Trânscrições

Boa tarde pessoal, sou novo aqui na comunidade

Iremos dar inicio a obtenção da cidadania portuguesa, somos bisnetos então iremos iniciar a cidadania por atribuição, já que o filho do bisavô português ainda esta vivo.

Temos a certidão de batismo do bisavô.

A dúvida é sobre as transcrições, em caso da certidão de nascimento do nosso avô o declarante for o português é necessário apenas transcrever a certidão de óbito? Ou será necessário óbito + casamento?

Após as transcrições é emitido uma nova certidão do português atualizada?

Grato

Comentários

  • Bom dia!

    Até onde sei (para processo de atribuição a filho), sendo o pai portugues o declarante na certidão de nascimento do filho não se faz necessario transcrição de casamento, nem óbito.

  • Olá bom dia @isabelaat

    Obrigado pela resposta, confirmei e o pai é o declarante na certidão de nascimento do nosso avô.

    Mesmo a mãe sendo brasileira não se faz necessário? O português se casou no brasil

    Grato

  • @edgardjunior se o pai foi o declarante, está estabelecida a paternidade, no meu entender não precisa fazer a transcrição, mande assim mesmo.

  • Bom dia @LeoSantos

    Agora estou na saga de conseguir a certidão de nascimento dele com o número do assento.

    A certidão original é de batismo em 1906, foi registrado no conselho de são vicente na freguesia de boa ventura no distrito da ilha da madeira, porém não estou encontrando a regional que deve ser solicitado esses dados e a certidão de nascimento dele.

    Mandei um email para funchal que localizei tópicos parecidos aqui na comunidade e também tentei obter pelo site do cidadão informando os dados no campo de dados adicionais, agora é aguardar.

  • @edgardjunior É, Ilha da Madeira é complicado mesmo, leio nos relatos dos outros foristas.


    Já tentou pedir por aqui: https://arquivo-abm.madeira.gov.pt/oservices ?

  • @LeoSantos Acabei de solicitar.

    Me responderam para solicitar informações com a regional responsavél abaixo caso alguém precise posteriormente.

    Arquivo Regional da Madeira

    Telefone nº 291 708 400

    Fax nº 291 708 402

    Email drabm.srtc@madeira.gov.pt


    Eles me encaminhou para esse site que você passou, agora só aguardar 😁

  • @edgardjunior opa, maravilha!

  • Ola, vi o topico e gostaria de tirar algumas duvidas por favor. Sou nova aqui e tambem estou iniciando o processo por atribuiçao. Minhas duvidas sao:

    1-Posso dar entrada sendo que a unica pessoa viva é o neto?

    2-Sou a bisneta e no caso sou eu a interessada mas entendi que primeiro devo fazer para meu pai(o neto), correto?

    3-Em caso positivo, como proceder com a minha cidadania? Posso enviar em um unico processo ou devo aguardar a conclusao do primeiro?

    4-Consegui somente o registro de batismo, nos documentos brasileiros(casamento e nascimento dos filhos) consta a adiçao de um sobrenome fora de contexto. Isso pode ser um problema?(tipo jose de jesus = jose de jesus santos)


    No momento sao essas as duvidas. Agradeço desde ja

  • @marfaw


    1- sim, pode;

    2- correto;

    3- Pela lei nova, você pode pedir o apensamento dos dois processos (neto e filho do neto, porém o processo de neto só tramita pela CRC que é mais lenta, processos de filhos podem ser feitos no ACP - mais rápido.

    Então eu faria o processo de neto primeiro e depois mandaria o processo de filho pro ACP (após a conclusão do primeiro);

    4- O assento de batismo do português é válido, desde que seja anterior a 1911 (depois disso, passou a ser obrigatório o registo civil em Portugal)

    Peça uma certidão autenticada ao arquivo distrital correspondente.

    Essa adição de sobrenome pode ser um problema ou não, teria que ver o contexto do caso concreto para saber;


    Espero ter ajudado, boa sorte

  • @LeoSantos

    Obrigada pela rapida resposta. Ajudou bastante!

    Houve uma falha e a mensagem nao foi completa onde eu explicava o sobrenome (exemplo: jose de jesus melo, ficou: jose de jesus santos)

    Um sobrenome completamente nada a ver rsrs

    E tambem perguntei: Como comprovar ligaçao afetiva com a comunidade portuguesa?


    PS. o que seria o ACP?

    Grata

  • A ligação efetiva com a comunidade não é necessária para as pessoas naturais de países que falam a língua portuguesa.


    ACP é o Arquivo Central do Porto, procure aqui no fórum que tem bastante informações sobre o processo lá.

  • @LeoSantos

    Valeu!!! Obrigada pelas respostas e dicas ;)

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.