Quero encontrar a certidão de nascimento do meu avô tenho vários documentos

26/02/1923 - PEDIDO DE IMIGRAÇÃO MARIA DA SILVA – Nº 157 – LEIRIA

 26/02/1923 - PEDIDO DE IMIGRAÇÃO MANOEL DA SILVA - Registo nº159 – LEIRIA

EM 26/03/23 - MARIA DA SILVA TINHA 32 ANOS (MÃE) , MANOEL DA SILVA 5 ANOS E GRACINDA DA SILVA 8 ANOS(IRMÃ)

Tenho algumas informações brasileiras que não ligam a Portugal.


Alguém pode ajudar?


Não tenho a data de nascimento, o concelho e nem a freguesia. o que tenho é aproximado...provavelmente ele tenha nascido na cidade "Marquez de pombal" entre 1917/1918 Mas não existe essa cidade.... tem pombal mas não sei se é a mesma.

Comentários

  • @Aleks93 sabe se o seu avô ou a irmã dele casaram alguma vez pela igreja? se sim, busque essa certidão de casamento, pois pode conter o nome da freguesia que eles nasceram em Portugal. É que o nascimento deles está na conservatória, e por isso não se consegue pesquisar, vc tem que saber o sitio mais ou menos certo e pedir no civilonline uma certidao de nascimento. Por isso veja com os parentes mais antigos se algum deles casou pela igreja

  • Como você tem os dados do passaporte, você pode tentar pedir informações ao arquivo distrital de Leiria, se eles tem os documentos de habilitação que foram utilizados no processo desse passaporte.

    Caso positivo, peça uma reprodução desses documentos.

    Segue o link do arquivo distrital de leiria

    https://digitarq.adlra.arquivos.pt/

  • Eu tenho essa foto da certidão de casamento de Gracinda que é a irmã do meu avô. Do meu avô tenho certidões de alguns filhos que ele teve no Brasil (8) nessas certidões estavam escrito algo do tipo:natural de Portugal, português. A primeira vez que conversei na conservatória de Leiria falaram que está no arquivo distrital antes de 1923. Meu avô nasceu entre 1917 a 1918. Eu tenho que pedir a certidão de inteiro teor de casamento da Gracinda? Ou é algo diferente?

  • @Aleks93

    O concelho deve ser mesmo Pombal, Essas fichas de imigração tem muitos erros de datilografia etc. Existe apenas um concelho de Pombal no distrito de Leiria, com várias freguesias, É o único lá com "Pombal" no nome:

    https://geneall.net/pt/mapa/165/pombal/

    https://geneall.net/pt/mapa/10/leiria/

    E o marquês de Pombal está intimamente ligado à história da cidade:

    https://www.cm-pombal.pt/municipio/historia/

    Além das sugestões dos colegas, há outras coisas que pode fazer dependendo da sua pressa e disponibilidade financeira.

    Como estamos falando de nascimento depois de 1911, os assentos já estão (ou serão automaticamente) informatizados. Esse assento informatizado também já serve para usar no processo de nacionalidade. Pedir pelo civilonline é muito rápido.

    Dois caminhos: um mais certo e mais caro, e outro com um pouco mais de risco.

    O mais certo:

    Pedir no civilonline o assento de nascimento de Gracinda da Silva. Pois você tem a data de nascimento dela, filiação, distrito (Leiria) e concelho (Pombal), Falta a freguesia - coloque qualquer uma no formulário (por exemplo, Pombal mesmo), Nas observações coloca que não tem certeza da freguesia e concelho, Gracinda não é um nome tão comum - e com a combinação dos outros dados, eles devem achar o dela.

    Aqui como fazer (prestar atenção para o "truque" necessário para datas com mais de 100 anos):

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1

    Custa 10 euros isso. No assento de Gracinda vai aparecer a freguesia que ela nasceu e a dos pais também - a dela provavelmente é a mesma do seu avô,

    Repete o processo (outros 10 euros) para seu avô, dessa vez indicando já a freguesia certa. Colocar uma data qualquer de nascimento (com menos de 100 anos) e nas observações colocar que deve ter sido 1917-1918.

    O menos certo é pular a etapa da Gracinda e pedir no civilonline direto do seu avô. É mais incerto pois Manoel da Silva é muito mais comum que Gracinda,

  • Nas certidões dos livros com Dulcinea Esteves dos Santos está escrito filho legítimo...isso que dizer que eles casaram ? É difícil encontrar a certidão de casamento deles?

  • guimossguimoss Beta
    editado October 2022

    @Aleks93

    Geralmente, isso é verdade.

