Exigência - Divergência entre nomes em diferentes documentos

Boa tarde,

Recebi hoje a carta referente ao processo de cidadania de minha avó.

Foi solicitada uma retificação referente ao nome dos pais (meus bisavós), pois eles divergem em relação ao assento de casamento e a certidão de nascimento da minha avó.

Assento casamento - "João Gomes de Silva Sobrinho e Maria Oliveira Silva"

Certidão Nascimento - "João Gomes de Silva e Maria Oliveira Gomes de Silva"

(Nomes modificados, porém possuem essa mesma estrutura"


Alguém saberia me indicar como proceder nesse caso?

Obrigado!

Comentários

  • Buscando mais informações, me parece que a certidão de nascimento da minha avó deveria ser corrigida, pois as certidões de nascimento dos outros irmãos dela contém o mesmo nome presente no assento de casamento.

    Dúvidas:

    1 - Como faço para corrigir o nome dos pais dela na certidão de nascimento?

    2 - Seria necessário emitir outro RG baseado na certidão atualizada?


    Obrigado!

  • @luis_andrada

    tem que retificar, pois não se trata de diferenças simples...

    Normalmente retifica-se as certidões subsequentes à certidão de nascimento.

    A prova costuma ser a certidão de nascimento.

    Para retificar esta específica e mencionada, vc tem que ter a certidão de nascimento e casamento dos pais dela.

    E sim, se necessário... tirar outro documento de ID (tem passaporte onde consta os dados corretos?)

    (eu mesma tirei todos os meus documentos pessoais, e retifiquei minha vida inteira por conta de retificações)

  • @mabego

    Obrigado pelo esclarecimento.

    Será necessário retificar a certidao de nascimento, certidao de casamento e RG, pois todos estes documentos foram baseados na certidão de nascimento dela, que possui os nomes incorretos. Até o formulário 1C foi preenchido com os dados presentes na certidao de nascimento. Será que preciso mandar outro também?


    Em relação ao meu prazo, saberias dizer quanto tempo eu tenho para enviar toda essa documentação atualizada? É possível estender o prazo?

  • @luis_andrada

    só cumpra o que foi pedido na carta da conservatória.

    Não é necessário outro formulário.

    As conservatórias dão um prazo de 30 dias úteis. Que pode ser estendido até 6 meses, pois algumas exigências são mais demoradas e Portugal entende isso. Depois de 6 meses, se o requerente não cumpriu a exigência, sem se manifestar de alguma forma, o processo é arquivado... atenção nisso.

  • @mabego

    A carta menciona divergência entre (1) assento de nascimento e casamento do progenitor português com (2) assento de nascimento brasileiro e documento de identificação. Então devo enviar apenas a certidão de nascimento e RG corrigidos, certo?

    Em relação ao prazo estendido, é necessário entrar em contato de alguma forma para utilizá-lo? A carta é datada de 25 de agosto, porém chegou apenas hoje em minha residência. A partir de qual dia devo considerar o inicio do prazo?


    Novamente, obrigado pelos esclarecimentos!

  • Além disso, após a correção, qual tipo de certidão de nascimento deve ser enviada, seria copia do livro de novo? Como é feita essa retificação pelo cartório?


    Obrigado!

  • @luis_andrada

    Após retificar envie cópia reprográfica apostilada. (sempre reprográfica para as certidões brasileiras. Sé certidões de apoio são de inteiro teor digitadas).

    Leve as certidões anteriores (que constam o nomes certos dos bisavós) que vão "mostrar" o que tem que ser retificado nas posteriores.

    Elas devem estar apostiladas. O oficial do cartório vai fazer uma averbação constando a retificação nas certidões corrigidas.

    Se a retificação demorar mais que os 30 dias úteis concedidos pela conservatória, vc deve se manifestar mencionando que vc está providenciando as retificações. Ligue ou envie email... informando a exigência e número do processo.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.