Tem 11 meses e não andou

Em outubro/2022 fazem 12 meses que protocolei em Portugal toda documentação para requerimento de cidadania portuguesa para neto.


Ainda não saiu da fase 1. Alguém por favor sabe me dizer se é normal?

«1

Comentários

  • @bassili ,


    Sim, é normal. Ainda estao avaliando os processos que chegaram lá em 2020...

    Estamos mais ou menos proxinos. O meu processo é de novembro de 2021.

    Com alguma sorte sai alguma coisa até o fim do ano que vem...

  • Obrigado Eduardo. Essa informação que estão avaliando os que chegaram em 2020 é quente ? Abraços

  • O meu hoje fez 22 meses e ainda na bolinha 1 :(

  • @bassili ,


    Dá uma olhada na planilha de netos, disponivel aqui no fórum. Mas é isso, tem alguns casos de pessoas qie deram entrada no pedido em 2020, não informaram ter solicitado urgência e cujos processos terminaram apenas agora esse ano.

    Ou seja, está levando cerca de 1000 dias... :-(

    Se o Instituto de Registos não fizer nada, a tendência é aumentar, eu acho.

  • Eu recebi a chave de acesso pra acompanhar meu processo em julho de 2021, estamos em dezembro de 2022 e continuo na "bolinha" 1, rs.

  • @agfilho pois é, e ainda existem processos de 2020 que também não saíram da bolinha 1 verde.

  • @RaphaelaAnunciação oi Raphael, alguma noticia do seu processo? Já andou? O meu continua no memso. Vou pedir urgencia

  • @eduardo_augusto boa tarde. Seu processo andou?

  • @bassili


    Como eu disse, tem levado cerca de 1000 dias até a emissão do registro. O meu comecou em novembro do ano passado, não deve acontecer nada antes do fim de 2023. o jeito é esperar.

  • @eduardo_augusto boa noite! Vi vários processos de Neto na planilha com menos de 400 dias. A maioria deles de idade avançada (mais de 80)

  • @bassili

    Sim, existe uma prioridade automática para netos bem idosos (acima de 76 anos, se não me engano).

    Um dos processos de nossa família se encaixava nisso; levou um ano e pouco (conclusão em meados de 2022).

    Uns poucos outros mais rápidos podem ser por pedido aprovado de urgência (com comprovação de motivos; poucos são considerados válidos)

    Os de netos com menos de 76 anos estão mesma nessa faixa de quase 3 anos até a emissão do assento.

  • @bassili O processo de meu pai (78 anos) foi protocolado em Dez/21 e ate agora, está na da bola 1. Aguardo ansiosa por uma mudança de status.

  • @CarlosASP do meu pai (neto), ele tem 88 anos já está com 14 meses e ainda não sai do STATUS 1. Falei com a advogada em Portugal para protocolar um pedido de urgência. Você sabe se tem algum recurso online para solicitar urgência?


    Abs

  • @bassili

    O nosso fico quase exatamente um ano na fase 1; depois que saiu se moveu relativamente rápido. Isso foi em meados de 2022; a impressão que tenho é que todos os processos estão andando mais devagar, mesmo os prioritários; consequência do aumento de processos de netos que começaram a entrar depois das regras mais flexíveis. Levou um tempo para esses netos juntarem os documentos e o efeito não foi imediato, mas foi aparecendo com o tempo.

    Pedido de urgência só é aceito com razões muito específicas; a idade por si não é urgência (já tem a prioridade). Os comentários são que os conservadores estão cada vez mais rigorosos para deferir urgência.

  • @CarlosASP boa tarde, Você sabe se tem algum site da conservatoria de registos centrais onde podemos solicitar urgencia no processo?

  • @bassili


    Não há um "site da conservatória parar solicitar urgência". A solicitação de urgência é um requerimento formal, redigido pelo interessado ou por seu representante legal, acompanhado de evidências.

    O que se vê aqui no fórum é que os motivos geralmente aceitos para solicitação de urgência são: oferta comprovada de emprego em Portugal, matrícula efetuada em curso de nível superior (não basta passar no vestibular, é preciso já estar matriculado), ou então doença em que se possa comprovar que o interessado terá à disposição melhores recursos de tratamento. Pelo menos é o que se vê no fórum.

    Obviamente, o interessado pode simplesmente escrever uma requisição dizendo ser muito idoso e torcer para que isso passe, mas eu diria que beira o impossível. Vai precisar de uma redação do nível de um Eça de Queirós.

