Pai falecido | Compartilhar documentos

Gente, boa tarde! Tenho duas dúvidas:

1) Estou fazendo a transcrição de casamento da minha avó portuguesa com o meu avô, para os meus primos utilizarem para tirarem cidadania, eles precisam solicitar o documento novamente no mesmo cartório? Como terão acesso a essa transcrição já que eu vou mandar com os documentos do meu pai para fazer a minha cidadania?

2) O pai da minha prima é falecido, então ela fará atribuição de neta. A certidão do pai dela (filho da portuguesa) precisa da averbação de casamento + óbito. Solicitando no cartório, eles mandam tudo junto em um único documento?


Muito obrigada!

Comentários

  • LeoSantosLeoSantos Beta
    editado October 2022

    @alicefernandes


    1-) Quando sair a transcrição, tire uma cópia da certidão e dê para eles.

    Como essa transcrição vai estar no registo civil, eles precisam apenas mencionar os dados para o conservador que irá fazer a nacionalidade (podem mandar cópia simples)

    Existe também a possibilidade com a mudança da lei, de apensar o processo deles ao seu, pelo artigo 40-A, dá uma olhada no tópico sobre isso:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/22220


    2-) Provavelmente não vai precisar da averbação do do casamento, e certamente não vai precisar da transcrição do óbito do pai da sua prima.

    Ela vai precisar apenas da certidão de nascimento do pai.

    Para mais detalhes, dê uma olhada na discussão que está rolando no tópico de netos (principalmente os posts da @texaslady @Todd e @guimoss )

  • @alicefernandes ,

    pelo que conclui do que você disse, seu pai é filho dos portugueses, certo? Ele está vivo? Você disse que vai mandar os documentos para sua cidadania, certo? Se sim a estas perguntas, porque você não pede a cidadania de seu pai e a sua, como filhos e pede para que os processos sejam apensados pela ACP?

    Tudo que tem que fazer é enviar os dois processos juntos com um requerimento para que sejam apensados de acordo com o artigo 40A do decreto lei 26/2022 de 18 de março. Primeiro o do seu pai é finalizado e a seguir inicia-se o processo do seu.

    Quanto a seus primos que tem que pedir como netos, obrigatóriamente, e o processo corre em Lisboa, eles também poderiam pedir que os processos deles fossem apensados. Neste caso enviariam apenas uma certidão de nascimento apostilado do pai deles (filho de português) no processo de um deles e uma cópia no processo de outro. Lembrando de fazer o requerimento que mencionei acima e também que no processo tal está sendo enviada a cópia da certidão apostilado, que está juntada no processo do outro.

    Não acho viável apensar processo o seu processo ao deles pois o deles terá como disse obrigatóriamente que ser processado em Lisboa o que levará uns 3 anos. E no seu caso de 6 a 8 meses para cada processo de seu pai e seu pela ACP.

    No caso de seu pai não estar vivo, ou por algum motivo não querer a nacionalidade, ai sim vocês poderiam apensar os 3 processos em Lisboa.

    Quanto a certidão de nascimento de pai de sua prima não é necessária a averbação de casamento ou óbito. Lembramos em todos os casos de checar por divergências e estabelecimeto da filiação na menoridade de todos.

  • @alicefernandes

    @LeoSantos

    @texaslady

    Vc pode enviar até 5 processos por DHL, se não for caso de apensação.

    E a transcrição de casamento de um mesmo antepassado pode ser compartilhada.

    Vc tem que dar mais detalhes do seu caso, para saber se vake a pena a apensação.

    Abraços

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.