Busca certidão

Boa tarde, amigos!

Sou nova aqui e já cheguei necessitando da ajuda de vocês para encontrar a certidão de meu avô que esta difícil de ser encontrada. Alguém para me ajudar? Desde já agradeço.

Comentários

  • Eu só tenho a certidão de casamento do meu avô no Brasil com minha avó que era portuguesa também.

    O cartório onde eles casaram no RJ não tem mais documentos nenhum deste casamento.

    Vou precisar da certidão de nascimento dele para averbar o casamento.

    Estou procurando a certidão de nascimento desde 2007. Já fui só Arquivo Nacional, procurei no Tombo, Arquivo de Bragança Family Seach e não consigo encontrar. Ele deixou minha avó no Rio de Janeiro quando a última filha nasceu.

    Ninguém soube maus dele.

    Só sei os dados que estào na certidão de casamento e que tidos os seu oito irmãos nasceram em uma aldeia chamada Longra - Barcel- Mirandela- Arquibo de Bragança. Seu nome era João Moutinho de Azevedo ou João de Azevefo( sobrenome da mae) nasceu em 02/01/1892 filho de Anna Azevedo e Manoel Moutinho. Achei alguns registros de seu irmão e até passaportes pelos site já falados acima. Seria possível ele naovter documentos e vir psra o Brasil assim? Longra em Barcel era uma aldeia muito pobre.

    Será que consigo uma certidão tardia com base na sua família seus irmãos e pais que moravam em Portugal.

    Me ajudem por favor.

  • Eu só tenho a certidão de casamento do meu avô no Brasil com minha avó que era portuguesa também.

    O cartório onde eles casaram no RJ não tem mais documentos nenhum deste casamento.

    Vou precisar da certidão de nascimento dele para averbar o casamento.

    Estou procurando a certidão de nascimento desde 2007. Já fui só Arquivo Nacional, procurei no Tombo, Arquivo de Bragança Family Seach e não consigo encontrar. Ele deixou minha avó no Rio de Janeiro quando a última filha nasceu.

    Ninguém soube maus dele.

    Só sei os dados que estào na certidão de casamento e que tidos os seu oito irmãos nasceram em uma aldeia chamada Longra - Barcel- Mirandela- Arquibo de Bragança. Seu nome era João Moutinho de Azevedo ou João de Azevefo( sobrenome da mae) nasceu em 02/01/1892 filho de Anna Azevedo e Manoel Moutinho. Achei alguns registros de seu irmão e até passaportes pelos site já falados acima. Seria possível ele naovter documentos e vir psra o Brasil assim? Longra em Barcel era uma aldeia muito pobre.

    Será que consigo uma certidão tardia com base na sua família seus irmãos e pais que moravam em Portugal.

    Me ajudem por favor.

  • @tlucia2710 o que tem de fazer é pedir ao Arquivo de Bragança uma busca, porque a data de 1892 deve estar errada certamente, e antes de 1892 eles só tem livros duplicados, ou seja não tem os originais e não disponibilizaram as imagens, por isso não tem como ver na internet, só pedindo a eles mesmo para procurar.

  • @tlucia2710 talvez esses dados possam te ajudar FONTE IMEDIATA DE AQUISIÇÃO OU TRANSFERÊNCIA

    Documentação incorporada da Conservatória do Registo Civil de Mirandela em 14 de Novembro de 2002 e 12 de julho de 2013.

    ÂMBITO E CONTEÚDO

    Registos de baptismos, casamentos e óbitos.

    SISTEMA DE ORGANIZAÇÃO

    Classificação funcional e ordenação cronológica.

    CONDIÇÕES DE ACESSO

    Comunicáveis, excepto os documentos em mau estado de conservação.

    INSTRUMENTOS DE PESQUISA

    Inventário Colectivo dos Registos Paroquiais. Vol.2 - Norte. Lisboa, SEC; IAN/TT; IPCM, 1994. Guia de Fundos do Arquivo Distrital; IAN/TT; ADBGC, 2006.

  • @tlucia2710 Foi vigararia da Ordem de Malta. 


    O orago da freguesia é São Ciríaco. 


    As localidades anexas são: Longra.

  • @tlucia2710

    Deixe os dados da certidão de casamento, com nome dos nubentes e pais deles, data do casamento e se tiver, o link da certidão brasileira de casamento.

    Sem os dados completos, a busca fica difícil.

    Te recomendo buscar no Fs, pelo casamento religioso, em una margem de erro de 6 meses da data do casamento civil.

    ===

    Mais parentes, @leocanelas ?

