Mãe portuguesa falecida

Boa tarde.

Estou com um dúvida e se alguém puder ajudar eu agradeço.

Para processo de atribuição 1C

A mãe do requerente é falecida e não é a declarante do nascimento do filho e sim o pai brasileiro. Qual documento enviar para o processo? A transcrição não foi feita, então é possível o requerente (o filho)fazer o pedido de transcrição? Como posso resolver isso e quais documentos enviar para o processo?

Muitas dúvidas...

Agradeço qualquer ajuda!

Comentários

  • @Adelaide em que estado reside o filho? Em principio se for SP ou RJ compensa transcrever nos consulados, mas os documentos dependem de onde vai fazer a transcrição do casamento. Entretanto já tem consigo a certidão de nascimento da portuguesa?

  • @nunogomes olá!

    Não é meu filho, estou tentando ajudar uma pessoa. Ele quer fazer o processo para cidadania 1C (filho), a dúvida é porque a mãe dele (portuguesa e falecida) não é a declarante do nascimento, e sim o pai brasileiro... nesse caso como fazer a transcrição se ela já morreu? O filho (de SP) pode fazer isso?

    "Entretanto já tem consigo a certidão de nascimento da portuguesa?" Sim... ele tem o assento de nascimento da mãe.

    Obrigada por retornar! :)

  • @Adelaide sim os filhos tem legitimidade para requerer a transcrição do casamento dos pais

  • @nunogomes olá... Entendi sobre o requerente (filho) pedir a transcrição do casamento da mãe.

    Mas ainda não entendi uma coisa, precisa fazer a transcrição de casamento da mãe falecida ou basta apenas enviar a certidão de óbito da mãe (original e apostilada) junto com todos os documentos no processo 1C (filho)? Sobre essa diferença ainda não consegui informações...

    Obrigada por me ajudar!

  • @Adelaide precisa transcrever o casamento, para "estabelecer a filiação", porque a mãe não foi declarante

  • @nunogomes certo... sem questionamentos!

    Obrigada de coração por ajudar!

  • @Adelaide não tem o que agradecer. O filho que faça em Santos a transcrição, demora uns dois meses ou um pouco mais. Mas é rápido comparado com o proprio consulado de SP ou qualquer conservatoria em Portugal

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.