    Você já tentou ligar na Linha Registos? Talvez consiga alguma informação adicional. O site por onde nós controlamos o andamento dos processos nem sempre está atualizado. Pode estar aparecendo "bolinha 1" mas na verdade já estar na "bolinha 4" ou "bolinha 5"... isso acontece. Mas para saber, só ligando na Linha Registos.

    Por outro lado, sem querer dar lição em ninguém: você está pagando um advogado? Cobre ações, informações.

  • Bom dia! @eduardo_augusto Vc pode nos informar o numero ou email da Linha Registos? Obrigada

  • @eduardo_augusto muto obrigado pela resposta. Estoupagando sim advogado e recebi uma resposta deles hoje após indagá-los sobre solcitação de urgêci. Eles disseram que foi feito via online (sei lá por onde e agora será enviado via CTT, acredito que para o CRC). Acabei de responder ao email que me passaram para saber detalhes de como pediram essa urgência.

    Você pode passar o contato da Linha de Registos?

    Desde já agradeço!

  • @bassili , @fcarneiro


    Acho que o jeito mais prático é ligar na linha de registos:

    +351 211 950 500.

    Ligar às 5h da manhã que atendem mais rápido

    Ligando pelo Skype R$20 dá e sobra.

    (Só passam informações para o próprio requerente)

  • @eduardo_augusto obrigado. No caso teria que ser meu Pai requerente ou o procurador advogado, certo?

  • @bassili


    Na verdade estou apenas te repassando informacoes que estao disponiveis aqui no forum.

    Pessoalmente eu nunca liguei, nao sei o quao restritos eles sao, ou como conferem quem está ligando.


    De qualquer modo, boa sorte, espero que dê tudo certo no seu processo e não deixe de nos manter informados das novidades... Aqui todo mundo compartilha e aprende com os demais!


    Por falar nisso, há uma planilha de acompanhamento, se você ainda nao participa, considere...

    📄 Planilha de acompanhamento — Fórum Cidadania Portuguesa

  • @eduardo_augusto pra conhecimento e compartilhamento com todos na comunidade, responderam o meu pedido de urgência em 2 dias e não aceitaram o mesmo, alegando apenas em casos de...


    "A título de informação refere-se não constituírem fundamento de urgência as situações de idade e doença, por si sós, mas apenas

    se o/a interessado/a se encontrar em risco iminente de não beneficiar de tratamento médico urgente, com risco de vida, em país

    da União Europeia, sendo indispensável para o efeito ter nacionalidade portuguesa.""


    O que chama atenção é que disseram que estão analisando os pedidos que deram entrada durante o mês de dezembro de 2020, mas olhando a planilha da comunidade tem várias pessoas que deram entrada após essa data e já tiveram o processo terminado! Será que vale a pena seguir com a reclamação no IGSJ?


    Abraços

  • @bassili

    Os processos "normais" que estão sendo analisados agora são sim os que entraram em dez/2020. Isso é a fonte da resposta que recebeu. Essas respostas são sempre curtas e não vão ficar entrando em maiores detalhes das diferentes nuances. Cada email respondido é um tempo que não foi dedicado ao que interessa - tramitar os processos. Imagina o efeito cumulativo quando se recebe mais de 200 mil novos processos por ano.

    Se olhar com calma na planilha os que entraram depois disso e já foram aprovados, eles caem em duas categorias: primeiro os que tiveram urgência aprovada (como dito anteriormente, e agora você teve confirmação, urgência só concedida em casos muito específicos).

    O outro tipo, do qual um dos nossos fez parte, é o dos com prioridade por idade. Vou acrescentar um histórico que notei. Os netos idosos que entraram até o começo de junho de 2021 (como o nosso) parecem ter sido os últimos antes de os prazos aumentarem ainda mais.

    Notamos isso pelo prazo de emissão de senha; no nosso caso pegamos ainda o período em que a senha estava sendo mandada em até uns 2 meses. Logo depois, o prazo para enviar senha deu uma aumentada significativa para 4 meses ou mais (agora parece estar por volta de 3 meses e meio). Isso indica o aumento do volume de entrada de processos de netos, pelas razões já discutidas, que começou a se notar de maneira mais forte no meio de 2021.