    430527José do NascimentoBeira GrandeCarrazeda de AnciãesManuel Moutinho CanelhasAna de SousaNegociante36S. PauloSolteiro

    431773José do NascimentoCarrazeda de AnsiãesCarrazeda de AnsiãesManuel Moutinho Canelas&bnsp;Trabalhador43São PauloSolteiro

    Abraços aos dois.

  • @tlucia2710

    Possiveis parentes?

    São de Bragança e Vila Real e há sobrenomes em comum, bem como a combinação deles:

    ID Nome Naturalidade Concelho Pai Mãe Profissão Idade Destino Estado Cívil

    165958 Augusto Sousa Moutinho Alijó Porto Manuel Joaquim de Sousa Moutinho Teresa de Azevedo Lavrador 26 Rio de Janeiro Solteiro

    262688 António Moutinho Beira Grande Carrazeda de Ansiães Manuel Moutinho Vaz Rita de Azevedo Jornaleiro 28 Brasil Solteiro

    381345 António Vaz Moutinho Beira Grande Carrazeda de Ansiães Manuel Moutinho Vaz Rita de Azevedo Jornaleiro 30 Brasil Solteiro

    Carrazeda de Ansiães faz fronteira com Mirandela (onde fica a freguesia de Barcel) este faz fronteira com os Concelhos de Valpaços e Murça, em Vila Real.

    E o Concelho de Alijó, em Vila Real (um dos passaportes acima, com nomes em comum) faz fronteira com Carrazeda de Ansiães e Murça.

    Eu olharia nesses lugares.

  • @tlucia2710

    Outros parentes. Possui a mesma combinação de sobrenomes é do Concelho de Valpaços, freguesia de Canavezes.

    http://digitarq.advrl.arquivos.pt/details?id=1114251

    ===

    Esposa do possível parente acima:

    http://digitarq.advrl.arquivos.pt/details?id=1114249

    Espero que sejam de ajuda.

  • @tlucia2710

    Eu encontrei os passaportes de alguns irmãos na freguesia de Barcel

    ===

    Eu faria o conselho do @nunogomes e pessuisaria no AD de Bragança, pois parece que os livros existem, mas não estão digitalizados no tombo.

    Eu olharia todas as imagens do link disponível lá por um João.

    ===

    Outra coisa:

    No nascimento de um dos filhos em 1922, informa que o pai do português faleceu há 14 anos e a mãe há 10.

    O do pai deve estar no tombo e o da mãe na Conservatória de Mirandela.

    Pode ser um caminho para encontrar mais dados.

    ===

    Sobre a avó:

    Existem muitas pessoas com o sobrenome Trigo (pai da esposa do João Moitinho) no Distrito de Bragança, em Mirandela e Carrazeda dos Ansiães, Vila Flor e Moncorvo.

    Todos concelhos de Bragança.

    ===

    Três irmãos da avó Feliciana:

    https://digitarq.adbgc.arquivos.pt/details?id=1283495

    https://digitarq.adbgc.arquivos.pt/details?id=1375544

    https://digitarq.adbgc.arquivos.pt/details?id=1300621

    Todos da freguesia de Linhares, em Carrazeda de Ansiães.

    O link:

    https://tombo.pt/f/crz08

    É só folhear. Dê uma margem de erro nas buscas.

    Se não conseguir, faça o que o @nunogomes sugeriu.

    Abraços

  • Oi, amigos, obrigada pela ajuda. Ainda não encontrei meu avô, mas encontrei os óbitos de seus pais, conforme dica do Guimoss.

    Não entendi a dica da Fátima, talvez, por não saber direito como chegar ao endereço que me deu, embora esteja com passo a passo. Poderia me explicar novamente, por favor.

    As outras informações sobre passaportes de irmãos eu já havia achado, mas não me ajudaram muito, pois não possuo a expertise de vocês, que são o máximo! Que bom ter vocês agora como gurus sobre o assunto. Eu teria poupado muitotempo!

    Outra coisa, o que vocês acham de eu entrar com o pedido para mim como neta, já que tenho a certidão de minha avó portuguesa, a da minha mãe, filha dela, e do pai (meu avô) que não acho a certidão, mas ficaria tentando achar a dele para fazer a transcrição do casamento? Eles demoram mesmo...

    Guimoss, tenho a certidão de casamento deles dos meus avós. Ela está na FS. Como posso fazer um link para você? Não sei!!!!!!

