Não consigo provar que meu avô existiu

Boa tarde! Estou tentando tirar cidadania, meu avô Manuel Duarte de Araújo! Tenho todos os documentos dele aqui do Brasil, mas minha prima tentou c um genealógista ele não consegue provar que meu avô é quem disse ser!

Segue a situação:

Fernanda, 


A historia deles é bem complicada e cheia de desinformação (ou mentiras... mesmo...kkk).


Rosalina Duarte de Araujo é o nome da bisa, veja pela certidão de óbito brasileira, que ela é filha de: Manuel Araujo e Rosalina Duarte Araujo, mãe e filha com o mesmo nome, achei estranho...

Mas veja que no registro de assentamento localizado em Portugal ela é filha de: Manuel de Araujo e Maria das Dores Soares.

No registro localizado das crianças, consta que Rosalina Duarte de Araujo é solteira, e no registro dela não consta a informação de casamento. Logo ela nunca foi casada, mas se declarou no Brasil como viúva.

Outra história estranha é que o tio José contava que quando ele veio para o Brasil em 1900 deixou a mãe viúva e os irmãos, mas a tia Maria nasceu depois que ele veio para o Brasil, ou seja, ela é irmã por parte de mãe mas não de pai.

Descobri que Manoel Duarte Araujo, pai da Rosalina não era português, mas sim Espanhol, a região em que moravam faz divisa com a Espanha.

Busquei os registros de embarque deles para o Brasil: primeiro do tio Jose em 1899, e depois do vô Manoel com os irmãos e a mãe.

Na lista de embarque em anexo, veja que o José Araujo é o 15° nome da lista.

Todos eles embarcaram em Vigo, na Espanha, porque era o porto mais próximo de onde moravam, distrito de Barata-freguesia de São Paio-Conselho de Melgaço.

Localizamos quatro assentamentos, em São Paio, tendo como mãe Rosalina Duarte de Araujo: Alvaro, José Eduarte, Maria e Pureza, mas não um Manoel.

Como os documentos são confusos, não conseguimos comprovar a descendência.

Seguem os documentos localizados


Bjs


Renata





blob:https://forum.cidadaniaportuguesa.com/76f97340-d118-464e-8d80-37e4b11e3920 There was an error displaying this embed.


blob:https://forum.cidadaniaportuguesa.com/267f7b37-cec4-41c4-a54d-8e923c5c5a7c There was an error displaying this embed.


blob:https://forum.cidadaniaportuguesa.com/2a19756b-d91b-4858-9164-6866302def5d There was an error displaying this embed.


blob:https://forum.cidadaniaportuguesa.com/86dd9c6d-9191-450d-8b65-6967c2292f08 There was an error displaying this embed.


blob:https://forum.cidadaniaportuguesa.com/6c79e63f-9497-43d6-bfde-5e136fefd2b6 There was an error displaying this embed.


blob:https://forum.cidadaniaportuguesa.com/eea42f90-48c4-41cb-95e7-9d138ab44556 There was an error displaying this embed.


blob:https://forum.cidadaniaportuguesa.com/68165823-d18d-4115-81b2-4ebac6366402 There was an error displaying this embed.


blob:https://forum.cidadaniaportuguesa.com/d9573ea4-e17e-4c83-b31e-e0fca14e7673 There was an error displaying this embed.


blob:https://forum.cidadaniaportuguesa.com/cf797343-3a07-4cfb-8ca1-7207280b0c49 There was an error displaying this embed.


blob:https://forum.cidadaniaportuguesa.com/388a44df-78ba-490b-b5bb-e750bb2f1276 There was an error displaying this embed.


blob:https://forum.cidadaniaportuguesa.com/1efff9f1-e034-49cc-85eb-bbb7868359df There was an error displaying this embed.


Se puder me ajudar! Agradeço muito!

Comentários

  • Não dá pra ver os documentos que você postou, está dando algum erro.

  • @FernandaAraujo_65 "Boa tarde! Estou tentando tirar cidadania, meu avô Manuel Duarte de Araújo! Tenho todos os documentos dele aqui do Brasil, mas minha prima tentou c um genealógista ele não consegue provar que meu avô é quem disse ser!"

