Cidadania para neto de português - Dúvidas

Em primeiro lugar, parabéns à todos aqui do fórum pela partilha de informações. Estou iniciando o processo de reconhecimento de cidadania portuguesa. Sou bisneto de portugueses e farei o processo a partir do reconhecimento da nacionalidade da minha mãe (viva), neta de portugueses. Minha mãe é a única viva na linha de transmissão.

Organizando os documentos, surgiram algumas dúvidas: 

1. Nenhum dos meus bisavós (ambos portugueses, nascidos antes de 1911) possuem transcrição do casamento e óbito em seus registros (casamento ocorreu no Brasil em 1926, óbito também no Brasil), então vou fazer as transcrições para ambos. De acordo com o site do consulado, para averbações em registros com mais de 100 anos (como o caso) é necessário solicitar uma certidão narrativa digitada no CRAV (já fiz isso, estou aguardando as tarefas para o pagamento). A pergunta é: após a realização da transcrição, preciso solicitar uma nova certidão em que conste esta transcrição ou, como resultado da transcrição, receberei uma cópia dos registros com as devidas averbações?

2. Será necessário realizar a transcrição de casamento e óbito do pai da minha mãe (postulante) (meu avô, filho dos portugueses), nascido, casado e falecido no Brasil?

3. Minha mãe (nascida e domiciliada no Brasil, postulante ao reconhecimento de cidadania) é casada (casou-se no Brasil, em dez/1981). É possível efetuar esta transcrição no próprio processo ou precisarei fazer essa transcrição após sua finalização? Lembrando que a averbação do seu casamento já consta no registro de nascimento brasileiro.

Desde já, agradeço pela atenção!

Comentários

  • Fala @lhmartino

    1-) Já verificou se a transcrição do casamento é realmente necessária?

    Vide o caso da @daniteixeira_07 que foi aprovado recentemente sem precisar de transcrição, contra o conselho de muitos aqui.

    2-) Não, a transcrição é uma obrigação imposta apenas aos portugueses, seu avô não era português, era brasileiro.

    3-) Os atos registais possuem uma ordem, primeiro ela precisa "nascer" em portugal, para depois transcrever o seu casamento lá.

    O que você pode fazer, é mandar uma certidão de casamento dela (sem apostilha) apenas para justificar mudança de nome de casada (caso tenha havido).

  • @LeoSantos Muito obrigado pela resposta!

    Já tinha visto que esse tema da transcrição tem gerado um debate aqui. Como o processo para netos é demorado, não queria correr o risco de dar problema lá na frente, mas pra decidir melhor isso acho que preciso saber quanto tempo leva a transcrição. Por acaso você (ou algum outro colega aqui do fórum) tem ideia do tempo que o consulado de São Paulo está levando para fazer a transcrição?

    Muito obrigado!

  • O Consulado de SP é demorado para transcrição, porém, você pode mandar os documentos para o consulado de Santos que tem feito a transcrição bem rapidamente (em torno de 1 mês).

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.