Viagem com passagem somente de ida
Meu companheiro é português e temos uma filha de cinco anos. Em dezembro iremos nos mudar para Portugal e gostaria de saber se assim como ele, temos o direito de embarcar somente com passagem de ida. Iremos chegar em Madri e de lá pegaremos o trem para Lisboa.
Tenho agendamento no consulado para renovação do passaporte dele e para tirar essa dúvida também sobre qual documentação seria necessária para minha entrada e de nossa filha somente com passagem de ida.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Em Portugal eles são compreensíveis, apesar de não ser nada oficial.
O problema é que a entrada de vocês será pela Espanha, podem ter problemas sim.
Trata-se apenas de minha OPINIÃO, logo posso estar errado.
Concordo com o Yuri. Não existe obrigatoriedade legal de comprovar que possui passagem de ida e volta para entrar no Espaço Schengen, mas é MUITO comum que oficiais de fronteira as solicitem. A admissão ou não de um estrangeiro no espaço Schengen (assim como em qualquer outro país ou área) é uma decisão discricional destes oficiais, e há muito pouco espaço de apelação em caso de decisão negativa. Pode ser que vocês entrem? Sim, pois pode ser que ele não peça absolutamente nada (já aconteceu comigo antes de ter a cidadania), pode ser que peça só uma coisa ou outra, pode ser que peça mas, quando vir que seu marido é Português, ignore a ausência, mas é um risco, especialmente na Espanha que tem um longo histórico de devolver brasileiros.
Se a entrada fosse por Portugal, ainda assim existiria o risco mas, neste caso, creio que bem menor, pois se trata de um mesmo núcleo familiar. Mas na Espanha, será uma loteria.
Uma dica que eu li por aí ( *** aviso - nunca fiz e não posso garantir que funcione *** )
É comprar a passagem de volta tipo FLEX que permite cancelamento / reembolso, daí depois que você entrar na europa e estiver tudo certo, você pede o cancelamento e reembolso.
Em princípio, não vejo nada de ilegal nisso, porém se der rolo, não me responsabilizo. kkkkk
@roberta1982 é direito do seu companheiro como cidadão europeu (cidadao de um estado membro da UE) ir para qualquer pais da UE, mesmo que a turismo levando a sua familia (o que inclui a companheira e a filha) não vai ter problemas, mas se puder levar a certidão de nascimento da sua filha, para provar a vossa união, tanto melhor. Até porque vai dar entrada da cidadania dela, não? É que enquanto ela for menor, só pagam mesmo a certidão de nascimento, o processo dos menos é gratuito
@nunogomes a questão é que eles não estão indo a turismo e ela não vai ter como comprovar isso sem nem passagem de volta...
@nunogomes Foi isso que pensei em fazer, levando a certidão da nossa filha e comprando as passagens de trem para Lisboa.