Assento Português para já cidadão português mas nascido no Brasil

Olá pessoal,

Estou com algumas dúvida em relação de como pedir a certidão de nacionalidade portuguesa, vou explicar um pouco do meu caso para facilitar a resolução desse tópico.

1- Meu pai é o único filho nascido do meu vô que é brasileiro, mas fui informado que foi tirado a nacionalidade pela minha irmã por parte de pai, eu não tenho contato com ela, e pedi pra minha "madrasta" se ela poderia me dar o documento, a resposta foi negativa, ou seja, preciso retirar o documento para solicitar a minha, porém verificando alguns dados dos meus avós, o nome do meu avó

-Em Portugal descobri que é António Pais de Almeida

-Na certidão de óbito está Antonio Pais

-No RG do meu pai está Antonio Paez

o nome do meu pai é Carlos Alberto Ferreira Paez

com qual nome devo solicitar a certidão dele no civil online? Como ele é casado, devo pedir a certidão de casamento ou nascimento portuguesa? (não sei como foi o processo, mas acredito que a mulher dele não tenha a nacionalidade)

2- Meu pai nunca foi casado com minha mãe e na minha certidão tem observação de paternidade obtida aos 6 anos através da justiça, vou precisar homologar esse processo com a justiça de Portugal?

Comentários

  • @cesarpaez do que vc sabe a sua irmã tratou da cidadania do seu pai? ou fez direto o dela como neta do português? Se sabe que ela fez o processo do seu pai, como filho de português, vc pode pedir no site civilonline, o assento de nascimento português do seu pai. Basta informar os dados dele, como nome completo, nome do pai, nome da mãe e sitio onde nasceu no brasil. nas informações diga que o apelido pode estar pais ou "paez" como foi grafado no brasil.

    a certidão tem um custo de 10 euros a pagar com cartão de crédito

  • Sim @nunogomes ela fez a cidadania do meu pai pelo que sei. Na solicitação via Civil Online eu peço pela de nascimento mesmo?

  • @cesarpaez sim pede a certidao de nascimento portuguesa do seu pai

  • @nunogomes e vc sabe me responder a segunda pergunta?

    "Meu pai nunca foi casado com minha mãe e na minha certidão tem observação de paternidade obtida aos 6 anos através da justiça, vou precisar homologar esse processo com a justiça de Portugal?"

    Uma assessoria me falou que sim e outra me falou que não precisa. O que você acha?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.