Tenho como pedir urgência?

Boa tarde,

Meu avô está com 75 anos e o processo dele está na bolinha 1 desde o dia 08/02/2022, quando eu recebi a senha. Eu consigo pedir urgência devido a sua idade avançada? Teria q ser solicitada por e-mail?

Comentários

  • LeoSantosLeoSantos Beta
    editado October 2022

    @giovannamunt em que ano ele nasceu?

    A CRC tem concedido prioridade automaticamente para todos os nascidos no ano de 1946 e anterior.

    Ano que vem ele deverá entrar na prioridade automaticamente (isso é o meu palpite)

    Para pedir urgência, você precisaria comprovar alguma doença grave (que necessite tratamento em PT) ou outros fatores, como trabalho, estudo, etc...

  • Que pena, ele nasceu em 47! Mas de todo modo, caso não seja concedida automaticamente como posso proceder? Teria que mandar um e-mail solicitando? Se sim para o qual e-mail

  • editado October 2022

    Se ele tiver algum problema de saúde mais sério é possível solicitar. Pela idade como o colega acima respondeu não é concecida ainda, por pouco.

  • Se eu fosse você, esperava pois ano que vem deve entrar na prioridade automática, mandar email agora sem outra justificativa não adianta, dá uma pesquisada sobre o tema no fórum, alguns já tentaram antes sem sucesso.

  • meu avo esta doente, qual seria o caso possivel para aceitar urgencia no processo dele? @camilafm

  • Boa noite, resolvi mandar um e-mail pois achei que não custava nada tentar e me foi informado que eles concedem urgência para pedidos de interessados com idade igual ou superior a 75 anos, à data do pedido de nacionalidade.

    Quando entrei com o pedido ele tinha 74 anos, logo acho que não vou conseguir por pouco, infelizmente. Mas resolvi colocar aqui para caso ajude alguém!

  • Esse foi o e-mail que recebi!

  • Bacana, obrigado por compartilhar a resposta @giovannamunt

  • @giovannamunt

    Bem legal o email.

    Geralmente, o pessoal usa esse aqui:

    Rcentrais.diversos@irn.mj.pt

    Diminui em 1 ano a hipótese prevista.

    Obrigado

    ===

    @LeoSantos @Yuri_

    Sobre esperar, eu discordo.

    Isso porque os prazos ficam próximos e no futuro, a previsão atual pode aumentar.

    E tb quem sabe se a pessoa fizer 75 durante o processo, ele não entre na pilha dos casos urgentes?

    Eu acho melhor enviar, pois mesmo com prioridade*, o prazo fica entre 12 e 18 meses, segungo caso recente.

    * Há casos extraordinário que ficam prontos mais rapidamente, mas o prazo tem sido este, até onde sei.

    ===

    @noya93 @Camilafm

    É possível, sim.

    Mas, acho que o sucesso é mais provável na questão do tratamento em Portugal do que a condição de saúde.

    Eu enviaria o laudo médico apostilado e com a firma reconhecida do médico, junto a um requerimento assinado por autenticidade pelo Requerente, explicando o caso.

    Se puderem, por favor, deem notícias dos casos.

    Abraços e boa sorte!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.