Casamento de filha portuguesa
Minha mãe brasileira, filha de portuguesa, se casou, ficou viuva, e se casou novamente aqui no Brasil
Seu sobrenome mudou para o do marido em ambos os casamentos e não houveram averbações dos fatos
Sou filha do segundo casamento ia pedir a nacionalidade como neta.
Tenho a certidão de nascimento dela sem as averbações e a certidão dos seus dois casamentos.
Para iníciar o processo, além da certidão de nascimento dela, posso incluir tambem a dos seus dois casamentos, com a finalidade de comprovar a mudança de seu nome, conforme consta em minha certidão de nascimento, visto que abrirei o processo para mim como neta da referida portuguesa citada no primeiro parágrafo.
Eles aceitariam?
Aguardo e desde já agradeço.
estão
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@tlucia2710
A filha do português é viva?
Indique as versões do nome da filha portuguesa separadas por certidões até a Requerente.
Indique tb a lista de documentos que pretende enviar aqui ou no tópico de netos.
Eu faria as averbações do 1° casamento, o obito do 1° marido e o 2° casamento no nascimento da filha da portuguesa.
Especialmente se constar o sobrenome do 2° marido na certidão de nascimento da Requerente.
Ou vc pode enviar cada uma dessas certidões, se o processo de averbação for caro ou demorado.
Como é um caso complexo, vc poderia mandar uma petição explicando o caso, assinada pela Requerente por autenticidade.
E indicaria esses documentos no campo outros docs do formulário 1D.
Lembro que vc tem que enviar o seu casamento, se vc trocou de nome ao se casar (esse é outro doc que deve ser mencionado no campo acima).
Marquei a @texaslady e o @LeoSantos para opinarem.
Abraços
Obrigada, @guimoss. Sempre muito atencioso!
@guimoss , @tlucia2710 ,
Primeiro é preciso saber se a mãe, filha do portuguêsa, está viva.
Caso não esteja, o pedido de cidadania por netos requer as seguintes certidoes e/ou assento:
Outros documentos, poderiam ser apresentados em caso de necessidade de comprovar filiação ou fixar nomes. É requerido em certos casos ter que transcrever o casamento dos avós, sendo 1 ou 2 deles português.
@tlucia2710 , Não acho que é necessária a sua certidão de casamento, pelos menos nos casos que preparei de família e amigos não foi. O seu assento de nascimento como portuguêsa sairá no seu nome de solteira, baseado na sua certidão de nascimento. E só após este fato você fará a transcrição de seu casamento. Você pode colocar seu nome de casada no requerimento, estado civil casada, com documento de identidade com nome de casada e assinar e autenticar como casada. Você já checou se seu casamento está averbado em sua certidão de nascimento? Se estiver mais um motivo para não enviar a sua certidãao de casamento.
No seu caso creio que a primeira coisa que deve fazer é checar quem reconheceu sua mãe e se foi na menoridade. para saber se será necessário trancrever o casamento de seus avós.
Obrigada@texaslady pela sua atenção, @texaslady.
@texaslady @tlucia2710
Não acho que é necessária a sua certidão de casamento, pelos menos nos casos que preparei de família e amigos não foi.
Essa é uma informação interessante.
Foram quantos os casos?
No formulário, vc colocou o nome de solteira ou casada nos dados da Requerente?
Acho que a @mabego (por favor, confiram!!!) tem a ideia de preenchimento do formulário com o nome de solteira tb.
Acho que a discussão está na página da @Tatisp1984 .
Eu me inclino na direção de mandar a certidão de casamento (se houve mudança de nome), para bater com o RG atualizado, que deve estar com o nome de casada.
E tb as averbações podem demorar um tempo para serem processadas mo cartório.
===
@tlucia2710
Mas, a decisão é sua.
Por favor, compartilhe o caminho escolhido.
Por favor, esclareça as dúvidas postas por mim e pela texaslady.
Abraços a todos
@guimoss ,
Foram quantos os casos?
Foram 3 casos de casadas, mas as averbações tinha sido feitas. Todos casos finalizados inclusive 2 delas já finalizaram os processos dos filhos.
No formulário, vc colocou o nome de solteira ou casada nos dados da Requerente?
Os dados todos nome de casada, ID com nome de casada e assinatura para autenticação com nome de casada.
Mas essa foi minha experiência e acho que se a pessoa quer enviar a certidão, mal não faz. Tenho por norma enviar a documentação que é solicitada, claro que tem muitas situações onde será necessário documentação adicional.
Fica a critério de cada um, a certidão de casamento do requerente não é solicitada.
@texaslady @tlucia2710
Entendi, texaslady.
Por enquanto, eu vejo que a escolha está entre a averbação ou o envio.
O seu relato gerou mais informações.
Vamos ficar de olho.
Obrigado e abraços