Seria possível a urgência?

Meus caros, dei entrada no processo de nacionalidade do meu filho, neto de portugueses, em novembro de 2021. Nesse momento encontra-se na fase 4. Quando dei entrada ele ainda era menor de idade, só completou 18 este ano.

Ocorre que a empresa na qual trabalho me ofereceu uma transferência para a Holanda e vão cuidar do meu visto, mas como o meu filho já completou 18 anos, não podem cuidar do dele.

A mãe dele é falecida e somos somente nós dois, ele é universitário no Brasil e meu dependente financeiro.

Minha pergunta para o grupo é, a oportunidade de emprego para mim e a necessidade de ele estar junto comigo, devido à dependência financeira e ao falecimento da mãe dele, seriam argumentos suficientes para a urgência no processo dele?

Com a nacionalidade portuguesa ele poderia me acompanhar para a Holanda e continuar estudando lá. Caso contrário, eu perderia essa oportunidade de emprego.

Desde já agradeço pelas respostas.

Comentários

• No meu entendimento é possível sim, a questão é que eles andam cada mais rigorosos para aceitar o pedido de urgência. Mas solicitar não vai te prejudicar, eu tentaria.

O mais importante no seu caso é conseguir uma carta formal de proposta de emprego da empresa, e comprovar a dependencia do seu filho, no meu entendimento mandar o seu IR se ele for dependente já seria suficiente.

Como ele é maior já, quem teria que assinar a solicitação é ele.

E eu não mandaria via e-mail, na minha opinião aumenta a chance de ser ignorado ou negado, reune a documentação, uma declaração com firma reconhecida por autenticidade, e envia via DHL ou carta registrada via correios caso ache o custo para DHL caro demais.

• @Yuri_ , muito obrigado pela resposta.

Já solicitei a carta da empresa e vou juntar os outros documentos para tentar.

Um abraço!

• @svidalrj

Boa sorte amigo, uma sugestão adicional: após enviar via postal pra eles, faz um e-mail mencionando que foi enviado via postal (ou dhl) com o código de rastreio XXX uma solicitação de urgência, e que você está reproduzindo o conteúdo dela via e-mail, e junta como anexo todos os documentos e a solicitação scaneada no e-mail, pois pode ser que já agilizem a partir disso antes do recebimento.

• @svidalrj ,

O custo é o da consultoria que organiza o material, e o custo de um pedido de visto. Talvez valha a pena voce perguntar quanto custaria o serviço, e você paga separadamente. É menos tensão do que mandar documentos para portugal e ficar esperando uma resposta. Lembrando que mesmo com o pedido de urgencia, o processo ainda leva várias semanas e depois ainda teria a etapa de solicitacao do passaporte portugues.

Se eu estivesse na sua situacao, tentaria *em paralelo ao pedido de urgencia* ver se a consultoria que esta apoiando com o pedido do seu visto, nao pode cuidar de um visto para ele, voce pagando por conta propria.

Para a solicitacao da urgencia, escreva de maneira formal. Pelo seu filho ter agora mais de 18 anos, talvez faça sentido (de verdade, puro achismo meu) que ele *tambem* redija uma carta pedindo a urgencia.

Voces precisam comprovar que: o rapaz é seu dependente financeiro, que a aceitacao do emprego no exterior representaria uma separacao do nucleo familiar, e que voce nao teria condicoes de manter uma residencia no brasil e outra no estrangeiro, o que inviabilizaria aceitar a oferta.

Precisa ser uma carta muito bem redigida, com todo tipo de suporte, por exemplo, declaracao de IR mostrando que ele permanece seu dependente, talvez recibos de colegio ou faculdade mostrando que voce paga as despesas. Valeria citar que tanto a lei brasileira quanto a portuguesa reconhecem situacoes em que filhos maiores de 18 anos permanecem como dependentes. (Talvez uma folha anexa indicando os artigos das leis brasileiras e portuguesas)

Se o seu filho ja estiver matriculado em uma instituicao de ensino no país de destino, melhor ainda. Parece que há vários casos em que a matricula foi aceita como motivo para urgencia. Mas tem que ser a matricula, e nao apenas um aceite, pelo que eu li aqui no forum.

Se puder, depois coloca aqui no forum cópia da sua carta de solicitacao de urgencia e da carta da empresa (obviamente removendo os dados pessoais) e nos conte o resultado.

Será muito útil para outras pessoas.

E finalizando, concordo com o @Yuri_ , manda tudo por correio mas manda também digitalizado por email.

Boa sorte!!

• @Yuri_ e @eduardo_augusto , muito obrigado pelas indicações. Sim, tentarei, em paralelo, o apoio da consultoria com o visto para a Holanda.

Com relação ao pedido de urgência, também estou considerando um advogado em Portugal para dar entrada nos documentos e no pedido diretamente na CRC.

Meus caros, uma vez mais, agradecido. Vou colocando aqui o progresso.

Um abraço!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.