Como saber se já foi feita a Transcrição de Casamento?

Boa Tarde!

Dei entrada no processo de cidadania da minha avó que ainda é viva, porém recebemos uma carta informando que o nome do meu bisavô (pai dela) está divergente, pois na certidão de batismo dele consta apenas José e na certidão de nascimento dela consta como José Ferreira de Carvalho. O que acontece, é que meu tio-Avô(irmão da minha avó), já deu entrada e já foi aprovado a cidadania dele, e agora na da minha vó deu essa divergência e estão solicitando a transcrição do casamento dos pais dela para poder corrigir esta divergência. Gostaria de saber como proceder para conseguir esta documentação? Desde já agradeço a atenção de todos!

Att. Felipe Neuenschwander.

Comentários

  • guimossguimoss Beta
    editado October 2022

    @Felipeneu

    Vc está equivocado, amigo.

    O descrito por você não é divergência (só o prenome no batismo).

    É o que acontece em registros anteriores a 1911.

    Acredito que o que a oconteceu foi uma exigência de fixação de sobrenome.

    Mas, deixe a carta de exigência por aqui para o forum averiguar.

    Tampe os dados privados.

    ===

    Vc tem duas opções (com o que foi dito até aqui):

    1) Se valer do artigo 40-A, n° 5 do Decreto-Lei 26/2022 e indicar o processo aprovado, o que pode fazer o seu processo prosseguir;

    2) Pedir um casamento ou passaporte português do bisavô ou a certidão de casamento/óbito do bisavô, se não houver divergências com o batismo.

    Eu optaria pelo passaporte português, pois vc pode pedir a versão com certificação digital*, imprimir pela internet e enviar pata suprir a exigência.

    * vc pode questionar sobre o uso de certidões digitais brasikriras e se estas podem ser enviadas por email.

    Ou enviar diretamente do AD para a Conservatória, com um ofício, explicando o envio (cujo texto bc passaria ao AD e eles enviariam - tem que ver se isso é possível!).

    Eu vi essa ultima feita do AD pata a PGR, mas eu optaria pela versão digital, enviada a Conservatória por email.

    ===

    A transcrição, só em última opção, deve ser feita, a meu ver.

    Se puder, compartilhe o que descobrir e esclareça um pouco o seu caso.

    Abraços

  • FelipeneuFelipeneu Member
    editado October 2022

    @guimoss , boa Tarde!

    Primeiramente, muito obrigado pela resposta!

    vou anexar a carta recebida para ficar melhor esclarecido.

    Att.

    Felipe Neuenschwander.


  • @Felipeneu vai ter que transcrever mesmo, porque entrou com o processo em Braga, e o irmão da sua avó deve ter entrado no Porto, agora tem que cumprir o que determinaram. Providencie a transcrição, porque o seu tio avô não transcreveu o casamento dos pais.

  • @nunogomes, boa tarde!

    Entendo, mas como eu faço para efetuar esta transcrição?

    Att.

    Felipe Neuenschwander.

  • @Felipeneu reside em que estado?

  • @nunogomes eu moro no Rio de Janeiro.

  • @Felipeneu então providencie os seguintes documentos: Certidão de batismo do José, narrativa em papel (não precisa apostilar) certidão nascimento inteiro teor digitada da mulher do José (apostilada) e certidão inteiro teor digitada do casamento do José e da mulher dele

  • @nunogomes a certidão de batismo do meu bisavô eu tenho. Agora como faço pra localizar o cartório do registro de nascimento da minha Bisavó e também o cartório de registro de casamento?

  • @nunogomes respondi lá!

  • @Felipeneu o pai da sua bisavó só batizava os filhos pelo que pude ver no familysearch, porque foi bem no inicio do registro civil. O melhor será tentar transcrever o casamento na conservatória de angra do heroísmo.

  • @nunogomes, e o que preciso para efetuar essa transcrição?