    Filhos legítimos eram aqueles geradis por duas pessoas casadas.

    Mas, nao dá para afirmar com ctz que houve um casamento por causa disso, pois ninguém queria o estigma de ter um filho natural ou ilegítimo.

    E como o procedimento era todo oral, erros eram comuns.

    Espero ter ajudado.

    Abraços

  • Está escrito no primeiro documento Leiria que é uma cidade portuguesa capital do distrito de Leieira, na província da Beira Litoral e sede da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria. Nascida em 21/08/1915, o que facilita pq os arquivos já são de nascimento e não de batismo como antes de 1911. O Arquivo Distrital é de Leieira , aqui o site https://adlra.dglab.gov.pt/

    Entra em serviços e pede a certidão de nascimento vc tem todos os dados Nome do Manuel de de. seus pais, data de nascimento e bem provavel que seja de Leieira mesmo, tambem pode pedir pelo civil online

  • @Aleks93 já vi o registo de passaporte 157, que é da sua bisavó, e não constou a freguesia de onde ela era natural, pode arriscar no concelho de pombal, se não encontrarem, tente noutro conselho, porque terá que pedir pelo civilonline, os registos após 30/3/1911 estão organizados por concelho (+- equivalente a cidade) e não por paróquia, o que facilita a busca. Peça agora pelo civilonline, indique ano de registro 1923, depois nas observações diga que o ano é de 1918 e que não tem a certeza, coloque todos os dados que tem, se não encontrarem em Pombal, vá pedindo em todos os concelhos do distrito de leiria até acharem

  • @Aleks93 quanto aos casamentos religiosos, penso que era bom tentar procurar nas paroquias perto dos cartórios onde eles casaram, tanto o seu avô como a irmã dele, pois podem fazer referência à paróquia onde foram batizados em Portugal, e com isso ficaria a saber o local exato onde nasceram

  • Comecei a pesquisar sobre o Concelho de Pombal...primeiro a freguesia de pombal...não continha..depois Abíul...não continha..na terceira vez fui em Carriço... Me enviaram uma mensagens que pesquisaram em todas as freguesias de Pombal e não encontraram. Vou tentar na cidade de Leiria agora.

  • @Aleks93 chegou a pedir no civilonline alguma certidão?

  • Tinha pesquisado arquivo distrital de Leiria Concelho de Leiria, coloquei a freguesia de Coimbrão pedi pra buscar em todas as freguesias eles não encontraram. Tava tentando ver informações antes...Vou no civil online sabe quanto tempo demora para eles responderem? é melhor fazer com ou sem autentificação.

    Agora tô com dúvida sobre o Concelho.

  • pareceu isso na hora que coloquei a data

  • @Aleks93 pediu ao arquivo distrital para procurar no arquivo da conservatória do registo civil de leiria?

    Nascimentos - Arquivo Distrital de Leiria - DigitArq (arquivos.pt)

  • Talvez eu esteja pesquisando errado. Coloquei agora que eu não sabia o concelho e a freguesia em vou ver o que eles respondem

  • @Aleks93 tem que dizer que quem vc procura é manuel da silva santos, que nasceu provavelmente em Leiria no ano de 1918. Os seus pais são Francisco dos Santos e Maria da Silva. Dos documentos que possui, partiu para o brasil em 1923 tendo o passaporte sido emitido pelo Governo Civil de Leiria, porem no livro de registos do passaporte não consta a freguesia e concelho da mãe. Outro documento brasileiro da irmã de manuel, Gracinda da Silva, diz que a mesma é natural de "marquez de pombal" pelo que pergunta se houve no distrito de leiria alguma freguesia que possuiu esse nome em tempos idos.

  • Procuro certidão de nascimento dos meus avós paterno. José Francisco Quinteiro e Benedita Caitana Quinteiro e dos meus bisavós, Fenelon Francisco Quinteiro e Joanna Rosa Teixeira Quinteiro.

  • @Aleks93 Ola!

    Procuro certidão de nascimento dos meus avós paterno. José Francisco Quinteiro e Benedita Caitana Quinteiro e dos meus bisavós, Fenelon Francisco Quinteiro e Joanna Rosa Teixeira Quinteiro. Tenho a certidão de nascimento do meu pai. Que foi nascido no Brasil.

    grata!

  • Nice vc tem que criar uma discussão aqui no fórum....já tem uma conta no familyseach?

  • Encontreeeeeeei ..... a certidão. Nasceu em Pombal, Pombal mesmo . Tmj galerinha

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.