Restauração de registro civil / Suprimento de registro

Sou neto de portugueses e estou fazendo o processo direto de cidadania.

No ato de recolhimento de todos os documentos, um dos critérios para solicitar o pedido na conservatória é a certidão de nascimento em inteiro teor e reprográfica da minha mãe (filha de portugueses). Porém, o cartório onde ela foi registrada pegou fogo e perderam todos os dados do registro. Sei que é possível solicitar judicialmente o Suprimento de Registro ou a Restauração de Registro Civil para dar prosseguimento.

Sei também que as conservatórias em Portugal não aceitam o Suprimento de Registro. Alguém sabe dizer se a Restauração de Registro Civil pode ser aprovado pelas conservatórias? Alguém já passou por algo semelhante?

Comentários

  • LeoSantosLeoSantos Beta
    editado October 2022

    Olá @Felipcc

    Cara, esse caso é complicado... Teria que ver com os outros documentos que você tem se o cartório aceitaria fazer a reconstituição da certidão de sua mãe, sem constar que foi reconstituída. Caso negativo, só restaria a vida judicial mesmo.

    O problema é que Portugal geralmente não aceita certidões brasileiras reconstituídas, no entendimento deles existem muitas fraudes...

    Talvez com outros documentos comprobatórios, como certificado de batismo, declaração do cartório, etc... eles aceitem, mas é um risco.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.