Registro de Óbito do meu Bisavô em Portugal

Boa noite a todos.

Não sei se vocês teriam como me ajudar neste caso, mas desde já estou muito grata. As pessoas aqui são incríveis!

Iniciei o processo de cidadania e a advogada em Portugal já conseguiu a certidão de casamento e de nascimento do meu bisavô português, porém em nenhuma das duas consta qualquer averbação referente ao registro do óbito dele.

Portanto, estou em busca do documento em que conste este registro do óbito em Portugal, já que ele morreu no Brasil.

Nome completo: Antonio Augusto de Queiroz

Nome do Pai: José Augusto de Queiroz

Nome da Mãe: Emilia Vasconcellos de Queiroz

A certidão de nascimento foi encontrada na Paróquia de Ancede - Baião - Data de nascimento: 10/09/1883. https://pesquisa.adporto.arquivos.pt/viewer?id=540663 m0048.tif assento número 11

A certidão de casamento foi encontrada no Arquivo Central Porto - Registro n° 81 do ano de 1928 - Data do casamento: 12/04/1928 - Nome da Esposa: Dina Queiroz.

A certidão de óbito, feita no Brasil, está no Antigo "PAULA e COSTA", 8° Ofício de Notas, Rua Buenos Aires, 126. Data do óbito: 12/10/1941.


Uma última informação: A irmã da minha avó, outra filha dele, já concluiu o processo de cidadania portuguesa dela, portanto, o registro de óbito já foi feito, mas não estou conseguindo localizar (e ela também não tem mais o documento). Este processo foi iniciado em 2017, e talvez já esteja no Registro Central do Porto.


Ficarei muito grata por qualquer informação :)

Comentários

  • Boa noite


    A Certidão de óbito não é obrigatória para o pedido de nacionalidade (nem a averbação do óbito em algum documento português).


    Foi a advogada que pediu esse documento?

  • Boa noite @LeoSantos


    foi a adv. sim, disse que é imprescindível e ainda cobrou caríssimo 😣


    se algum puder ajudar, agradeço mt

  • @nandyyyyy não é necessário, tanto que a irmã da sua avó conseguiu!

  • por isso, se ainda não pagou, faça tudo sozinho

  • @nunogomes

    obrigada pela msg.

    O filho da minha tia avo disse que fez o registro de obito em Portugal sim, mas n esta conseguindo achar o doc. Em que site isso poderia estar?

  • guimossguimoss Beta
    editado October 2022

    @nandyyyyy

    Como foi te dito antes, o óbito nao é necessário para processos de nacionalidade.

    Se ainda quiser o assento, informe aqui que te ensino como conseguí-lo.

    ===

    Uma última informação: A irmã da minha avó, outra filha dele, já concluiu o processo de cidadania portuguesa dela

    Se já há um processo concluído de uma irmã, vc pode se valer do artigo 40-A do Decreto-Lei 26/2022, que alterou o regulamento da nacionalidade.

    O seu caso entra no item 5, a meu ver.

    Mas, eu sugiro a leitura do dispositivo, pois pode te poupar gastos com documentos.

    Abraços

  • @guimoss agradeço as informações. Darei uma lida com atenção no decreto.

    mas caso a advogada ainda insista neste documento, onde eu poderia obtê-lo?

    obrigada desde já!

  • @nandyyyyy

    Vc viu a pergunta do @nunogomes acima?

    ===

    Se o português faleceu no Brasil, vc tem que transcrever o óbito em um Consulado ou em PT.

    O tipo de cartório mencionado acima (de notas) nao tem registros de óbito.

    É melhor vc disponibilizar o link do óbito, se encontrou na Internet.

    Abraços

  • @guimoss entendi. só havia perguntado pois como acredito que um parente já tenha feito essa transcrição, achei que pudesse encontrá-la online de alguma forma.

    ok, vou me informar junto ao consulado então.

    Obrigada!

  • @guimoss desculpe o incomôdo, mas uma última pergunta: você sabe onde eu poderia encontrar a transcrição deste óbito, que possivelmente foi feita em 2017? Teria algum site? obrigada desde já.

  • @nandyyyyy

    Eu imaginava que já tivesee sido feito.

    Se vc quiser, deve estar no civilonline.

    O guia:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1

    Eu entraria em contato com eles para saber se está lá, antes de pagar.

  • @nandyyyyy certamente não quero interferir no trabalho da sua advogada, porém o fórum ajuda todos que queiram a fazer o processo sozinhos, é fácil bem fácil e muitos conseguiram.

    Caso queira e tenha possibilidade, faça tudo sozinho com as instruções que encontra por aqui, esse é o meu conselho,


    Boa sorte

  • @LeoSantos agradeço muito sua dica, Leo! Estou analisando aqui e certamente levarei em conta o seu conselho. Abraços!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.