Dúvida!!!

Gostaria q alguém me esclarecesse uma coisa: Tirando eu minha dupla nacionalidade(portuguesa), perderei a brasileira?Lí em algum lugar q vc perde. Procede?Obrigada!
«1

Comentários

• Não. Você só perde a brasileira se assim desejar, isso quer dizer, se vc manifestar o desejo (por escrito) de não ser mais brasileira. 
  • Ah tá,fiquei na dúvida qdo lí sobre.Obrigada Carol! Tão logo saia a minha, volto pra vcs me ajudarem com as das minhas filhas.mas, se já puderem ir me adiantando, o q vou precisar para tirar a delas?
  • Origem seria por atribuição?

• Beth,
    Se voce obtiver a sua cidadania por ser filha de um portugues ela será por atribuição e então pode passar para os seus filhos tranquilamente despois de fazer a sua transcrição de casamento.
    Caso a tenha obtido por ser neta de português, então a coisa muda de figura, pois será uma naturalização ou aquisição. Dai não pode passar aos filhos maiores nascidos antes da naturalização.
    Se morar em SP ou MS verifique o precisa no site do consulado: www.consuladoportugalsp.org.br
    Se for mandar por correio diretamente a PT veja no guia de ajuda os documentos necessarios para atribuição.
  • Ok, entendí.Sou filha de português e já dei entrada.Estou aguardando para depois tirar para as minhas filhas.Sou do RJ.Gostaria de ir adiantando o q puder para  que tão logo saia a minha,dar entrada na delas.Como faço essa transcrição de casamento? Desculpe tantas perguntas, mas,n estou familiarizada com nada disso.
  • Beth,
    Quando conclua o seu processo lhe vao enviar a certidao de nascimento portuguesa.
    De posse dela voce deve mandar transcrever seu casamento em Portugal. Isso pode ser feito pelo consulado  (meio demorado no Rio) ou por correio diretamente numa conservatoria. Aqui ha varios posts sobre o tema. Veja tambem o guia de ajuda.
    Uma vez transcrito o casamento voce podera dar entrada nos processos das suas filhas.

• Então, tenho q aguardar a certidão chegar .Obrigada pelo esclarecimento! Vou dar uma olhada nos posts e no guia.
  • Denise, no meu caso, não foi preciso aguardar a Certidão chegar de Portugal não para fazer a Transcrição de Casamento.  Preencher formulário de Transcrição de Casamento, reconhecer  a assinatura, certidão de casamento de inteiro teor e certidão de nascimento do nubente. Entrar no Consulado Online e pagar a taxa de 407,00 referente a Transcrição de Casamento e enviar o boleto pago junto com a documentação para o Consulado.  
    Seria  uma ajuda para Beth, pode sim ir adiantando, pois já adiantei a minha Transcrição sem ter ainda recebido a de Portugal. Não esquecer de levar esta Certidão de Nascimento do nubente ao Itamaraty.

Abraços.
  • Angela, onde eu encontro esse formulário de Transcrição de Casamento?
    Então preencho esse formulário e reconheço a assinatura em um cartório.
    certidão de nascimento do meu marido de intreiro teor e levar ao Itamaraty.
    certidão de casamento de inteiro teor.
    depois enviar para o consulado, (n tem q ir lá não?) o boleto pago juto com essa documentação acima.
    É isso?
  • Beth

Lá no site do Consulado chama nacionalidade e Transcrição de Casamento.  Em um certo momento manda clicar para emitir o formulário.  É exatamente isto tudo que falaste, manda sim o boleto pago com toda sua documentação, manda por sedex 10, pois é mais rápido.  O correio vai te dar um comprovante, depois com este número do correio vc pode ligar para 35091850 e se informar se a documentação chegou ao Consulado.

Qualquer dúvida pergunte, pois tb estou em processo da minha e talvez possa lhe ajudar.

Não esqueça de colocar no envelope o seu nome e a data do seu nascimento, pois assim que eles localizam seu processo.  Escreve tmém por fora  TRANSCRIÇÃO  DE  CASAMENTO.

Abraços.
  • Beth,

vc pediu a sua nacionalidade pelo Consulado do Rio, correto? Se você quer "adiantar" faça a transcrição do casamento diretamente em PT como a Denise sugeriu, após receber a confirmação da sua nacionalidade pelo Consulado.

Obs.: Deve levar por volta de 30 dias. No Consulado do Rio fiz uma transcrição em meados do ano passado em exatos 130 dias.

• Guilherme, vc tem razão sim quanto a demora, mas não necessariamente precisa esperar a confirmação.
    Abraços.
  • Guilherme e Angela

Eu n fiz pelo consulado do rio não, como estava sem tempo e querendo logo tirar a minha nacionalidade, paguei a uma pessoa q só trata disso.Segundo ele, mandou para o porto pois é mais rápido. Estou n o aguardo ainda. Como n gostaria de pagar de novo, eu mesma pensei em fazer isso.Penso em fazer diretamnte em Portugal, já q pelo consulado demora mais.

