Preciso de ajuda para conseguir local de registro ou batismo de meu avô

Boa tarde amigos!

Me chamo Aline e venho buscar ajuda pois já não sei mais onde posso obte-la!

Meu avô nasceu em Portugal, infelizmente não se tem nenhum documento que conste o local de seu nascimento. Ele dizia ser nascido em Trás-os-Montes, e que veio para o Brasil ainda criança.

Já busquei informações nos arquivos distritais de Viseu, Vila Real, Viana do Castelo, Braga, Valpaços e não acho nada.

Algumas informações que consegui são que a irmã de meu avô nascida Aida Martins Bastos Corrêa foi batizada em Fiães (consta do registro de casamento dela).

O registro de casamento de meu avô não consta local de batismo, apenas que era Português.

Deixo aqui os dados que tenho e caso alguém possa me dar uma luz do que fazer, serei muito agradecida!

Meu avô: Antônio da Silva Corrêa, filho de Antônio da Silva Corrêa e Otília Mastins Bastos Corrêa, nascido em 01 de setembro de 1912. Meu bisavô Antônio da Silva Corrêa era filho de José da Silva Corrêa e Maria Magdalena. Minha bisavó Otília Mastins Bastos Corrêa era filha de João Martins Bastos e Maria Bastos.

São irmãos de meu avô: Maria da Silva Corrêa nascida em 1899 , Aida Martins Bastos Corrêa (casou e assinou Maia) nascida em 1903 e Cassiano da Silva Corrêa nascido em 1908.

Toda ajuda é bem vinda, desde já agradeço!

Comentários

• @AlineCorrea83

A freguesia onde Aida nasceu é Tões, concelho de Armamar, distrito de Viseu. Aqui o batismo dela:

https://cloud.archeevo.pt/viewer?id=14320&FileID=52997

Aqui o casamento religioso dela, dá para ver que é Tões:

https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:939F-R8BV-Y?cc=1719212&wc=M6ZR-HPD%3A131775101%2C132584101%2C132596501

Tem uma irmã Maria Madalena (?) que também foi batizada em Tôes em 1910 (a indexação do Family search está bem errada):

https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:6FFH-P4L6

Como seu avô nasceu em 1912, o registro de nascimento dele já deve estar informatizado. Peça no civilonline informando o nome dos pais, freguesia e concelho. A freguesia de Tões é muito pequena, poucos nascimentos por ano.

O civil online custa 10 euros. Com isso eles te mandam uma cópia do assento informatizado, que poderá usar no processo de nacionalidade.

O sistema do civilonline tem um erro conhecido - não aceita datas com mais de 100 anos. No campo nascimento coloque uma data de 1923 em diante - e depois, nas observações coloque a data certa de 1912. Eles vão olhar, pois sabem desse erro e dessa maneira de conseguir pedir assentos depois de 1911.

Se quiser tentar achar os batismos dos outros irmãos nascidos antes de 1909 (data que as imagens dos arquivos de Tões estão online), olhe aqui:

https://tombo.pt/f/amm16#BIRT

• @CarlosASP

Boa noite amigo!

Fico muito agradecida!

Vou requerer agora mesmo e volto para contar minha experiencia!

Obrigada pela ajuda!

• andrelasandrelas Beta
    editado October 2022

@AlineCorrea83 ,

me parece que tanto Aida quanto Cassiano nasceram em Tôes (Concelho de Armamar, Distrito de Viseu) e não em Fães (o casamento de Aida está realmente difícil de ler, mas o batismo está em Tões):

Batismo de Cassiano: https://cloud.archeevo.pt/viewer?id=14322&FileID=53028

Registro do batismo de Aida (imagem não disponível, a transcrição foi feita de forma automática, o que explica os muitos erros): https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:6FFH-P4L8

O livro de 1899 (onde estaria Maria) não está disponível no Tombo (pode ter se perdido, danificado, etc). Por outro lado, estranhamente, encontrei o nascimento dela aqui no Brasil (se for homônima, TODOS - pais, avós - também são):

https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-6QSS-BBN?i=76&cc=1582573&personaUrl=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3AQPQW-Y66Y

Outras coisas estranhas são os locais de nascimento de algumas pessoas (consta como Brasil). Maria nasceu mesmo aqui? Seus bisavós vieram para cá e depois retornaram a Portugal, tendo seu avô lá?

