Anexar documentos ao processo?
Olá, foristas.
Tenho uma questão e gostaria de orientação:
Contexto:
- Atribuição par neto, no caso minha mãe
- Transcrição de casamento dos avós da minha mãe. (não foi prevista. Foi uma surpresa, mas isso não vem ao caso.
- Dar entrada no processo da minha mãe.
- Estou em Portugal (residente)
- Minha mãe mora no BR
- Tenho comigo, em PT, apenas 1 certidão de casamento dos meus bisavôs apostila.
- Queremos dar entrada no processo de neta da minha mãe o quanto antes em vista da fila e da demora.
Dilema:
Tendo apenas 1 certidão de casamento em minha posse no momento, nao sei se:
a) Uso essa certidão para fazer a transcrição que é obrigatória e quando sair a transcrição junto aos demais documentos e submeto o processo sem a certidão de casamento brasileira a princípio. E só depois junto aos autos se for necessária(o que não sei como fazer a agredeço orientação) já que ninguém vai ver esse processo antes de 1 ano aparentemente,
OU
b) Uso a certidão junto dos demais documentos para dar entrada no processo de neta e fazemos a transcrição depois e quando sair juntamos aos auto.
A ideia aqui é poupar tempo e entrar de uma vez nessa fila. De todo modo teria que juntar alguma documentação ao processo depois que não sei como funciona.
Agradeço antecipamente as orientações e comentários.
Raquel Sousa
Comentários
@raqlast@Raque A certidão de casamento dos avós, somente será necessária caso o português não tenha sido declarante do filho na menoridade do mesmo (ou as vezes para fixar o nome que adquiriu quando adulto).
Se o português não foi o declarante, ou haja alguma dúvida que vá causar a necessidade de apresentação da certidão de casamento, faça a transcrição primeiro.
Caso contrário, faça o processo de neto primeiro e provavelmente nem precisará transcrever este casamento.
oi, @LeoSantos
Obigada por responder. Vai precisar porque o declarante do nascimento do meu avó foi a mãe brasileira e não o pai português.
Faço a transcrição primeiro então. E depois dou entrada n o processo da minha mãe e espero ver se cai em exigência ou não (se ainda não pedir a copia da certidão de casamento brasileira)?