[ajuda] Assento Maria José de Coimbra

Olá, pessoal.

Estou na busca pelos documentos da minha bisavó, mas em virtude das poucas informações estou tendo algumas dificuldades.

Segue um resumo das informações que tenho:

Nome da bisavó portuguesa: Maria José de Coimbra (este é o sobrenome que ela utilizou aqui no Brasil a vida inteira e que está na certidão da minha avó, filha da portuguesa, e da minha mãe, neta da portuguesa / ela não recebeu o sobrenome do meu bisavô, apesar de casados legalmente).

Data de Nascimento: aproximadamente entre os anos de 1866 e 1867 (na certidão de óbito dela está que ela faleceu com 76 anos, em 1943).

Filiação: Joaquim Rodrigues e Joaquina Rodrigues (o nome dos pais da portuguesa constam assim na certidão da minha avó (filha da portuguesa) e de seus irmãos / no entanto, na certidão de óbito da Maria José de Coimbra, consta o nome da mãe como Joaquina Guerra)

Em todos os documentos brasileiros só consta que ele é natural de Portugal

Enfim, diante dessas informações, existe algum outro meio para localizar esse assento?

Por favor, me ajudem!!!!!

Comentários

• @joãolobo1

https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/5096/dados-que-devem-ser-informados-no-pedido-de-pesquisa-de-certidoes-portuguesas

===

Possiveis irmãos? Nomes do pai parecido. São de Coimbra e o nome da mãe bate.

ID Nome Naturalidade Concelho Pai Mãe Profissão Idade Destino Estado Cívil

112319 Manoel Rodrigues Maia Toela Cantanhede Joaquim Rodrigues Maia Joaquina de Jesus Trabalhador 23 Santos Solteiro

331434 José Rodrigues Maia Toela Cantanhede Joaquim Rodrigues Maia Joaquina de Jesus Jornaleiro 21 Santos Solteiro

Boa sorte!

• @joãolobo1 https://www.familysearch.org/tree/person/vitals/MPKD-Q13 nesse link tem tudo sobre a sua bisavó, e tem la uma filha que creio ser a sua avó que casou com Plinio Lobo.

Link do assento de batismo https://pesquisa.auc.uc.pt/viewer?id=32736&FileID=12419 imagem 267, assento nº 17 do ano de 1867 da paroquia de Almalaguês, concelho e distrito de Coimbra. Nome: Maria José , filha de Joaquim António Rodrigues e Joaquina Rosa.

Agora tem que achar o casamento dela com Sérgio Pinto Villares celebrado no dia 31 de outubro de 1895 em Capivari, São Paulo. Retificar os possíveis erros e transcrever

• @guimoss

Oii, acabei não entendendo a mensagem.

As únicas outras informações que encontrei foram as do registro de estrangeiros da minha bisavó

• @nunogomes

Oii, obrigado pela ajuda. Eu tinha visto essa informação no Family Search, mas fiquei muito na dúvida em virtude do sobrenome da mãe e a data de nascimento não bater com as informações prestadas nos documentos aqui no Brasil, como no Registro de Estrangeiro da minha bisavó.

• @joãolobo1 são pequenas divergências, como pode ver neste forum há divergencias bem piores, não esqueça que antigamente era tudo "de boca" a pessoa dizia e o oficial escrevia, muitas vezes ainda por cima escrevia mal

• @joãolobo1

Mão entendi a sua dúvida da última mensagem.

Olhe a marcação, pois a sua mensagem não me foi notificada oelo sistema.

Vc tem que fazer como consta acima desta tela de msg.

===

Se o registro que o @nunogomes encontrou for o correto, vc terá que ver se os dados batem com as demais certidões.

Se não for o caso, vc terá que retificar e seguir as regras do cartório.

Geralmente, é apostilamento em PT e registro no RTD.

Como é de Coimbra, eu recomendo o envio para a PGR de Lisboa. A ee Coimbra tb é possível.

Deixe os dados do português até o Requerente, que o fórum verifica para vc. Deixe tb cônjuges.

Cuidado com os dados privados.

Faça essa conferência.

Abraços

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.