Documentos necessários para Cidadania para netos 2022

Olá pessoal sou nova aqui no fórum e tenho um monte de dúvidas.

Acontece que a lei mudou, e agora as informações estão muito confusa, os documentos necessários antes não são mais necessários agora, e cada fonte que vamos procurar tem informações divergentes.

Aqui ficam algumas dúvidas que pode ser a dúvida de outras pessoas também.

1 precisa da cópia apostilada do RG/passaporte?

2 precisa mandar o histórico escolar para comprovar vinculo?

3 o registro criminal deve ser registrado em cartório?

4 as certidões devem estar autenticada em cartório?

5 qual a validade das certidões?

Acho que por ora são essas dúvidas se alguém puder me ajudar eu agradeço muito. Não estou achando essas informações.

Comentários

  • editado October 2022


  • @mayracdiniz, vou colocar a experiência que tive com envio de processo de neto do meu pai agora em 2022, baseado nas orientações do fórum:

    1 precisa da cópia apostilada do RG/passaporte? - Sim, RG deve ter menos de 10 anos da data de emissão, se for passaporte deve estar válido.

    2 precisa mandar o histórico escolar para comprovar vinculo? - Não precisa mais, o conhecimento da lingua portuguesa é presumido para os brasileiros.

    3 o registro criminal deve ser registrado em cartório? - Não, mas deve imprimir o QR code de validação no verso do documento.

    4 as certidões devem estar autenticada em cartório? - Todas as certidões brasileiras devem ser apostiladas.

    5 qual a validade das certidões? - Validade de um ano, atentar que deve ser do prazo de recebimento na conservatória.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.