    O nome dele está nesta certidão como João Moutinho Azevedo, com o sobrenomes do pai e da mãe dele. Minha avó está como Feliciana de Jesus Trigo (sobrenome do pai), eles se casaram em 23/06/2017, aqui no Rio de Janeiro, no sétimo Registro Civil.

    Ele menciona que o pai morreu há 14 anos daquela data e a mãe há 10 anos. O dela pelo óbito que vi, graças a vocês, se deu em 1919 e o dele em 1906, Pouca diferença do que ele mencionou na certidão.

    Nascimento dela(minha avó) foi em 1898, pela certidão foi 1896, o dele foi em 1892, que preciso confirmar quando achar.

    Aguardo avaliação do solicitado e informado nesta, com meus eternos agradecimentos.

  • Oi, amigos, obrigada pela ajuda. Ainda não encontrei meu avô, mas encontrei os óbitos de seus pais, conforme dica do Guimoss.

    Não entendi a dica da Fátima, talvez, por não saber direito como chegar ao endereço que me deu, embora esteja com passo a passo. Poderia me explicar novamente, por favor.

    As outras informações sobre passaportes de irmãos eu já havia achado, mas não me ajudaram muito, pois não possuo a expertise de vocês, que são o máximo! Que bom ter vocês agora como gurus sobre o assunto. Eu teria poupado muitotempo!

    Outra coisa, o que vocês acham de eu entrar com o pedido para mim como neta, já que tenho a certidão de minha avó portuguesa, a da minha mãe, filha dela, e do pai (meu avô) que não acho a certidão, mas ficaria tentando achar a dele para fazer a transcrição do casamento? Eles demoram mesmo...

    Guimoss, tenho a certidão de casamento deles dos meus avós. Ela está na FS. Como posso fazer um link para você? Não sei!!!!!!

    O nome dele está nesta certidão como João Moutinho Azevedo, com o sobrenomes do pai e da mãe dele. Minha avó está como Feliciana de Jesus Trigo (sobrenome do pai), eles se casaram em 23/06/2017, aqui no Rio de Janeiro, no sétimo Registro Civil.

    Ele menciona que o pai morreu há 14 anos daquela data e a mãe há 10 anos. O dela pelo óbito que vi, graças a vocês, se deu em 1919 e o dele em 1906, Pouca diferença do que ele mencionou na certidão.

    Nascimento dela(minha avó) foi em 1898, pela certidão foi 1896, o dele foi em 1892, que preciso confirmar quando achar.

    Aguardo avaliação do solicitado e informado nesta, com meus eternos agradecimentos.

  • @Kleber Silva Aguiar

    Oi tudo bem? É João. Achou algo?

  • @Kleber Silva Aguiar

    Entendi a sua pergunta. A certidão que você mandou do casamento dos meu avós foi retificada pois estava como José. Foi retificada no ano de 1977, inclusive na inicial, ele

    assinou João.

  • @leocanelas @Fatima Moutinho

    @guimoss @nuno

    Oi, amigos, obrigada pela ajuda. Ainda não encontrei meu avô, mas encontrei os óbitos de seus pais, conforme dica do Guimoss.

    Não entendi a dica da Fátima, talvez, por não saber direito como chegar ao endereço que me deu, embora esteja com passo a passo. Poderia me explicar novamente, por favor.

    As outras informações sobre passaportes de irmãos eu já havia achado, mas não me ajudaram muito, pois não possuo a expertise de vocês, que são o máximo! Que bom ter vocês agora como gurus sobre o assunto. Eu teria poupado muitotempo!

    Outra coisa, o que vocês acham de eu entrar com o pedido para mim como neta, já que tenho a certidão de minha avó portuguesa, a da minha mãe, filha dela, e do pai (meu avô) que não acho a certidão, mas ficaria tentando achar a dele para fazer a transcrição do casamento? Eles demoram mesmo...

    Guimoss, tenho a certidão de casamento deles dos meus avós. Ela está na FS. Como posso fazer um link para você? Não sei!!!!!!

    O nome dele está nesta certidão como João Moutinho Azevedo, com o sobrenomes do pai e da mãe dele. Minha avó está como Feliciana de Jesus Trigo (sobrenome do pai), eles se casaram em 23/06/2017, aqui no Rio de Janeiro, no sétimo Registro Civil.

    Ele menciona que o pai morreu há 14 anos daquela data e a mãe há 10 anos. O dela pelo óbito que vi, graças a vocês, se deu em 1919 e o dele em 1906, Pouca diferença do que ele mencionou na certidão.

    Nascimento dela(minha avó) foi em 1898, pela certidão foi 1896, o dele foi em 1892, que preciso confirmar quando achar.

