uma só via. Você fará dois pedidos de processo de filho, ao abrigo do novo artigo 40A do regulamento da lei da nacionalidade. Por isso pagará dois formulários 1C. Um para a sua sogra e outro para o seu marido. O avô do seu marido é que declarou o nascimento da sua sogra? ele era casado? com brasileira ou portuguesa? declarou a filha (a sua sogra) no primeiro ano de vida?

    Deve fazer os dois processos no arquivo central do Porto. E junto com os documentos e com o formulário a primeira folha deve ser uma carta na qual a sua sogra e o seu marido pedem ao abrigo do artigo 40-A do regulamento da lei da nacionalidade a apensação dos processos, razão pela qual no processo do seu marido não juntam certidão de nascimento portuguesa da mãe, pois a mesma só será gerada após a conclusão do primeiro processo.

  • @nunogomes Respondendo suas perguntas:

    1- O avô do seu marido é que declarou o nascimento da sua sogra? Sim

    2- ele era casado? Sim

    3- com brasileira ou portuguesa? Casado com brasileira

    4- declarou a filha (a sua sogra) no primeiro ano de vida? Sim

    Para onde devo encaminhar os 2 formulários 1-C pagos com toda a documentação dos requerentes?

    Outra pergunta: No caso da minha sogra preencho o formulário dela com o nome de solteira ou o nome de casada? E o reconhecimento da assinatura dela presencial ? Ela hoje só assina com o nome de casada...

  • @RaissaCervone Deve encaminhar os dois formularios 1C para o arquivo central do Porto.

    Responda mais estas duas perguntas: Já tem a certidão de nascimento do português? é anterior ou posterior a abril de 1911?

    Foi o pai do seu marido que o declarou no cartório, ou foi a mãe (sua sogra)?

    Ela tem que assinar com o nome de casada, conforme está no RG, e juntar certidão do casamento com o seu sogro, inteiro teor apostilada

  • @nunogomes Obrigada pela sua atenção Nuno. Segue as respostas:

    Já tem a certidão de nascimento do português? A certidão de nascimento não tenho mas tenho todos os dados já informatizados do assento ele, incluído a averbação do casamento e do óbito dele

    é anterior ou posterior a abril de 1911? Ele nasceu em 1916 mas o assento de nascimento informatizado na Conservatória do Registro Civil Vila Nova de Gaia é de 2016.

    Foi o pai do seu marido que o declarou no cartório, ou foi a mãe (sua sogra)? Quem registrou meu marido foi o pai dele.

  • @nunogomes

    No formulário 1-C ,

    Com qual nome ela preenche o quadro 1 - Identificação do interessado? Nome de Solteira ou casada?

    E no quadro 2 - no item 3 - "Pretende manter a composição originária do seu nome? Marco sim ou não?

  • @RaissaCervone eu só confirmaria a certidão do avô do seu marido, para ver se na certidão de nascimento da sua sogra, o nome dos avós (paternos e maternos) está conforme o que está no registo civil português.

    Respondendo, no quadro 1 coloca a nome de casada, pois é o nome da sua sogra atualmente.

    No quadro dois, diz que sim, que pretende manter a composição originária do nome. Mas quando eles emitirem o assento dela, vai vir com o nome de solteira, e o processo do seu marido "cairá em exigência" mas vc já vai estar preparada e transcreve logo o casamento da sua sogra, e ai ela passa a ter o nome de casada em portugal e o processo do seu marido vai "destravar", e assim ele poupou tempo na fila dos processos

  • @nunogomes Adorei as dicas. Obrigada Nunes. Quando tiver noticias do processo post aqui .

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.