    Está tentando tirar a cidadania do seu avô? Porque diz meu avô não é quem disse ser? Ele não é mais vivo? Não se pode tirar cidadania de pessoas falecidas.

  • editado October 2022

    Então! Eu sou neta do Manuel Duarte de Araújo estou tentando localizar o(s) documentos dele de Portugal! As informações que tenho que nasceu em melgaço, porém não tem nenhum registro dele nessa cidade! Uma prima tentou também através de um genealógista que não consegue provar que ele nasceu aí ! Não consegui nenhum documento de nascimento e parentescos ! Vou tentar enviar os documentos novamente! Desculpe entrei hj estou aprendendo ainda a usar! Grata

  • @LeoSantos @nunogomes a cidadania eh para mim neta! Mas, não consigo Localizar! Me parece que os sobrenomes estão trocados, tem hora que parece Moleiro e outra não! Os irmãos dele sao filhos de pais diferentes, só ele tem pai e mãe ! Mas, mesmo assim não consigo localizar!

  • Mandei novas fotos será que foi? Não consigo ver!

  • editado October 2022

    @FernandaAraujo_65 porque tem duvidas que o manuel duarte araujo foi português? ele até tem ficha de inscrição no consulado! claramente era português, ja procurou por ele nos registros de Melgaço? Já verificou se esse consulado honorário ainda existe?

  • @FernandaAraujo_65 mostre tambem aqui os registros de melgaço, s.paio que tem

  • @nunogomes Então! Em melgaço não consta nada dele,! tambem há divergência do sobrenome dele e do irmão que veio junto! Está como Manuel moleiro e irmão Álvaro moleiro! A mãe está Rosalina Araújo! Também achei estranho porque tem duas Rosalina! Rosalina Duarte de Araujo é o nome da bisa, veja pela certidão de óbito brasileira, que ela é filha de: Manuel Araujo e Rosalina Duarte Araujo, mãe e filha com o mesmo nome, achei estranho...

    Mas veja que no registro de assentamento localizado em Portugal ela é filha de: Manuel de Araujo e Maria das Dores Soares. Não consigo comprovar a descendência . São paio tem assentamento de todos os irmãos, menos do Manuel! Meu avô! Os documentos são confusos ! Aí não consigo comprovar, e nem localizar em melgaço nada do meu avô! Minha prima contratou uma pessoa lá em Portugal e também não conseguiu fazer à comprovação da descendência e não consigo localizar o documento dele lá! Grata

  • @LeoSantos @nunogomes a cidadania eh para mim neta! Mas, não consigo Localizar! Me parece que os sobrenomes estão trocados, tem hora que parece Moleiro e outra não! Os irmãos dele sao filhos de pais diferentes, só ele tem pai e mãe ! Mas, mesmo assim não consigo localizar

  • editado October 2022

    Então! Eu sou neta do Manuel Duarte de Araújo estou tentando localizar o(s) documentos dele de Portugal! As informações que tenho que nasceu em melgaço, porém não tem nenhum registro dele nessa cidade! Uma prima tentou também através de um genealógista que não consegue provar que ele nasceu aí ! Não consegui nenhum documento de nascimento e parentescos ! Vou tentar enviar os documentos novamente! Desculpe entrei hj estou aprendendo ainda a usar! Grata

  • @nunogomes sabe! Estou achando que como a Rosalina era solteira e teve filhos acredito que ela registrou no nome do pai dela (Manuel Duarte de Araújo) e ela Rosalina como mãe ! Ai quando ela veio p Brasil ela disse ser viúva! E fez os documentos aqui baseado no que ela disse! E não na verdadeira história dela em Portugal! Então eu acho que ela eh filha do Manuel Duarte de Araújo e Dolores , só que no Brasil ela fez documento tirando o nome da mãe Dolores, ficando dessa forma 2 Rosalina! Porém acho que se eu conseguir o documento do meu avô daí de Portugal talvez eu consigo mostrar a ligação biológica do meu avô Manuel comigo! Só que não sei se continuo ou desisto diante das dificuldades! Ou se procuro alguém especializado em casos assim! Penso que se localizar documento do meu avô assim como localizamos dos irmãos fica mais fácil! Bem da verdade estou perdida!

