Certidão de nascimento do meu heptavô (1726?) ilegível. O que fazer?

Olá. Essa é minha primeira pergunta no fórum, não sei se estou na sala de discussão correta. Tentei buscar em todos lugares possíveis uma resposta e não encontrei, por isso, peço a ajuda de vocês.

Encontrei um documento de batismo do meu hexavô chamado José (segue imagem).

Lá fala sobre meu heptavô chamado Francisco José e local de nascimento do mesmo, também cita meu octavô Francisco de Valadas. Pelo que parece o documento (segue imagem) seria esse, mas o mesmo está ilegível, consigo entender poucas coisas. Eu possuo também o registro de óbito dele aqui no Brasil, mas consigo ler algumas coisas apenas.

Gostaria da ajuda de vocês para saber o que é possível ser feito para identificar melhor o que está escrito e também os dados que estão no registro. Se não for possível identificar, qual a outra alternativa que pode ser feita?

Obrigado.


Comentários

  • @mathfflrs , não sei se o forum é o local adequado para discussões sobre pesquisa genealógica (sem objetivo de cidadania), que imagino seja seu caso (a não ser que seu pentavô ainda esteja vivo 😂). Assim, já deixo meu pedido de desculpas à moderação caso não seja.

    Como também pesquisador de genealogia, eu diria que o documento está difícil de ler (tinta trespassada e caligrafia ruim), mas não ilegível. Para tornar menos difícil, o que você pode fazer é pegar a versão com maior resolução que conseguir, baixar, colocar num programa de edição gráfica (Photoshop e similares) e alterar brilho e contraste, tentando ressaltar o que você quer ler e diminuir a intensidade do papel e da tinta trespassada. Outra dica é pegar outras páginas do mesmo livro e com a mesma letra (ou seja, escritas pela mesma pessoa), mas que não estejam com tinta trespassada, e comparar as caligrafias (tendo um texto original legível você tem mais possibilidades de conseguir decifrar a caligrafia no menos legível).

    Finalmente, participo de um grupo de Facebook sobre genealogia portuguesa onde há muita gente com muita experiência na leitura deste tipo de documento mais "difícil" de ler. Não indico aqui porque (novamente) não sei se se enquadra nos objetivos do forum, mas uma busca por genealogia portuguesa deve encontrar. É preciso pedir acesso e aguardar a aprovação.

  • @andrelas , acredito que aqui não seja realmente o local adequado, mas foi a única saída que encontrei, vi poucos artigos e postagem sobre quando vasculhei. Gostaria apenas de uma ajuda inicial para dar sequência. Caso a moderação queira, que fique à vontade para fazer a remoção do post.

    Obrigado.

  • @mathfflrs Oi! Você conseguiu alguma ajuda pra ler o documento? Tenho uma sentença de inventário do tataravô e não consigo entender nada também...

  • @mathfflrs

    é para sua cidadania?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.