Ajuda para busca de certidão Portuguesa - Beira Alta

Boa noite, pessoal, será que alguém pode me ajudar? Estou procurando o assento de nascimento da minha bisavó. O problema é que todos os documentos que eu tenho dela indicam o local de nascimento como BEIRA ALTA, que pelo que vi é uma região grande, né? Vou colocar aqui os dados dela.

Nome (solteira): Maria de Deus Rodrigues

Nome (casada): Maria de Deus Rodrigues da Costa (ou Maria de Deus Rodrigues Costa ou Maria Rodrigues Costa)

Pai: João Rodrigues (nascido em 18/03/1864)

Mãe: Maria da Piedade (nascida em 25/06/1866)

Local de nascimento: Beira Alta

Data de nascimento: 11/11/1898

Chegou no Brasil em 1914, no Cap. Finester (Santos)

Casamento no Brasil: 03/09/1921

Marido: João Baptista Henrique da Costa, nascido no Concelho de Mira


Se alguém tiver qualquer dica de como posso reduzir a área de busca agradeço muito!!!

Comentários

  • guimossguimoss Beta
    editado September 2022

    @ANACAP

    Eu encontrei um possivel irmão, mas o passaporte é do Porto.

    ID Nome Naturalidade Concelho Pai Mãe Profissão Idade Destino Estado

    353627 Américo Rodrigues Porto Porto João Rodrigues Maria da Piedade Empregado Bancário 23 Rio de Janeiro Solteiro

    Podem ser pais homonimos, mas eu quis avisar.

    Abraços

  • guimossguimoss Beta
    editado September 2022

    @ANACAP

    Beira alta era uma provincia que incluia os Distritos de Viseu e posteriormente, o da Guarda.

    Onde os portugueses ficaram residência?

    Qual foi o cartório/freguesia/circunscrição do casamento deles aqui no Brasil?

  • @guimoss Bom dia! Desde já agradeço a ajuda!

    O cartório do casamento é o do Bom Retiro em São Paulo/SP (15º Subdistrito).

    Recebi ontem os documentos da habilitação de casamento (pois soube de uns sortudos que conseguiram documentos muito úteis assim), mas não consegui nenhuma informação nova com esses documentos, apenas que eles solicitaram a habilitação "com brevidade e com dispensa de proclamas".

    De acordo com a certidão de casamento, eles moravam na Rua Julio Conceição,75, Bom Retiro, São Paulo/SP.

    De acordo com o Registro de Estrangeiros, em 1942 eles estavam morando na Rua Itatins, n. 15, Aclimação, São Paulo/SP

  • guimossguimoss Beta
    editado September 2022

    @ANACAP

    Eu buscaria o casamento religioso nas igrejas próximas ao cartório do casamento civil, na cúria, no Familysearch ou em um Chf perto de vc.

    Os registros reiigiosos tem mais dados, como a freguesia de nascimento dos nubentes.

    Ou então, por possíveis parentes (pessoas com o mesmo sobrenome e que sejam de Portugal), para achar a freguesia.

    Boa sorte na busca!

  • Muito obrigada, @guimoss !!!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.