Validade certidões nascimento brasileiras

Bom dia a todos!

Processo de Netos: As certidoes de nascimento da requerente e do filho do portugues precisam ter sido emitidas a menos de 1 ano? Tenho as certidoes já, porém emitidas em jul/21 e nov/21.

Tenho uma dúvida pois no site com a lista oficial (https://justica.gov.pt/Como-obter-nacionalidade-portuguesa/Nasceu-no-estrangeiro-e-e-neto-de-um-portugues) não diz sobre esse prazo e na internet em geral alguns lugares mencionam enquanto outros não.

Além disso, emitindo novamente seriam as mesmas informações certo? pois são apenas as certidões de nascimento.

Comentários

• LeoSantosLeoSantos Beta
    editado October 2022

Boa tarde

Repare que o link que você postou, fala sobre as certidões portuguesas, que não tem validade.

Para as certidões brasileiras, muito embora também não haja uma validade expressamente prevista, a experiência diz que as conservatórias estão considerando o prazo de um ano (por conta de fraudes, etc).

Eu tiraria uma segunda via de ambas as certidões, porque a de novembro/2021 corre o risco de chegar lá em Portugal fora do prazo.

Emitindo uma nova certidão, os dados serão os mesmo, exceto caso tenha havido alguma modificação (hoje em dia é possível mudança de nome, de gênero, averbação de casamento, etc...)

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.