  • @fernandaagm nenhum dos documentos que juntou são assentos de batismo dos irmaos do Manuel. Não vejo porque não seja possível existir duas Rosalinas mae e filha, mas precisava ver assentos de batismo de Melgaço que vc diz ter

  • @nunogomes encaminhei os documentos que tenho veja por gentileza! Se pode ter duas Rosalina , e a Maria das Dores ? Eu errei falei Dolores me desculpe! Consta que ela Maria das dores eh mãe da Rosalina!

    grata

  • @FernandaAraujo_65 o seu caso é muito complexo mesmo, já estive a ver o livro de batismos de S.Paio entre 1902 e 1904 e não apareceu nunca o Manuel filho da Rosa Lina, mas sim tem razão, ela era solteira, parece-me que nunca casou, e aos pais dela eram o Manoel Araujo, espanhol e a Maria das Dores Soares, natural de S. Paio. Tente entrar em contacto com o Consulado Honorario de Bauru, para saber se tem alguns documentos arquivados

  • @nunogomes obrigado pela atenção!

    porém ele nasceu em 5/5/1903 em alguns documentos está 1905 e 1908! tentarei entrar em contato consulado! Obrigado! Se tiver alguma sugestão por favor me dê!

    acha que se eu contratar um advogado consigo resolver?


    grata

    fer

  • @FernandaAraujo_65 a precisar de serviços contratados, será mesmo de um genealogista, quando encontrar o assento de nascimento/batismo do Manuel Duarte Araujo seu bisavô, e se constar lá mesmo que ele é um filho natural da Roza Lina Araujo, terá e que retificar o assento de casamento dele, tente primeiro no cartório, depois se não conseguir, na defensoria publica, e após isso, retificar o assento da filha ou filho dele,

  • @nunogomes então! Mas aonde vou achar isso! Se todos foram distrito barata em melgaço ele tinha que estar lá tb!

    Onde vc localizou que ele era espanhol?

    Estou pensando em tentar a italiana ou espanhola!

    Mas, acho que vou desistir do meu avô Manuel! Muito difícil, e nem sei tb se ele foi batizado neh! Acredito que em algum lugar deva estar!

    vc tem alguma sugestão de qual melhor ou mais fácil, rápida se Espanha ou Itália?

    muito grata!

    @Admin por gentileza tem como apagar todos os documentos que disponibilizei? Só p minha segurança!

    grata ! Pode apagar o que postei, fico grata! Ou talvez o @nunogomes possa apagar p mim? Não sei como fazer!

    gente obrigado mesmo!

  • @FernandaAraujo_65 está no assento da Roza Lina, penso que em espanha também so dá pra netos e mesmo assim tem que viver lá

  • @nunogomes ah Espanha eh assim! E da Itália vc ajuda tb? O que faria no meu lugar? Kkkk

  • @FernandaAraujo_65 deve haver foruns mesmo para a cidadania italiana, mas devia tentar um pouco mais encontrar o assento de batismo/nascimento do manuel. Tente mesmo no consulado honorário de Bauru

  • @nunogomes estava a pensar! Meu pai é descendente de portugueses! Porém não tenho nenhum dado da bisavó! Nem nome eu sei! Só sei o nome do avô mas ele é brasileiro!

    do Manuel que está dando esse trabalho vou fazer o que orientou!

    grata

  • @nunogomes vc sabe apagar os documentos que enviei? Caso vc consiga apague por favor p mim?

  • AdminAdmin Member, Banner, Administrator, Beta

    @FernandaAraujo_65 apaguei os documentos.

  • @Admin nossa que bom! Estava tentando mais não sei apagar! Então! Agradeço muito! Meu caso difícil mesmo ! @nunogomes tentou ! Vou ver no consulado como me orientou! Infelizmente não sabemos onde localizar o batismo do Manuel Duarte de Araújo! Muito obrigado e me desculpe, qualquer coisa!

  • @FernandaAraujo_65 tem a certidão de nascimento inteiro teor do seu pai?

  • @nunogomes eu acho que não! Pq?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.