    Aguardo avaliação do solicitado e informado nesta, com meus eternos agradecimentos.

  • @tlucia2710

    Ainda não encontrei meu avô, mas encontrei os óbitos de seus pais, conforme dica do Guimoss.

    Que bom que foi útil.

    ===

    Sobre a dica da @Fatima Moutinho

    Ela indicou o Orago da fregiesia de Barcel.

    Será que vcs são parentes, mesmo não se conhecendo?

    A Fátima tem o mesmo sobrenome que o seu antepassado.

    É algo a se verificar.

    ===

    Outra coisa, o que vocês acham de eu entrar com o pedido para mim como neta, já que tenho a certidão de minha avó portuguesa, a da minha mãe, filha dela, e do pai (meu avô) que não acho a certidão, mas ficaria tentando achar a dele para fazer a transcrição do casamento? Eles demoram mesmo...

    Ficou um pouco confuso o que vc disse.

    Por favor, esclareça a questão.

    Se bem me lembro, era o caso de dois portugueses casados no Brasil.

    Se for o caso, vc precisará do nascimento de ambos ou de um, o que faria vc ter que fazer a transcrição com supressão diretamente em Portugal, opção que é mais cara.

    E se o filho do português (seu pai ou mãe) for vivo, é melhor fazer o processo dele, como filho e depois, o seu como filho.

    Cada processo levará 6 meses em média.

    ===

    Guimoss, tenho a certidão de casamento deles dos meus avós. Ela está na FS. Como posso fazer um link para você? Não sei!!!!!!

    Vc pode mandar por aqui ou se quiser posdo te mandar uma msg no privado e vc me manda por lá.

    É o link que kleber enviou?

    ===

    Vc poderis buscar pelo casamento religioso do casal numa margem de erro de 6 meses.

    Talvez, as informações estejam mais precisas.

    Boa busca!

  • @guimoss A certidão de casamento dos meu avos é esta mesmo que o @Kleber Silva Aguiar mandou.

    Quanto ao que falei ficou confuso mesmo. Vou tentar explicar melhor: Sou neta do português João e da portuguesa Feliciana, desta eu tenho a certidão. Do avô é que estou a procurar. Casaram-se no Brasil (certidão de casamento informada acima). Ele declarou o nascimento de mina mãe, já falecida e citou o nome da mulher também (minha avò).

    Baseada no fato de que, tenho a certidão de minha avó portuguesa, a certidão de minha mãe, fila deles, nascida no Brasil e a minha de nascimento (Brasil), com informação de meu casamento e com menção, também de meu avó João e minha avó Feliciana e, mesmo sabendo

    que deveria transcrever o casamento de minha avó Feliciana em Portugal, já que vou pedir a nacionalidade como neta, baseada nela.

    Te pergunto, eu poderia dar entrada nos documentos e enquanto isto, caso eu ache a certidão portuguesa de meu avô João, proceder a transcrição de seu casamento com minha avó? E caso eu não conseguisse esta certidão, existe algo que eu faça para suprir este documento?

    Veja se ficou mais bem explicado. Aguardo suas sugestões.. Agradecida.

  • @guimoss , como faço para procurar o casamento religioso deles?

  • guimossguimoss Beta
    editado October 2022

    @tlucia2710

    Quanto ao que falei ficou confuso mesmo. Vou tentar explicar melhor: Sou neta do português João e da portuguesa Feliciana, desta eu tenho a certidão. Do avô é que estou a procurar. Casaram-se no Brasil (certidão de casamento informada acima). Ele declarou o nascimento de mina mãe, já falecida e citou o nome da mulher também (minha avò).

    Se o casamento foi no Brasil entre dois portugueses, a regra defendida aqui é pela transcrição do casamento.

    Eu fiquei supreso por não ter tido notícias (posso estar errado!) em que os portugueses eram casados no Brasil e a transcrição não foi feita, nem exigida por Portugal, de forma automática.

    A @texaslady tem uma opinião interessante sobre esse tema que merece a leitura.

    Olhe o tópico de netos em uma das últimas páginas e vc terá acesso a ela.

    Aí, vc pode decidir a respeito.

    ===

    Baseada no fato de que, tenho a certidão de minha avó portuguesa, a certidão de minha mãe, fila deles, nascida no Brasil e a minha de nascimento (Brasil), com informação de meu casamento e com menção, também de meu avó João e minha avó Feliciana e, mesmo sabendo que deveria transcrever o casamento de minha avó Feliciana em Portugal, já que vou pedir a nacionalidade como neta, baseada nela.