  • @nunogomes, de acordo com o @guimoss eu poderia tentar me valer do artigo 40-A, n° 5 do Decreto-Lei 26/2022 e indicar o processo aprovado, o que poderia fazer o meu processo prosseguir; Acha que também é uma opção?

  • guimossguimoss Beta
    editado October 2022

    @Felipeneu

    O @nunogomes está correto.

    O problema foi a Conservatória, que talvez deva ser mais exigente.

    ===

    Vc tem ctz que o casamento não foi transcrito?

    Vc pode tentar verificar com o Consulado.

    ===

    Antes de transcrever, eu mandaria uma dúvida, perguntando se algum documento poderia suprir a questão da fixação do nome, que parece ter sido o problema.

    Ao invés de pedir uma certidão para fazer a fixação, eles pediram a transcrição.

    Acho difícil que consiga fazer sem a transcrição, mas nunca faz mal perguntar.

    Veja o tópico e o site do Consulado do Rio, que tem todas as informações neles.

    Se fizer a transcrição,vc pode mandar o assento por email, depois.

    ===

    Vc terá que enviar o RG autenticado ou a certidão de nascimento da filha (não sei se apostilado) ou, se o neto for o Requerente da transcrição, a certidão de nascimento apostilada, pois esta poderá ser reaproveitada ao chegar a vez dele de pedir.

    Os documentos são devolvidos, se vc seguir a regras do Consulado.

    ===

    Há quanto tempo está tramitando o processo?

    Poderia fazer um resumo dos eventos até aqui, com datas de cada bola?

    Agradeço desde já e abraços

  • @Felipeneu já não pode aproveitar o 40-A porque não foram processos enviados no mesmo dia. Mas pode responder à carta de exigencia, fazendo referência ao processo do irmão, e pedindo que se utilizem os documentos utilizados pelo irmão, e veja no que resulta. Entretanto comece a providenciar os documentos para a transcrição.

  • @guimoss então, não sei se foi feito a transcrição, pois falei com minha prima e ela não lembra! Mas ela ficou de falar com meu primo pra ver se ele saberia dizer se foi feito a transcrição. No consulado eu consigo essa informação? Mesmo eu não tendo dado entrada pelo consulado eu conseguiria essa informação? Eu mandei já entreguei todos esses documentos da minha avó nesta conservatória: RG (autenticado e apostilado), Certidão de Nascimento (Cópia reprográfica do Livro autenticada e Apostilada), Certidão de Nascimento (Inteiro Teor Autenticada e Apostilada) e Certidão de Casamento (autenticada e Apostilada). Eu pedi um casal de amigos que moram lá em Braga, eles foram na conservatória, pegaram todas as informações e documentos necessários. fiz todo esse levantamento, enviei para eles e eles voltaram lá para dar a entrada no pedido. A primeira tentativa de dar entrada, foi dia 12/04/2022, mas tinha uma divergência na procuração, ai tive que refazer autenticar e apostilar tudo de novo e mandar para Portugal. A segunda tentativa foi no dia 27/05/2022, essa deu tudo certo na conferência dos documentos, e foi dado um prazo de até 2 meses para chegar uma senha de acesso por e-mail. sendo que essa senha só chegou com essa carta de divergência de dados. O problema que deram um prazo de 20 dias úteis para resolver essa divergência, por isso estou nesse desespero de conseguir resolver, pois caso não consigo vou perder todo o processo. E minha vó faz agora 92 anos e pra sair com ela pra cartório e etc, é um sacrifício. Mas enfim, espero que eu consigo resolver.

  • @nunogomes o problema que nesta carta, não consta nenhum e-mail de contato onde eu possa retornar com essa solicitação. Pedi para meu amigo ir lá na conservatória e falar sobre o processo do meu tio-avô. Já solicitei pra minha prima todas as informações do processo dela. para que eu possa mandar tudo lá pra ele apresentar e tentar sanar essa divergência.

  • @Felipeneu deve ser feito tudo por carta, para Braga

  • @nunogomes poderia me explicar como proceder?

