Certidão matrimonio

Gostaria de pedir a ajuda de voces para tentar localizar a certidão de casamento dos meus avos.

Voces já me ajudaram antes achando a certidão do meu avô: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/274269/#Comment_274269

Mas terei que achar a certidão de nascimento da minha avó e a de casamento deles. Consta erro no nome dela na certidão do meu pai e na minha. Não tenho ideia de quando casaram e nem onde.

Seguem as informações que tenho:

Conceição dos Santos

Nascimento: 14/01/1909

Pais: Jose Rodrigues dos Santos e Maria da Conceição

Pombal, Redinha

Casada com Salvador Gaspar

Comentários

  • @RosaneG

    Onde fixaram residência?

  • Desculpe a demora em ver a sua pergunta. Residência em Portugal quando casaram? Em Leiria. Aqui no Brasil, no Rio de Janeiro.

  • @RosaneG

    Se eles casaram ainda em PT, certamente foi depois de 1911. O assento de casamento deve estar informatizado já. Peça pelo civilonline. Custa 10 euros.

    Coloque Redinha, Pombal, Leiria como local do casamento. Coloque uma data qualquer (tipo 01/01/1928); nas observações diga que não tem certeza. Pelo conjunto de outras informações, eles devem conseguir achar o assento de casamento. Aqui como pedir:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1

    Já sobre o assento de nascimento de Conceição: os livros de Redinha de 1909 não estão online para pesquisa. Peça pelo CRAV.

    Provavelmente vão dizer que livro ainda está na conservatória e te redirecionar para lá. Se quiser, já mande também email para a conservatória do concelho de Pombal pedindo o assento dela:

    Contactos gerais

    • Morada: Avenida Biscarrose n.º 2, 1.º Dtº, 3100-490 Pombal (mapa)
    • Email: civil.pombal@irn.mj.pt
    • Telefone: (+351) 236 214 341

    Se casaram no Brasil, imagino ter sido no Rio de Janeiro. Para ter ideia onde, é importante saber qual o RCPN mais provável e quando. Muitas vezes é onde o filho mais velho foi registrado,

    Nos óbitos dos 2 no Family Search, se menciona que deixaram 2 filhos maiores. Mas na árvore só aparece um (Antonio), sem mencionar o ano de nascimento:

    https://www.familysearch.org/tree/person/details/LBJL-NDK

    Quais os nomes dos filhos e quando e onde nasceram?

    No FS achei o óbito de um filho Domingos que faleceu com um ano em 1935:

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:7QGM-JF3Z

    Usando o Arquivo Nacional, achei o nascimento dele: 12/05/1934, registrado pelo pai em 26/05/1932 na antiga 3a pretoria (freguesia de Santana), atual 3 RCPN do Rio de Janeiro.

    Também tem no AN o nascimento de Cecilia dos Santos Gaspar em 11/08/1938. registrada por Roosevelt Ferreira de Souza em 16/08/1938 na antiga 5a pretoria (freguesia de Espirito Santo), atual 7 RCPN

  • Bom dia e muito obrigada pelas informações. Vou te responder o que sei.

    Eles casaram em Portugal , pois minha avó saiu com um Passaporte de Emigrante descrevendo por onde sairia, onde chegaria no Brasil e que iria sair com seu esposo. Foi emitido em 26 de dezembro de 1930.

    Antonio é meu pai, nasceu em 04 de novembro de 1932, a certidão se encontra no 3º RCRJ, já consegui encontrar. Agora preciso pedir uma copia para saber se meu avô foi o declarante e se o nome da minha avó está correto .

    Cecilia é minha tia, que já conseguiu a nacionalidade portuguesa, mas minha prima em 2º grau (neta dela) não quer passar nenhuma informação pois diz que gastou muito dinheiro sozinha, e não conseguiu provar o parentesco, e se alguem quer alguma coisa que gaste. Problemas de familia!!

    Eu particularmente não sabia a existencia deste tio falecido. Nunca foi dito nada a respeito. Muito obrigada pela informação.

    Agora correr atrás dos documentos da minha avó.

    Grata pela ajuda.

  • @RosaneG

    Antonio é meu pai, nasceu em 04 de novembro de 1932, a certidão se encontra no 3º RCRJ, já consegui encontrar. Agora preciso pedir uma copia para saber se meu avô foi o declarante e se o nome da minha avó está correto .

    Eu olharia no SIAN do AN, primeiro.

    Eu encontrei dois filhos e o nome da mae está diferente entre eles.

    Os dados dos registros:

    1) Domingos. Mãe: Conceição de Jesus. Ano: 1934

    6M.FST.LTN.013/f.130

    Pretoria Cível do Rio de Janeiro, 3 (Freguesias de Santo Antônio e Santana) - Registro Civil - 6M

    2) Cecília. Mãe: Conceição dos Santos Gaspar. Ano: 1938.

    6Q.FES.LTN.154/f.082

    Pretoria Cível do Rio de Janeiro, 5 (Freguesias do Espírito Santo e Engenho Velho) - Registro Civil - 6Q

    O registro que vc orocura deve estar lá.

    ===

    Cecilia é minha tia, que já conseguiu a nacionalidade portuguesa, mas minha prima em 2º grau (neta dela) não quer passar nenhuma informação

    Se vc souber os dados da sua tia, vc pode pedir o assento dela pelo civilonline.

    Aí, pode ser que vc consiga ver os dados dos portugueses, pais da Cecília.

    A Cecília é filha de ao menos um português, certo?

    Se for, acredito que isso é um caminho válido para você.

    O guia:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1

    Custa 10 euros, é rápido e é pago pir Cartão Visa Internacional.

    ===

    Acima da janela de msgs, ha as instruções para karcar membros.

    Assim, a sua mensagem não se perde.

    Abraços e boa sorte!

  • não entendo como não consiguia encontrar a certidão do meu pai. Mas coisas da vida. Vou morrer em 300 paus para ter a certidão do meu pai.

    Tentei pedir a certidão mas não cai na página para retornar então vou esperar o dia para cancelarem o pedido e pedir de novo.

    Estou pensando em fazer com um advogado para não ter dor de cabeça.

  • @RosaneG ,


    Seu problema é um problema de encontrar a documentação, e não em relação ao processo de cidadania. Um advogado não vai fazer muito.

    Como os demais colegas já apontaram, existem vários sites onde talvez você consiga encontrar os documentos. Não desista!

    Eu levei mais de oito meses para encontrar toda a documentação dos meus parentes. A satisfação é enorme.

    Se de tudo optar por fazer comcum advogado, procure se informar, observe se o profissional está habilitado (ordem dos advogados de Portugal), e deixe tudo por escrito.

    Boa sorte!!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.