Em relação ao seu avô, como você já deve saber, os livros de 1911 em diante ficariam (se escaneados) diretamente em Viseu. Como não há nenhum lá, caso ele tenha também nascido em Tões, o caminho seria realmente consultar o arquivo distrital de Viseu. Ocorre que as datas de nascimento declaradas no Brasil frequentemente estão erradas, muitas vezes porque as próprias pessoas não sabiam ao certo suas datas de nascimento (isso era muito comum antigamente). Assim, pode ser que ele tenha nascido em outro período e, por isso, não encontraram o registro (repetindo, isso se ele de fato nasceu em Viseu, o que é provável dados os nascimentos dos irmãos).

Uma tentativa seria solicitar uma pesquisa ao Arquivo Nacional (do Brasil) fornecendo apenas os nomes do seu avô e dos pais dele, sem a data de nascimento, e ver se encontram algo. Como o nome Otília (ou Utília, como está nos documentos) não é muito comum, pode ser que encontrem algo e pode ser que neste algo exista alguma informação que ajude você.

Se você mora no Rio, pode ir pessoalmente; caso contrário, utilizar a pesquisa remota:

https://consulta.an.gov.br/

Eu encontrei o local de nascimento de meu avô através do Arquivo Nacional. Após anos de buscas online, solicitei uma busca lá e eles encontraram diversos documentos, dentre eles o passaporte Português do meu avô, onde constava o local de nascimento dele.

• Parece que eu e o @CarlosASP estávamos escrevendo ao mesmo tempo. :-) Quanto à Maria Magdalena, deve então ter nascido aqui e posteriormente sido batizada lá o que, antes de 1911, valia como documento legal e dava a ela a cidadania. O caminho que ele sugeriu é mais rápido (as pesquisas no Arquivo Nacional demoram algum tempo, às vezes meses), assim sugiro tentar primeiro o que ele sugeriu e, se não tiver sucesso, tentar o Arquivo Nacional.

• editado October 2022

@andrelas @AlineCorrea83

Belo achado essa Maria Madalena de 1899 no Rio de Janeiro! Se notar, tem um anotação ao lado dizendo que ela faleceu em maio de 1899. Aqui o óbito dela (número 517), registrado pelo tio (irmão de Antonio):

https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-DZPS-TVX?i=85&wc=9GTR-4WP%3A113334201%2C144695201%2C125520801&cc=1582573

Não era raro famílias usarem o nome de uma criança falecida para batizar um irmão/irmã depois com o mesmo nome. Quanto mais com a mãe de Antonio sendo Maria Madalena também, Isso explicaria a Maria Madalena de 1910 em Tões.

Se olhar o batismo de Aida em Tões, lá consta que a mãe Otília é nascida no Rio de Janeiro - e que eles se casaram na igreja do Engenho Velho (Rio de Janeiro também). Bate com sua suposição de que a família mudou entre Portugal e Brasil algumas vezes. E casa com a informação do nascimento da Maria Madalena de 1899. No nascimento de Maria Madalena se menciona o casamento civil na 12a pretoria (que depois virou a 10a circunscrição - a terminologia usada no FS):

https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-6WK7-S59?cc=1582573&wc=9GBM-ZN5%3A113334201%2C159848701%2C160145501

Antonio (pai) é português e Otilia (mãe) é carioca.

• @CarlosASP , tem razão, não atentei para o falecimento da criança. Possivelmente trata-se da "primeira do nome" e, depois, nasceu a segunda em Portugal.

Estranhei também o hiato de filhos. Naquela época, era um atrás do outro na maioria dos casos. Mas pode ser que as viagens expliquem isso - o pai podia ir antes e a esposa ficar, explicando o espaçamento maior dos filhos.

Mas, se ele é português, tudo leva a crer que tenha nascido mesmo em Tões ou, ao menos, em Viseu.

• @AlineCorrea83 o assento que vc procura deve estar na conservatória do registro civil de armamar, faça um pedido no civilonline https://www.civilonline.mj.pt/CivilOnline/Certidao/avisoCertificadoOnline.jsp

indique os dados, mas no ano do registro coloque 1923, depois nas observações coloque que a data de nascimento é 1/9/1912 pague com cartão visa, em até 5 dias uteis receberá a certidão informatizada se eles acharem o assento.

• @andrelas @CarlosASP @nunogomes

Agradeço muito!

Então, não sabia dessa informação do meu bisavô ter vindo para o Brasil e depois retornado para Portugal. Estranhamento ontem achei no http://www.rio.rj.gov.br/dlstatic/10112/4203403/4153479/imigracao_portuguesa_completo.pdf , documentos que sugerem a naturalização de um José da Silva Correa (possivelmente meu tataravô) e Maria Magdalena Correia :

BR RJAGCRJ.CM.NAT46.4.6 160 José da Silva Correa Carta de naturalização 27/04/1894

BR RJAGCRJ.CM.ITP15.1.10 4 Maria Magdalena Correia Instrução Publica 07/01/1859

Então realmente pode ter havido essa questão de irem e voltarem entre Brasil e Portugal.

