O novo nome da esposa (com sobrenome do marido) precisa constar na certidão de casamento?

Bom dia!

Estou juntando os documentos da minha família para fazer as transcrições de casamento (minha bisavó portuguesa com meu bisavô brasileiro, e da minha avó e do meu avô brasileiros) e cidadania portuguesa (da minha avó, do meu pai e minha), e me surgiu uma dúvida.


Na certidão de casamento da minha bisavó portuguesa com meu bisavô brasileiro (1927), constam assim os nomes:

Joaquim dos Santos

Maria das Dores Marques (nome de solteira)

Não consta na certidão de casamento dela informando como ficou o nome dela após casar.


Porém, na certidão de nascimento da minha avó (filha deles), o nome dos pais estão assim:

Joaquim dos Santos

Maria das Dôres Santos (nome de casada).


O mesmo acontece com o nome da minha avó. Na certidão de casamento dela só consta o nome de solteira, mas na certidão de nascimento do meu pai ela está com o nome de casada.


Gostaria de saber, por gentileza, se isso poderia dar divergência na conservatória de Portugal? Eu transcrever os casamentos da forma que consta na certidão de casamento, e quando for solicitar a cidadania da minha avó e a do meu pai, estarem com os nomes de casadas? Portugal vai entender que na época a esposa assumia o sobrenome do marido automaticamente? Ou preciso mandar retificar as certidões de casamento com essa informação?


Outra dúvida: Na certidão de casamento da minha bisavó, está Maria das Dores ("Dores" sem acento), mas no nascimento dela e outros documentos está "Dôres", com acento. Esse detalhe pode vir a dar problema também? Precisaria retificar por conta de um acento?


Muito obrigada desde já!!!

Comentários

  • @avdc

    Eu te respondi no outro tópico.

    Por favor, evite abrir tópicos repetidos.

    Abraços

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.