Procura dos meus bisavós

Bom dia. Estou procurando meus bisavós. Nomes: Manoel Simões de Mattos e Maria Candida de Jesus. Não tenho data da chegada ao Brasil. Estou tentando junto ao Arquivo Nacional para descobrir a data da entrada deles ou dele. Minha avó sempre disse que meu bisavô era de Traz os Montes, minha mãe achava que era da Madeira. Como faço para descobrir ? Já agradeço quaisquer ajuda.

Comentários

• @cicera66 ,

somente com estas informações será próximo de impossível descobrir, ao menos com algum grau de certeza. São nomes muito comuns (o nome "todo" do Manuel nem tanto, mas ainda assim é comum) e homônimos (inclusive um outro casal com exatamente os mesmos nomes) serão sempre possíveis de encontrar.

Poste o que souber. Caso haja algo que não saiba, preencha o restante,

Caso deseje, poste as informações abaixo que podemos ajudar a procurar e ver se encontramos alguma pista:

DOS SEUS BISAVÓS:

• Data de nascimento (caso não saiba exata, o mais aproximado possível, nem que seja uma faixa de anos) de ambos
    • Se casaram no Brasil ou em Portugal e, se souber, quando e onde exatamente casaram (data ou mesmo ano aproximado, paróquia/cartório específico ou pelo menos cidade, etc)

DOS PAIS DOS SEUS BISAVÓS (caso saiba algo sobre eles):

• Nome completo (ou o que souber) e data (certa ou aproximada) de nascimento
    • Creio que não saiba onde nasceram mas, se souber, poste

DOS FILHOS DE SEUS BISAVÓS (especialmente, mas não somente, seu avô/avó que é filho deles):

• Nome completo
    • Data de nascimento
    • Local de nascimento
    • Se se casaram, o nome do marido/esposa

Sempre, como disse, o que você souber. Caso não saiba algo, ok.

MOTIVO:

• Os nomes dos PAIS deles podem servir para se certificar de que encontramos a pessoa correta (pai e mãe com o nome certo)
    • Os dados deles podem servir para encontrar documentos (por exemplo, o registro de casamento) que nos forneçam mais dados
    • Os dados dos FILHOS deles podem servir para, ao encontrar o registro de nascimento ou batismo de um dos filhos, dali extrair mais informações, como os nomes dos avós das crianças (consequentemente, os pais de seus bisavós), onde nasceram em Portugal (é raro, mas há registros que dão o local com exatidão), data de nascimento ou ao menos ano aproximado de nascimento, etc

Com esses dados, é possível fazer buscas em sites de genealogia e tentar encontrar algo. Adianto que na Madeira sempre é mais difícil (há poucos documentos indexados), mas mesmo que sejam de lá pode ser possiível.

• @cicera66 veja se o seu bisavô é filho de Margarida Simões de Mattos, se fim, ele nasceu em 1885 PT-ADVIS-PRQ-PVIS28-001-0008_m0022.tif - Baptismos - Arquivo Distrital de Viseu - DigitArq (arquivos.pt) tif 22 assento 39/1885 de Torredeita, Viseu

• @cicera66

O nome dos pais estará no nascimento dos filhos ou no casamento do casal.

Abraços

• @andrelas

@Nunogomes

@Guimoss

Desde já agradeço a todos a ajuda. Me deu uma noção do que procurar.

Minha avó nasceu em Minas Gerais. Irei começar procurando a certidão de casamento e daí procurar a certidão de óbito dos meus bisavós. Que acredito que meu bisavô é português.

Realmente, encontrei muitos casais com os nomes dos meus bisavós. Vou tentar levantar as certidões de óbitos e casamentos para conhecer os nomes dos pais dos meus bisavós, isto é, nome dos meus tataravós. Assim que estiver de posse de mais informações postarei aqui para pedir ajuda a vocês.

Muito obrigada pelos retorn

• @cicera66

Cuidado com a menção.

O guia está acima da janela de msgs.

Se vc n marcar ou mencionar alguém, a sua dúvida pode ser perdida.

Abraços

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.