    Se não estou enganado, seu processo já entrou nesse período mais lento. Dessa forma, é totalmente normal que vá levar mais tempo que os processos do período anterior, quando haviam menos. Acho que será uma perda de tempo falar com IGSJ. Vai receber a resposta padrão e não há indícios que seu processo esteja anormalmente atrasado.

    Os processos de idosos (com prioridade automática) que foram terminados parecem ser os que entraram até junho de 2021 (depois disso, como dito acima, as coisas ficaram mais lentas). A planilha ajuda, mas não é uma fonte perfeita de informação; tem gente que não atualiza, entra dados incorretos, etc. Só quando se vê um bom número de dados apontando numa mesma direção que ela faz sentido; um ou outro processo "fora do padrão" na planilha pode ser por muitas causas (inclusive erro de quem informou).

    Sei que não era isso que queria ouvir, mas é questão de uns meses a mais. Aparente e felizmente, uma vez que os processos saem da pilha "parada", eles continuam a correr na mesma velocidade. O problema é que essa pilha aumentou demais desde meados de 2021.

    Até os processos de filhos na ACP Porto, que consistentemente eram terminados em uns 6 meses, agora estão demorando uns meses a mais (a causa principal ali é diferente; houve um tsunami de processos de judeus sefarditas chegando no meio de 2022 - antes da entrada em vigor das regras endurecerem muito os requisitos para esse grupo). Temos processos de filhos da família lá, entraram junto com esse tsunami do meio do ano. Continuam na bola 1 - enquanto, se fosse na época pré-tsunami, eles já deveriam estar perto da aprovação final e só aguardando a criação do assento.

  • @CarlosASP @bassili É essa a situação, só nos resta aguardar! Como já disse, o processo do meu pai foi entregue em dezembro/21, senha recebida em marco/22 e ate agora não mudou de status. Conversando com meu advogado, fui informada de que a fila de prioridades esta imensa e que os prazos estão muito mais longos.! Sobre os processos que correm sem prioridade, já estão analisando fevereiro/21. Desejo boa sorte!

  • @CarlosASP e @fcarneiro obrigado pelo compartilhamento de suas visõees e experiências . Acredito que o melhor seja esperar mesmo até o final do ano e ver o que acontece. Qualquer novidade volto aqui. BOA SORTE!

  • @bassili o meu processo passou pra bolinha 4 marrom dia 12/01/23 que é o ultimo passo para aprovar ou informar que há exigência. Como o meu processo foi entregue em 21/12/20, de fato a informação que estão analisando os processos de dezembro de 2020 é verdadeira. Mas acho que os processos e até alguns de fevereiro de 2021, já estão passando agora pra bolinha 2 verde. Como o seu processo é de Outubro de 2021, ele deve começar a andar por volta de Agosto desse ano, se o ritmo continuar assim. Boa sorte.

  • Meu processo de outubro de 2019, foi finalmente finalizado em 03/01/2023. Bolinha 7 verde.

    No texto abaixo das bolinhas diz que meu Registo foi criado e que uma notificação foi enviada para a minha "morada" naquela data.

    Até hoje, dia 16/01, ainda não recebi nenhuma correspondência. Alguem saberia me informar se isso realmente demora? E quais os próximos passos que terei que fazer para, finalmente, ter o tão desejado passaporte português?

  • @rubensdemattos

    Sim, demora porque vem pelo correio normal. O tempo varia por época, onde vc mora etc. Pode ser 2-4 semanas.

    Se tiver muita pressa, pode pagar 10 euros para obter uma cópia pelo civilonline. Vem por email em 1-2 dias úteis.

    Antes do passaporte tem que fazer o Cartão Cidadão; isso é presencial pois tem foto e biometria. Já pode começar a novela de tentar agendar no consulado com jurisdição sobre onde mora; dê uma olhada no tópico dos consulados:

    https://saopaulo.consuladoportugal.mne.gov.pt/pt/o-consulado/jurisdicao

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/categories/consulados

  • @CarlosASP

    Boa tarde.

    O meu Registo Civil ainda não chegou. A informação é que foi postada em 03/01/2023.

    Também mandei e-mail para o consulado de São Paulo, para agendamento. Nenhuma resposta até agora.

    Você pode me, por favor, informar como pedir esse registo pela internet?

    Grato

  • @rubensdemattos

    se o registro já foi criado e vc não quer esperar receber pelo correio, basta pedir pelo civilonline e pagar 10 euros.

    https://www.civilonline.mj.pt/CivilOnline/secure/cert/CertidaoController?action=semCDO

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.