    É um caminho arriscado de se tomar, não importando a leitura sobre a necessidade de transcrever, especialmente por ele ter declarado o nascimento e vc não ter o nascimento/batismo dele.

    A meu ver, as chances de exigência aumentam com o envio do nascimento da portuguesa, por não comprovar a perfilhação, nos termos do artigo 14 da LN portuguesa*.

    * Eu resumi as visões das Conservatórias e da Justiça Administrativa de Portugal, no tópico de netos (uma das últimas páginas), graças a um artigo postado pela @texaslady . Eu devo abrir um para divulgar melhor a questão.

    E essa dúvida faria com que eles pedissem a transcrição do casamento ou o nascimento/batismo do português ou ambos.

    ===

    Te pergunto, eu poderia dar entrada nos documentos e enquanto isto, caso eu ache a certidão portuguesa de meu avô João, proceder a transcrição de seu casamento com minha avó?

    Vc poderia dar entrada*, mas como vc tem o batismo da portuguesa, os riscos de exigência aumentam, conforme detalhei acima.

    * E se pedissem a transcrição ou o assento de batismo, vc poderia enviar por email, se os arquivos forem digitais. Olhe o caso do PLSABINO e a questão das certidões com certificação digital. Busque os topicos do LEOCANELAS, que eu explico lá.

    Qual foi a data de emissão das certidões brasileiras?

    Lembro que elas tem validade de 1 ano, contados da emissão.

    As portuguesas não tem validade, até onde sei.

    ===

    E caso eu não conseguisse esta certidão, existe algo que eu faça para suprir este documento?

    Não há nada que vc possa fazer oara suprir a ausência do nascimento/batismo do português.

    É por isso que eu recomendo a busca, em primeiro lugar. Acho que vc está perto de achar.

    Se não achar, peça a pesquisa no AD (olhe o tutorial no "guia uteis") ou nas Conservatórias dos Concelhos acima (ha alguns!!!), enviando um email a elas.

    Se não achar, eu pegaria as certidões negativas e faria a transcrição com supressão diretamente em PT, pois o casamento, segundo relatos, tem o condão de fazer a perfilhação, nos termos do artigo 14.

    E mais: Se caisse em exigência pedindo as duas coisas e vc nao tiver uma delas, o destino do seu processo (após algum tempo, claro) seria o indeferimento.

    Então, eu cogitaria as duas modalidades de transcrição ou a busca do português, usando o nascimento dele como referência.

    Acho que vc já tem dados o suficiente para uma busca bem informada.

    Ou vc achará o português ou terá informações para pedir a transcrição com supressão.

    Cabe a você decidir o melhor caminho.

    ===

    O casamento religioso vc busva na seção catalogos do Familysearch, indicando o municipio do registro e procurando nas igrejas próximas do casamento civil.

    Tem que folhear cada livro com uma margem de 6 meses do casamento civil.

    Se puder, nos deixe informados sobre o seu caso, por favor.

    Boa sorte!

  • @guimoss

    Já tenho a certidão de casamento no Brasil-RJ dos meus avós.

    É por ali que tenho as únicas informações a respeito dele, pois não o conheci. Ele largou minha avó com o nascimento do seu último filho.

    Também sei que todos os seus irmãos e pais nasceram numa aldeia chamada Longra na Freguesia de Barcel.

    A minha mãe, filha deles trm certidão de nascimento citando ele como declarante e de sua mulher Feliciana, minha avó.

    Com base nos documentos que tenho que são minha certidão como neta deles a certidão de minha avó portuguesa e de minha mãe sua filha brasileira, falecida, eu não posso dar entrada como neta?

    Precisaria ter o nascimento do meu avô português e antes averbar o casamento deles?

    Falei na supressão, pois já procurei muito. Agora mesmo semana que vem vou à Portugal no Distrito de Bragança para procurar pessoalmente mas queria entrar com estes documentos que já tenho.

    Você acha temerário?

    Vou ele sobre os outros escreveram e você informou acima.

    Agradeço o seu tempo despendido comigo.

  • @tlucia2710

    Dê uma olhada nas últimas páginas do tópico de netos sobre a necessidade de transcrição de casamento.

    Pode afetar o seu caso.

    Eu seguraria um pouco pouco a transcrição, até ler a discussão mencionada.

    Se tiver alguma dúvida, é só perguntar.

    Abraços

  • @guimoss

    Muito obrigada. Vou ler e repensar sobre o que ia fazer.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.