AJUDA com 3 perguntas - Cidadania para NETO de Português com PAI e AVÔ falecidos

Pessoal,

Pesquisei no fórum mas não consegui encontrar exatamente a resposta para essa 3 perguntas. O meu caso é cidadania para NETO de Português com PAI e AVÔ ambos falecidos.


Pergunta 1: Os documentos seriam os listados abaixo ou há algum outro documento a ser incluído?

1 - Certidão de nascimento do requerente emitida por fotocópia do livro de registos de nascimento, emitida há menos de um ano e apostilada;

2 - Certidão de nascimento do progenitor (pai ou mãe) filho do cidadão português, em Inteiro Teor, emitida há menos de um ano e apostilada. Verifique se consta o nome do declarante do nascimento, e se a declaração foi feita na menoridade do seu progenitor;

3 - Certidão de nascimento do cidadão português. (se o assento for de batismo, tem que ser certificado e mandar uma certidão de casamento Inteiro Teor ou de óbito Inteiro teor, para fixar o nome)

4 - Cópia autenticada e apostilada de diploma de conclusão de ensino fundamental, médio ou superior, emitido por estabelecimento de ensino brasileiro;

5 - Atestado de antecedentes criminais brasileiro (se for maior de 16 anos).

6 - Cópia autenticada e apostilada da carteira de identidade (RG). Se este não for recente, juntar também cópia autenticada e apostilada do passaporte (somente as página das quais conste assinatura, foto e identificação);

7 - Atestados de antecedentes criminais de todos os países nos quais morou após ter 16 anos, se for o caso, acompanhados de tradução, se escritos em língua estrangeira.

8 - Requerimento 1D preenchido e assinatura reconhecida por autenticidade (assina na frente do funcionário do Cartório);

9 - Pagamento de 175 euros, por vale postal ou cartão de crédito.


Pergunta 2: O meu irmão já pegou a certidão de nascimento do nosso avô (Português) diretamente em Portugal. Podemos mandar o processo juntos ou tenho que solicitar essa certidão de Portugal e aguardar chegar?


Pergunta 3: Quando conseguir todos os documentos, para onde eu mando o processo?


Muitíssimo obrigado!

Comentários

  • guimossguimoss Beta
    editado October 2022

    @Spectreman

    1- certo.

    2- Aqui, eu enviaria a Reprográfica, pois pode servir para fixar o nome, se o português assinou. Não é certo, ok?

    3- certo, mas considere o dito acima.

    4- deixou de ser exigido em 2020, para netos.

    5- Sim, com a validação no verso.

    6- o doc de identidade deve ter menos de 10 anos e com filiação. Não precisa enviar os dois. Escolha um deles.

    Como o processo leva de 2,5 a 3,5 anos, se o RG ou passaporte tiver mais de 6 anos, eu faria outro RG, pir segurança.

    Mas, a escolha é sua.

    7- Sim. As regras de cada país determinarão se tem que apostilar. Esses países devem ser mencionados em um campo do formulário, inclusive o Brasil.

    A questão da tradução eu faria por segurança.

    Se não me engano, há uma determinarão do IRN que a tradução é dispensada em alguns idiomas, se o Conservador compreender a língua.

    Mas, nunca e bom arriscar.

    8- Sim. Cuidado para o selo não tampar nenhuma informação e não deixe que haja rasuras mo formulário.

    Eu preencheria pelo PC e pediria para o notário colocar o selo ao lado da assinatura ou abaixo do aviso legal, abaixo do formulário.

    No tópico guias úteis, há manual de preenchimento dos formulários.

    9 - VP caiu em desuso. Use cartão internacional visa e envie um impresso do formulário personalizado enviado a vc.

    Se cair na caixa de spam,coloque na caixa de entrada para não ser perdido.

    ===

    Deixei esss msg, pois tem informações úteis para vc:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/307115/#Comment_307115

    ===

    Pergunta 2: O meu irmão já pegou a certidão de nascimento do nosso avô (Português) diretamente em Portugal. Podemos mandar o processo juntos ou tenho que solicitar essa certidão de Portugal e aguardar chegar?

    A pergunta ficou meio dúbia.

    Os dois vão fazer pedidos de nacionalidade como neto?

    Eu sugiro que vc busque na barra de buscas do fórum o termo apensação que pode ser útil ao seu caso.

    Leia o artigo 40-A do Decreto-Lei 26/2022, que alterou o regulamento da nacionalidade e vc entenderá.

    Vcs podem poupar documentos, tempo e dinheiro.

    ===

    Pergunta 3: Quando conseguir todos os documentos, para onde eu mando o processo?

    Processos de netos só tramitam na CRCentrais, em Lisboa.

    Abraços

  • Olá! Fiquei com uma dúvida.

    Onde conseguir o atestado de antecedentes criminais brasileiro e como faz pra validar?

  • @AndressaSaraiva

    O atestado voce pede no site da policia federal e faz a validaçao la mesmo. depois manda para o cartorio apostilar.

  • @guimoss

    qual a opcao que devo marcar se for pagar com visa card? o formulario deve ser incluso com os demais documentos??

  • @marfaw @AndressaSaraiva

    Os ACs, se feitos e validados no site da PF, dispensam apostila.

    ===

    @marfaw

    Não entendi a sua dúvida acima.

    Se vc for pagar com cartão visa internacional (o que é mais aceito), vc preenche os dados do Requerente e do dono do cartão.

    Após, há os dados do cartão.

    Se for confirmado o pgto, vc receberá o formulário personalizado por email, na caixa de entrada ou de spam.

    Se estiver nesta última, passe para a de entrada para não ser perdido.

    Esclareça o seu caso, por favor.

    Boa sorte!

  • @guimoss

    Ja entendi. obrigada pela atençao

  • guimossguimoss Beta
    editado November 2022

    @marfaw

    Se o cartão n for do Requerente, vc deve colocar os dados do dono do cartão e há um espaço para o nome do Requerente.

    O único dado que pode ser do Requerente (pgto com cartão de terceiros) é o email, pois nele vc receberá o formulário e o recibo.

    Se tiver alguma dúvida sobre o preenchimento dos campos de pgto do formulário ou qq outra dúvida, é só perguntar.

    Muitas coisas naqueles campos podem gerar confusões.

    Abraços

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.