Tenho como pedir urgência?
giovannamunt
Member
Boa tarde,
Meu avô está com 75 anos e o processo dele está na bolinha 1 desde o dia 08/02/2022, quando eu recebi a senha. Eu consigo pedir urgência devido a sua idade avançada? Teria q ser solicitada por e-mail?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@giovannamunt em que ano ele nasceu?
A CRC tem concedido prioridade automaticamente para todos os nascidos no ano de 1946 e anterior.
Ano que vem ele deverá entrar na prioridade automaticamente (isso é o meu palpite)
Para pedir urgência, você precisaria comprovar alguma doença grave (que necessite tratamento em PT) ou outros fatores, como trabalho, estudo, etc...
Que pena, ele nasceu em 47! Mas de todo modo, caso não seja concedida automaticamente como posso proceder? Teria que mandar um e-mail solicitando? Se sim para o qual e-mail
Se ele tiver algum problema de saúde mais sério é possível solicitar. Pela idade como o colega acima respondeu não é concecida ainda, por pouco.
Se eu fosse você, esperava pois ano que vem deve entrar na prioridade automática, mandar email agora sem outra justificativa não adianta, dá uma pesquisada sobre o tema no fórum, alguns já tentaram antes sem sucesso.
meu avo esta doente, qual seria o caso possivel para aceitar urgencia no processo dele? @camilafm
Boa noite, resolvi mandar um e-mail pois achei que não custava nada tentar e me foi informado que eles concedem urgência para pedidos de interessados com idade igual ou superior a 75 anos, à data do pedido de nacionalidade.
Quando entrei com o pedido ele tinha 74 anos, logo acho que não vou conseguir por pouco, infelizmente. Mas resolvi colocar aqui para caso ajude alguém!
Esse foi o e-mail que recebi!
Bacana, obrigado por compartilhar a resposta @giovannamunt
@giovannamunt
Bem legal o email.
Geralmente, o pessoal usa esse aqui:
Rcentrais.diversos@irn.mj.pt
Diminui em 1 ano a hipótese prevista.
Obrigado
===
@LeoSantos @Yuri_
Sobre esperar, eu discordo.
Isso porque os prazos ficam próximos e no futuro, a previsão atual pode aumentar.
E tb quem sabe se a pessoa fizer 75 durante o processo, ele não entre na pilha dos casos urgentes?
Eu acho melhor enviar, pois mesmo com prioridade*, o prazo fica entre 12 e 18 meses, segungo caso recente.
* Há casos extraordinário que ficam prontos mais rapidamente, mas o prazo tem sido este, até onde sei.
===
@noya93 @Camilafm
É possível, sim.
Mas, acho que o sucesso é mais provável na questão do tratamento em Portugal do que a condição de saúde.
Eu enviaria o laudo médico apostilado e com a firma reconhecida do médico, junto a um requerimento assinado por autenticidade pelo Requerente, explicando o caso.
Se puderem, por favor, deem notícias dos casos.
Abraços e boa sorte!