• O q seria transcrição de casamento?

• Beth

Realmente por lá é mais rápido.  Transcrição é para comunicar a Portugal o seu casamento no Brasil para que seus filhos tenham direito.

Na sua Certidão de Portugal já sairia o seu casamento no Brasil.

Neste caso eu não saberia te dizer para onde realmente vc deveria enviar, dê preferencia para onde foi enviada seu pedido de nacionalidade.
    Um grande abraço.

• Beth quanto a taxa a ser paga é diferente se fosse fazer por aqui, não sei como seria.

• Obrigada Angela! Me sinto confusa agora no início, mas, a medida q for dando continuidade, acho q a coisa flui melhor.

• Beth,
    Tendo todos os poucos documentos em ordem, voce nao teria precisado contratar ninguem para a cidadania. Tudo se pode fazer por correio no Porto e em Lisboa, por exemplo. Agora ja era e espero que em dias voce tenha a cidadania.
    Bom, com relacao a transcricao, voce pode ir providenciando a certidao de casamento em inteiro teor e a certidao de nascimento do brasileiro em inteiro teor com o casamento averbado. Quando as tenha leve-as ao Itamaraty para a autenticacao. Logo leve-as ao consulado para a legalizacao.
    Veja nos posts anteriores y no guia de ajuda para onde mandar. Ha varios amigos aqui da comunidade que fizeram suas transcricoes com sucesso por correio sem necessidade de pagar intermediarios.
  • Complementando a Denise, se você for fazer sua Transcrição de Casamento, pelo consulado é mais demorado, pelo correio é mais rápido e consideravelmente mais barato.
    Se for mandar pelo correio, olhe o guia de ajuda para onde você deve mandar os documentos porque no Arquivo Central do Porto, bem como na CRCentrais de Lisboa, não se faz transcrições.

• Ok gente!Vou providenciar o q a Denise falou.
    Outra coisa, quais os passos seguintes após a minha cidadania?Como tirar passaporte, identidade...
  • Depois você recebe sua certidão Portuguesa pelo correio e faz todo o resto pelo consulado do Rio mesmo! mas antes tem que fazer a trascrição de casamento, esta pode ser feita pelo correio como dito antes!
  • Eu tiro a certidão do meu marido de inteiro teor e com o casamento averbado?
    Qdo eu estiver com a minha certidão de casamento de inteiro teor, com a certidão do meu marido de inteiro teor com o casamento averbado(faço isso no mesmo lugar?) levo ao Itamaraty e em seguida ao consulado, certo? Tenho q agendar para fazer isso?
    Desculpa as infindáveis perguntas, mas n dá para n fazê-las, não entendo nada gente!!! sabe aquele negócio, explicar nos mínimos detalhes, pois é...rs
  • Beth,

Vc tem de pedir ao cartorio onde casou para averbar o casamento na certidao de nascimento seu marido e aproveite mande averbar na sua tb.Eh gratis! Depois eh que vai solicitar a certidao de INteiro teor.( as 2)

Depois passe no Itamaraty e eles vao legalizar a de nascimento.Gratis

A seguir, va ao consulado e leve dinheiro e legaliza as certidoese outros documentos.

• Ah tá, vou fazer isso. Qdo eu for tirar para as minhas filhas, minha certidão tb terá q ter meu casamento averbado?
  • Voce vai preparar os documentos acima para quando voce tenha o seu processo aprovado e o numero do seu assento de nascimento portugues, pedir a transcricao de casamento em Portugal. Transcrever o casamento significa averbar seu casamento na certidao de nascimento portuguesa.
    Quando isso esteja feito voce partirá para o pedido de cidadania das suas filhas.
  • Saiuuuu!!!!! Chegou hoje a minha certidão.Hiper feliz!!!!!
    Achei super rápido.
  • Parabéns!. Quanto tempo levou?
  • Obrigada Antonio!Dei entrada no final de abril,chegou dia 4 de julho.Rapidinho né!
  • Para eu requerer o meu cartão cidadão,passaporte...eu tenho q transcrever o meu casamento primeiro?N vou fazer pelo consulado, prefiro direto numa conservatória, alguma indicação?
  • Parabéns!
    Para que seu cartao do cidadao saia com seu estado civil atualizado voce deve primeiro fazer a transcricao de casamento. Isso é importante, como disse acima, para o processo dos seus filhos.
    A transcricao pode ser feita pelo correio usando uma conservatoria do registro civi ou no consuladol. Veja no guia de ajuda as dicas.
    O cartao do cidadao e o passaporte so podem ser feitos em Portugal ou em um consulado.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.