  • @nunogomes

    já não pode aproveitar o 40-A porque não foram processos enviados no mesmo dia. Mas pode responder à carta de exigencia, fazendo referência ao processo do irmão

    Como o processo foi concluído, acho que é o n° 5 do artigo 40A.

    ===

    @Felipeneu

    No consulado eu consigo essa informação?

    É provável que, sim. Mas, é bom conferir.

    A certidão do português é civil ou religiosa. Vc pode conferir com a entidade que a emitiu se há algum averbamento no registro.

    Mas, a melhor opção é o n° 5 do artigo mencionado.

    Eu mandaria um email 1°, mencionando o caso do irmão e perguntando se pode usar um outro doc para fixar o nome.

    O casamento enviado foi de quem? Vc não mencionou.

    Se não for possível, faça a transcrição, se ainda não tiver sido feita.

    Tente justificar com o parecer do IRN, de 2019. Busque no fórum por ele.

    ===

    O problema que deram um prazo de 20 dias úteis para resolver essa divergência

    No Porto, esse prazo costuma ser prorrogado se vc pedir e costum la ser maior, se m me engano.

    Mas, como é em Braga, não posso afirmar.

    Mas, vc pode usar essa carta de exigência para ter prioridade no Consulado.

    Faça um requerimento explicando o caso, assinado por autenticidade e anexe uma cópia da carta.

    ===

    E minha vó faz agora 92 anos e pra sair com ela pra cartório e etc, é um sacrifício. Mas enfim, espero que eu consigo resolver.

    Vc pode chamar o notário para ir na residência dela ou usar a procuração que ela passou para fazer os atos adicionais.

    E, como te disse antes, vc como neto do português é legitimado para pedir a transcrição com os seus documentos.

    A idosa não precisa fazer nada, ainda mais pela procuração.

    Cuidado para não confunfir as coisas, por favor.

    Abraços

  • @nunogomes @Felipeneu

    Tem esse email:

    civil.braga@irn.mj.pt

    ===

    Vc tb pode ligar para lá:

    • Telefone: (+351) 253 206 710

    Horário

    • Dias úteis: 09h00 - 16h00
    • Encerrado no feriado municipal (24 de junho)

    Use o skype e coloque creditos, para não gastar muito.

    Boa sorte!

  • @Felipeneu tal como o @guimoss sugeriu, envie um email para Braga, e informe o numero do assento do irmao da sua avó, e peça para utilizarem os documentos juntos no processo do irmão da sua avó, lembrando que a obrigação de transcrever pertence aos nubentes e não aos seus descendentes, e que no caso, foi o português quem declarou o nascimento

  • @texaslady para contexto do caso do @Felipeneu

  • @nunogomes ,

    não tinha visto esta discussão. Realmente isto prova o que você falou sobre os conservadores... Eles, portuguêses estão cansados de saber que assim eram os assentos no passado, e mais nenhuma consideração, pela requerente de 92 anos. E o do tio-avô que já foi finalizado pode ter sido aceito sem transcrição por outro conservador ...

  • @texaslady Exatamente, meu tio-avô já era falecido quando minha prima deu entrada. E em nenhum momento solicitaram a transcrição do casamento.

  • Olá pessoal, alguém sabe dizer se posso mandar apenas uma copia do assento de nascimento do meu avô para fazer a transcrição? O assento dele é daqueles de batismo, antes de 1911, foi emitido pela universidade de Coimbra.

  • @masfd16 como não é uma certidão do registo civil online terá que enviar a verdadeira certidão.

  • Prezado @nunogomes

    Após o processo de transcrição, a conservatória devolve a certidão original de nascimento?

  • @masfd16 o consulado do Rio de Janeiro devolve, mas as consevatórias não constumam devolver. Porem se a conservatória não devolver, vc não precisa pedir uma nova para o processo de nacionalidade, basta dizer no formulário, que a certidão de batismo se encontra arquivada no processo de transcrição do casamento e indicar o assento de casamento, depois eles pedem à conservatória que transcreveu para lhes enviar uma cópia.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.