Busca por assento de nascimento - Ilha da Madeira

Olá pessoal,

Estou no processo de busca pelos documentos dos meus trisavós, que são portugueses, para dar entrada no processo de cidadania da minha avó materna, neta deles.

Já encontrei algumas informações sobre os dois, porém não consigo encontrar informações do assento de nascimento dele nos Arquivos Distritais de Madeira, por isso recorri ao fórum para ver se alguém consegue me ajudar a encontrar as informações necessárias para o processo.

Português: ANTONIO BENTO

Ano de Nascimento: 1881

Local de Nascimento: Freguesia de São Roque, Ilha da Madeira

Nome da mãe: BENTO DE ABREU

Nome do pai: ROZALINA DE ABREU

Encontrei também a informação de que ele chegou ao Brasil em 1890 pelo Porto de Santos.


Portuguesa: HERMINIA DA CONCEIÇÃO (nos documentos da filha dela constam diferentes grafias: ERMINA DA CONCEIÇÃO / HERMINIA DA COSTA / HERMINIA BENTO)

Ano de Nascimento: 1886

Local de Nascimento: Freguesia de Villa Franca do Campo, Ponta Delgado

Nome da mãe: MARIA LIBANIA

Nome do pai: JOSÉ DA COSTA

Desde já agradeço pela ajuda!

Comentários

  • @julianeabad onde casaram a Hermínia e o António? Tem casamento religioso? Como obteve esses anos de nascimento e essas freguesias?

  • @nunogomes Eles se casaram já no Brasil, em Descalvado (SP). Foi através da certidão de casamento deles que obtive as informações.

    Com relação ao casamento religioso, não tenho essa informação.

  • @julianeabad procure nas paróquias perto do cartório onde casaram se ha casamento religioso, pois se houver, pode ser que contenha mais informação

  • @nunogomes Obrigada pela dica, já estou em contato com a paróquia da cidade para tentar encontrar mais informações.

    @Kleber Silva Aguiar Muito obrigada!! Pelo o que vi, as informações batem com o que minha avó sabe sobre a avó dela! Só tenho uma dúvida: eu preciso fazer o processo a partir do meu trisavô, é isso mesmo?

  • @julianeabad tem que ser a sua avó a fazer o processo de neta. PS: a erminia e o antónio, casaram no brasil ou em portugal? isso é muito importante, porque se casaram no brasil vc terá que transcrever o casamento deles, antes de dar entrada do processo de neta da sua avó, PS, voce pode dar entrada do seu processo como neta de portuguesa, junto com o da sua avó ao abrigo do novo artigo 40A, só que quando eles fizerem o processo da sua avó, o seu vai cair em exigencia porque vao exigir a transcrição do casamento da sua avó, ai vc faz, porque só pode transcrever o casamento da sua avó quando ela for portuguesa, mas compensará sempre, porque não voltará para o fim da fila!

  • @nunogomes sim, terei que transcrever o casamento deles, pois casaram aqui no Brasil. Mas, ainda estou buscando o assento do meu trisavô para o processo.

    De qualquer forma, muito obrigada pela ajuda!

  • @julianeabad @nunogomes

    Verifique quem declarou o nascimento do filho dos portugueses e qd foi feito.

    Isso pode afetar o seu caso.

    Abraços

  • editado October 2022

    @guimoss foi o meu trisavô quem declarou o nascimento da minha bisavó.

    Desculpe a ignorância, mas como pode afetar meu caso?

    Obrigada!

  • @julianeabad

    Há relatos que indicam que (com base em um parecer do IRN) se o português declarou o nascimento do filho durante a menoridade deste e não há dúvidas (como divergências entre as certidões), a transcrição do casamento é dispensada.

    Eu sugiro a leitura de uma discussão a respeito no tópico de netos, nas últimas páginas.

    Os argumentos estão todos lá.

    Abraços e boa sorte!

  • @julianeabad veja este registro, são três anos de diferença, mas é bem possível, o nome da mãe tb não bate, mas penso ser possível retificar, mas primeiro faça uma pesquisa mais profunda e procure saber se houve casamento religioso, pois pode conter mais dados

  • Pessoal, boa noite!

    Estou retomando o tópico pois ainda estou em busca pelo assento do Antonio Bento e encontrei nos arquivos da Madeira esse registro: Pesquisa (madeira.gov.pt)

    Os sobrenomes dos pais dele estão diferentes do que consta na certidão de casamento e o registro também tem diferença no ano de nascimento que consta na certidão (1876 vs. 1881), então gostaria de entender com vocês, que possuem mais experiência com isso, se é possível que esse registro seja o que eu estou buscando.

    Desde já, agradeço!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.