Fiz algumas pesquisas no CRAV que acabaram de me retornar.

Vou verificar e retorno para vocês.

Agradeço mesmo toda a ajuda, pois as vezes temos até vontade de desistir do processo diante de tantas desinformações!

Gratidão à todos!

• @andrelas @CarlosASP @nunogomes

Bom dia amigos, venho contar que consegui o assento de nascimento do meu Avô na Freguesia de Armamar, Concelho de Armamar, Distrito de Viseu!

Estou muito feliz!

Constam algumas leves divergencia como o nome completo do meu avô ser Antonio da Silva Correia Junior , sendo que no Brasil ele não usou o Junior (mas pesquisei que geralmente agnomes não são necessariamente requisitos de retificação, correto?), e o Correia virou Correa.

sabem me dizer se há necessidade de retificação do nome dele diante dessas informações?

Agradeço

• @AlineCorrea83

Fico feliz pelo achado.

Correia x correa não muda o som.

E o agnome tb não afeta.

Eu só retificaria, se fosse pedido.

Boa sorte!

• @AlineCorrea83 , que bom! :-) O mais difícil já foi!

Em relação às retificações, concordo com o @guimoss . Considerando que retificar não é rápido e que as diferenças são somente essas, acho que o restante estando exatamente igual não deve ser problema. Mas, claro, sempre pode acontecer de cair em exigência, é bom estar preparada.

Boa sorte!

• @AlineCorrea83

Que bom que deu certo.

Pelo que tenho visto, o uso de Junior em PT é algo diferente do aqui no BR.

No BR acho que só se usa Junior quando um filho tem o mesmo nome completo que o pai.

Em PT já vi alguns casos quando o nome que se repetia não era o do pai, mas de algum outro antepassado mais velho (tio, etc). Me pareceu que nesses casos Junior era para indicar "o mais novo" e não necessariamente o "filho de". E vi o Junior deixar de ser usado pela pessoa durante a vida (talvez depois da morte do antepassado mais velho)

Num processo de nossa família, o bisavô da requerente (ou seja, pai do PT de quem se puxou a nacionalidade) aparece no batizado do PT com "Junior", mas Junior depois deixa de aparecer nas outras certidões que ele é citado. O processo foi aprovado sem exigências - mas como se diz, cada caso é um caso e depende do "conjunto da obra" e se o consercador acha que há dúvidas sobre a identidade dos envolvidos.

• @andrelas @CarlosASP @nunogomes

Bom dia pessoal!

Vocês sabem me informar aqui no forum se tem algum passo -a-passo do que preciso fazer agora?

Quais documentos, para onde enviar e etc?

• @AlineCorrea83 relembre mais o seu caso.

Sei que já tem a certidão de nascimento do português (seu avô) com o nome de Antonio da Silva Correia Junior.

Quem vai fazer o processo é vc diretamente como neta, ou o seu pai/mãe filho do Antonio da Silva Correia Junior?

Se for de filho, e foi o António da Silva Correia Júnior que registrou o filho no primeiro ano de vida e a mulher dele for brasileira, vc pode tentar diretamente na ACP sem transcrever casamento e sem retificar se a única diferença for o Júnior, ja que correa e correia não são divergências.

Se depois não aceitarem por conta do Junior vc retifica no Brasil.

Se for de neto, então para não perder muito tempo já que os processos de neto são bem longos, tem que ponderar se quer arriscar sem retificar o Junior, valendo tb a dispensa de transcrição, se a mulher do Antonio da Silva Correia Junior for brasileira e ele tiver registrado o filho no primeiro ano. Mesmo que caia em exigência vc não volta para o fim da fila, mas atrasará um pouco o processo. (o tempo de retificar no brasil + tempo do correio + um mês ou dois da CRC)

• @nunogomes

Obrigada Nuno!

Primeiro vamos fazer do meu pai - filho do Antonio. Sim meu avô consta como declarante de meu pai na certidão de nascimento dele.

• @AlineCorrea83 então acho que não corre muito risco em enviar mesmo estando com o nascimento com nome Antonio da Silva Correia Junior e o assento do filho estar Antonio da Silva Correa. Se cair em exigência, vc retifica e em pouco tempo o processo andará. Mas converse com o seu pai, para saber se ele pretende retificar já, ou se pretende arriscar, porque retificar implicará novo rg, atualizar os dados no CPF e tal, por isso penso que vale tentar a sorte, sobretudo sendo um processo de filho no Porto que é tão "rápido" (6/7 meses).

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.