Divergência no nome do bisavô

Prezados, boa noite.

O nome do meu bisavô português é HENRIQUE DE MAGALHÃES, segundo seus registro de batismo / passaporte / cert. de casamento / certidão de óbito.

Entretanto, na certidão de nascimento da minha avó (brasileira), em que o próprio pai foi declarante, consta o nome HENRIQUE PINTO DE MAGALHÃES - assinatura somente do oficial do cartório. (Pinto era sobrenome do sogro dele e avô da minha avó).

E, em razão desse equívoco na certidão de nascimento da minha avó, em que se incluiu PINTO no nome do pai dela, nos seus documentos posteriores, tais quais, identidade, certidão de casamento e etc, consta o nome equivocado HENRIQUE PINTO DE MAGALHÃES.

Tal avó já é falecida, de modo que vou requerer reconhecimento de cidadania via neta para minha mãe.

O nome da minha bisavó, também portuguesa, está correto em todos os documentos: CLEMENTINA DE JESUS.

Minha dúvida é: será necessário retificar o registro de nascimento da minha avó, para o processo da minha mãe como neta?

Alternativamente, seria possível basear o requerimento levando em consideração minha bisavó, avó da minha mãe, como referência, visto que o nome dela não apresenta qualquer divergência?


Desde logo, muito obrigado!

Comentários

  • O processo de retificação é simples? Pode se dar administrativamente no próprio cartório de registro?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.