Passos após o registo criado

Boa tarde pessoal,

O processo do meu pai (neto de português) foi finalizado e já dei entrada no meu, enviando o registo português dele. Porém, não sei qual é o processo para ele tirar o passaporte português dele, alguém consegue me ajudar com isso?

Obrigada!

Comentários

  • Se ele estiver aqui no Brasil, tem que agendar no consulado mais próximo que atenda ele.

  • E basta levar o registo? @leosan

  • @lucianacorrea04 Olá,

    voce não mencionou, mas se apenas o registo foi criado (assento de nascimento); primeiramente é necessário a atualização do estado civil do seu pai (transcrição do casamento) pois é indispensável para se tirar/renovar documentos de identificação como o Cartão de Cidadão e o Passaporte, além de ser imprescindível para efeitos de atribuição de nacionalidade.

    Para transcrever o casamento ele pode fazer via Consulado mais próximo , pode acessar o site onde vai encontrar todas as informações e relação de documentos, o serviço é feito enviando os documentos pelo correio ,

    Somente após a transcrição poderá solicitar o cartão Cidadão / Passaporte (sem cartão cidadão não há emissão de passaporte)

    como exemplo, segue link Consulado SP:

    https://saopaulo.consuladoportugal.mne.gov.pt/pt/assuntos-consulares/servicos-consulares#transcri%C3%A7%C3%A3o-de-casamento-e-ou-%C3%B3bito-exceto-div%C3%B3rcio

    1.       Requerimento  preenchido e assinado 

    2.      Certidão de Casamento de inteiro teor original, digitada, emitida há menos de 1 ano, devidamente apostilhada;

    3.      Cópia do pacto antenupcial (se existir) devidamente apostilhado;

    4.      Certidão de Nascimento digitada e original do(a) nubente que não possui a nacionalidade portuguesa, emitida há menos de 1 ano;

    5.      Envelope para devolução de documentos com os dados do requerente no destinatário;

    6.      Comprovante de pagamento.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.