Validação de Diplomas de cursos superiores.

Muito boa tarde!

1- Pessoas com formação superior em instituições(universidades) brasileiras, podem ter os seus títulos reconhecidos em portugal ou outros países da união Europeia?

2- Alguém formado em engenharia e que tenha cidadania portuguesa, por atribuição pode ter o diploma válido em portugal ou em outros países da união europeia?

3- Sendo possível aproveitar a qualificação o processo pode ser realizado do Brasil, quais seriam os trâmites?

Desde já agradeço a gentileza pela ajuda de todos(as)!

Comentários

  • LeoSantosLeoSantos Beta
    editado October 2022

    Boa tarde, tudo bem?

    No caso específico dos engenheiros, acredito que portugal tenha um acordo com o Brasil, em termos parecidos com o dos advogados.

    Você preenche um requerimento que encontra no site da ordem dos engenheiros: https://www.ordemengenheiros.pt/fotos/editor2/areainternacional/requerimento_registo_20190430.pdf e comprova a inscrição no CREA e junta os outros documentos pedidos.

  • Boa noite, Sr. Leo Santos!

    Muito obrigado pela ajuda com essas informações.

    Tenha uma excelente noite!

  • Disponha.


    E quando for me marcar, faça escrevendo @ + meu nome, desse jeito @Luciano G Silva assim eu recebo uma notificação.


    Abraços e boa sorte.

  • Olá pessoal,

    Na esteira da pergunta do @Luciano G Silva, alguém sabe como funciona na prática a revalidação para diploma de odontologia? A cidadania portuguesa do requerente facilitaria o processo de revalidação?

    Muito obrigado.

    Abraços,

  • Olá,


    Eu precisava de informações de pessoas que fizeram a equivalência do curso de Direito em Portugal.

    Foi muito caro? Quanto tempo demorou? Precisou cursar alguma matéria aqui em Portugal?


    Desde já, obrigada.

  • @Inaiá_C

    voce quer saber sobre o reconhecimento do diploma, ou do exercicio da profissao? Nao sao exatamente a mesma coisa.

    em relacao ao exercicio, ate o mes passado era bastante simples, bastava se inscrever na ordem dos advogados de Portugal. Mas agora no inicio de julho a OAP rompeu o acordo com a OAB e nao sei Como ficou.

    ja sobre o reconhecimento do diploma, nao sei dizer.

  • Olá,

    @eduardo_augusto Obrigada pela resposta. Eu gostaria de saber sobre o reconhecimento de nível, porque no caso do curso de Direito, não parece ser tão simples. Então, queria saber de alguém que já fez o reconhecimento de nível como foi, quanto custou, se precisou cursar alguma matéria, etc.

    @mabego Obrigada pela resposta.

  • @Luciano G Silva

    Boa noite, conseguiu se inscrever na Ordem dos Engenheiros de Portugal? Estou pensando em fazer esse procedimento também, pois soube que estão querendo dificultar esse reconhecimento dos cursos entre os países.

  • Boa Noite.

    Sou formado em TECNOLOGO SUPERIOR EM PROCESSO GERENCIAS.

    Preciso fazer o reconhecimento de gral para estudar aqui em Portugal.

    É possível fazer este reconhecimento de gral .

    Dei entrada no órgão DEGES , pois a instituição responsável me cobrou 600 euros , mais não se responsabiliza caso não seja aprovado, estou com medo de paga e não ser aprovado.

    alguém poderia me orientar.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.