Processo de nacionalidade por tempo de residência - Conservatória de Sintra

Boas!

Esse mês completou 1 ano que dei entrada no meu processo de nacionalidade por tempo de residência. Há quase 9 meses que o status está "O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português." com a bolinha 7 marrom.

Durante esse período o meu processo foi movido da conservatória de Almada para Sintra.

No link de acompanhamento há o trecho "a análise e as respetivas diligências têm uma duração normal de 9 a 12 meses e a decisão e o registo final ocorrem 6 a 8 meses após finalizar a análise." Se levar em conta que a análise é a 5a bolinha, penso que meu processo já passou do prazo estimado.

Alguém aqui por acaso tem ideia de quando provavelmente o assento saia? Ou alguém que obteve recentemente através da conservatória de Sintra para termos uma noção da velocidade?

Obrigado!!

Comentários

  • @1berto, apesar que o meu processo esteja na ACP, comparando com todos os acompanhamentos na planilha de processos de filhos, netos etc., 9 meses parece um pouco muito. A minha bolinha marrom 7 vai fazer 1 mês agora dia 15. Mas temos uma diferença crucial. O seu parece ter levado apenas 3 meses da bolinha 1 a 7, enquanto o meu levou 11 meses da 1 a 7. Isso e muito curioso.

    Por que não tenta entrar em contato com a conservatória? A falta de equipe de trabalho e números de processos não justifica essa demora toda, a meu ver. Acredito que ha uma maneira de reclamar de órgãos do serviço publico e eu não me acanharia em fazê-lo se houve necessidade. Eles não nos estão fazendo favor algum.

    Detalhe que o 6.1 e o processo menos urgente de todos eles na cabeça do sistema. 😉

  • editado October 2022


  • editado October 2022

    Boas, malta!

    Apenas para dar o feedback, minha bolinha 7 ficou verde. Entro quase que diariamente no site e hoje (domingo, 17/10) estava verde. Ou seja, basicamente 13 meses depois que dei entrada no processo.

    Muito obrigado a todos que deram suporte em outros tópicos em que perguntei.

    Boa sorte para quem ainda aguarda o desfecho positivo!!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.