Anexar documentos ao processo?

Olá, foristas.

Tenho uma questão e gostaria de orientação:


Contexto:

  • Atribuição par neto, no caso minha mãe
  • Transcrição de casamento dos avós da minha mãe. (não foi prevista. Foi uma surpresa, mas isso não vem ao caso.
  • Dar entrada no processo da minha mãe.
  • Estou em Portugal (residente)
  • Minha mãe mora no BR
  • Tenho comigo, em PT, apenas 1 certidão de casamento dos meus bisavôs apostila.
  • Queremos dar entrada no processo de neta da minha mãe o quanto antes em vista da fila e da demora.


Dilema:

Tendo apenas 1 certidão de casamento em minha posse no momento, nao sei se:

a) Uso essa certidão para fazer a transcrição que é obrigatória e quando sair a transcrição junto aos demais documentos e submeto o processo sem a certidão de casamento brasileira a princípio. E só depois junto aos autos se for necessária(o que não sei como fazer a agredeço orientação) já que ninguém vai ver esse processo antes de 1 ano aparentemente,

OU

b) Uso a certidão junto dos demais documentos para dar entrada no processo de neta e fazemos a transcrição depois e quando sair juntamos aos auto.

A ideia aqui é poupar tempo e entrar de uma vez nessa fila. De todo modo teria que juntar alguma documentação ao processo depois que não sei como funciona.


Agradeço antecipamente as orientações e comentários.

Raquel Sousa

Comentários

  • @raqlast@Raque A certidão de casamento dos avós, somente será necessária caso o português não tenha sido declarante do filho na menoridade do mesmo (ou as vezes para fixar o nome que adquiriu quando adulto).

    Se o português não foi o declarante, ou haja alguma dúvida que vá causar a necessidade de apresentação da certidão de casamento, faça a transcrição primeiro.

    Caso contrário, faça o processo de neto primeiro e provavelmente nem precisará transcrever este casamento.

  • editado September 2022

    oi, @LeoSantos

    Obigada por responder. Vai precisar porque o declarante do nascimento do meu avó foi a mãe brasileira e não o pai português.

    Faço a transcrição primeiro então. E depois dou entrada n o processo da minha mãe e espero ver se cai em exigência ou não (se ainda não pedir a copia da certidão de casamento brasileira)?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.