Transcrição do segundo casamento (após divórcio e óbito da primeira cônjuge)
Olá!
Estou auxiliando meu tio (que já é cidadão português) no processo de transcrição do casamento dele, uma vez que ele deseja solicitar a cidadania para minha tia.
Acontece que antes de se casar com ela, ele foi casado com outra mulher aqui no Brasil, da qual se divorciou. Algum tempo depois do divórcio, ela infelizmente veio a falecer. E, tempos depois, ele se casou com a minha tia.
Diante desse cenário, gostaria de uma orientação, por gentileza, sobre os passos necessários para transcrever o casamento atual do meu tio e minha tia. Em particular, tenho as seguintes dúvidas:
1) Preciso transcrever o primeiro casamento?
2) Se sim, preciso transcrever o divórcio E o óbito da cônjuge ou somente o que aconteceu primeiro?
3) Se eu precisar transcrever o divórcio, onde encontro um advogado para me ajudar com isso? Quanto tempo demora e quanto custa?
Desde já, agradeço a todos pela ajuda. Esse fórum vale ouro!
Comentários
precisa transcrever o primeiro casamento, depois precisa de um advogado para "transcrever o divórcio" (no divorcio não se chama transcrever, mas sim ação de revisão de sentença estrangeira) que é feito no judicial. Não precisa do obito da primeira mulher do seu tio, porque eles não eram mais casados quando ela faleceu. e depois de estar com o divorcio pode finalmente transcrever o segundo casamento
@nunogomes, obrigado pelos esclarecimentos!
Sobre o processo de revisão de sentença estrangeira, quão complexo é?
Preciso de um advogado português? Se sim, como posso encontrar um e quanto esse processo costuma custar?
@Matheus B de Paula o seu tio teve filhos com a primeira mulher?
não é muito complexo, tem que encontrar um advogado pt, o preço anda pelos 1000 eur, cada advogado faz o seu preço
Pessoal boa tarde. Estou tentando ajudar um amigo que a mãe tem cidadania portuguesa, ela casou com o pai adotivo. Ele mudou de sobrenome pro sobrenome do pai adotivo.
A gnt precisa transcrever esse casamento?