Requerente residente no exterior

Olá pessoal,

Meu irmão mora nos Estados Unidos e não sabemos ao certo como seguir para solicitação de cidadania. Podem me ajudar? Qual é a melhor forma de seguir com a solicitação de cidadania portuguesa (filho de português)?

1- Existe algum modelo de procuração para que possamos fazer a solicitação em nome dele? Com essa procuração posso ir na etapa presencial retirar o cartão cidadão pra ele?

2- Enviarmos os documentos para Portugal em nome dele e ele agendar a etapa presencial nos EUA? O processo por lá é igual? Aonde ficam as embaixadas de Portugal nos EUA?

Obrigada!

Comentários

  • @LuGomes

    Meu irmão mora nos Estados Unidos e não sabemos ao certo como seguir para solicitação de cidadania. Podem me ajudar? Qual é a melhor forma de seguir com a solicitação de cidadania portuguesa (filho de português)?

    Enviando de lá, do endereço dele, direto para Portugal. Tem post fixo no:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/17610/guias-e-informacoes-uteis-comece-aqui#latest

    1- Existe algum modelo de procuração para que possamos fazer a solicitação em nome dele? Com essa procuração posso ir na etapa presencial retirar o cartão cidadão pra ele?

    Ele pode enviar direto dos EUA, que é onde o requerente mora. A procuração só é indicada em último caso. O CC e passaporte contém dados biométricos = só ele pode fazê-lo.

    2- Enviarmos os documentos para Portugal em nome dele e ele agendar a etapa presencial nos EUA? O processo por lá é igual? Aonde ficam as embaixadas de Portugal nos EUA?

    Não há necessidade de procuração. Ele faz direto e depois de deferido o processo, é agendar CC e passaporte no consulado de Portugal da localidade próxima ao endereço dele. Pesquise no Google os consulados próximos ao endereço dele.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.