Certidão de Casamento Portuguesa

Bom dia caros amigos!

Estou juntando a documentação para dar entrada no pedido de nacionalidade para meu pai por ser neto de português.

Até o momento, possuo os seguintes documentos:

• Certidão Narrativa do cidadão português (meu bisavô)
  • Certidão de nascimento do meu pai em inteiro teor com cópia reprográfica, com firma reconhecida e apostilada.
  • Certidão de nascimento de meu avô em inteiro teor, com cópia reprográfica, com firma reconhecida e apostilada.
  • Passaporte do meu pai (eu iria mandar a carteira da OAB, mas foi emitida há mais de 10 anos).
  • O RNE do meu bisavô, para provar a fixação do sobrenome português dele.

Porém possuo a seguinte dúvida: O meu bisavô se casou em Portugal com minha bisavó, e depois vieram para o Brasil, entretanto, na certidão narrativa do meu bisavô, na linha de averbamentos, não há menção ao casamento dele.

Logo, gostaria de saber se eu preciso buscar aonde estaria essa certidão de casamento (não faço ideia onde procurar, nem aonde foi feita em Portugal) e se preciso averbar o óbito dele, que ocorreu aqui no Brasil (isso seria mais fácil, pois possuo a certidão de óbito dele em mãos).

Resumindo: meu problema é quanto ao casamento de meu bisavô em Portugal, pois na certidão narrativa não menciona o matrimônio, e não faço ideia de onde possa estar essa certidão.

Acha que isso pode ser uma exigência em Portugal, ou eles conseguem achar o casamento de meu avô nas consultas internas deles, quando tiverem avaliando a documentação.

Desde já, agradeço a atenção de todos.

Comentários

• Quem foi o declarante do nascimento do seu avô? Caso tenha sido o português, não precisa mandar a certidão de casamento.

• Então se o declarante na certidão de casamento do meu avô for o meu bisavô (cidadão português), eu não preciso mandar a certidão de casamento do meu bisavô???

E o óbito do meu bisavô, preciso fazer a transcrição via consulado?

• Exatamente, sendo ele o declarante, está estabelecida a filiação, não precisa mandar a certidão de casamento.

Para o processo de cidadania, não precisa mandar certidão de óbito, nem fazer essa transcrição.

• guimossguimoss Beta
    editado October 2022

@matheustavares2306

Complementando o que o @LeoSantos disse, vc tem que verificar por divergências em todas as certidões em que o português aparece, para ficar claro que é a mesma pessoa.

E como o nascimento se deu em 1903, o casamento certamente estará no civilonline.

Mande um email para a Conservatória de Albergaria e pergunte a respeito.

Se não conseguir por email, telefone e pergunte.

Abraços

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.